6 dicas para ajudar os pequenos a lidar com o medo do escuro

mar 12, 2024 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Comportamento, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Sua criança sempre dormiu no escuro, mas, de repente, passa a querer uma luz acesa ou a pedir companhia para dormir? Esta situação é comum quando os pequenos começam a sentir medo do escuro, passando a fantasiar sobre ele. O medo do escuro tem a ver com o medo do desconhecido, do que não se vê, do que aparenta ameaça. Na medida em que as crianças começam a fantasiar, o vazio é preenchido com o que a imaginação permitir, normalmente sem que a criança tenha algum controle. Isso se aplica à hora de dormir e também a outros medos, como, por exemplo, o medo de que na ausência dos pais, algo ruim aconteça a eles; ou medo de fazer amizades, por pressupor acontecimentos negativos.

Fantasiar que existe algo ameaçador não é, necessariamente, ruim, pois faz parte do desenvolvimento e, em muitos casos, ajuda a proteger de possíveis riscos reais. A fantasia e a imaginação também não são vilãs, pelo contrário, podem ajudar inclusive na superação do medo do escuro quando estimuladas de forma positiva. Um bom exemplo de como isso pode acontecer é estimular a imaginação da criança com coisas alegres e bem-humoradas antes de dormir, de modo que ela povoe seus sonhos ou sua imaginação com coisas que não lhe causem medo.

6 dicas para ajudar os pequenos a lidar com o medo do escuro

O medo do escuro pode gerar muita ansiedade, prejudicando a rotina e as relações familiares. Para ajudar as crianças que começam a ter medo do escuro, seguem 6 dicas que preparamos:

1. Ser bom ouvinte: Não ridicularizar o medo dos pequenos é importante para que eles sintam confiança em lhes contar sobre suas angústias e medos, e, assim, começar a enfrentá-los.

2. Não ser indiferente ao seu sofrimento: O medo de algo real é sentido com a mesma intensidade do que o medo de algo irreal.  Dê atenção aos sentimentos de seu pequeno, mostre que, embora você não os entenda, você os respeita e está lá para ajudar como puder.

3. Adultos também sentem medo. É reconfortante saber que não estamos sozinhos. Conte ao seu pequeno suas experiências de quando era criança. Conte sobre seus medos e sobre os meios que encontrou para superá-los. 

4. Realize mudanças no ambiente. Garanta que seu pequeno sente-se confortável em sua própria cama e que a iluminação está adequada. Vocês podem combinar de deixar um abajur ao alcance, uma luz fraca acesa ou uma porta entreaberta, para que ele sinta-se mais seguro. Estrelinhas no teto, uma música, incentivar o pequeno a verificar por si mesmo o ambiente antes de dormir e o que mais vocês combinarem que possa ser tranquilizador para ele.

5. Procurar ajuda de um profissional: Caso o medo tenha se tornado algo que venha a incomodar muito seu pequeno e a prejudicar seu desenvolvimento, vale a pena procurar um profissional. Afinal, o medo pode ser um sintoma de uma angústia velada e intensa.

6. Ler uma história antes de dormir, além de estabelecer um ritual que favorece o sono, pode promover imagens mentais agradáveis para afastar o medo e, de quebra, fortalecer o laço afetivo entre vocês.

Dica Leiturinha:

Falando em histórias para dormir… A Equipe de Curadoria da Leiturinha selecionou alguns títulos especiais que abordam este tema para ler com as crianças, vamos ver?

➡️ Não Tenho (Muito) Medo do Escuro

Quando o sol se põe, o Escuro se aproxima, e ele pode ser assustador, mas também outras coisas, dependendo de como o vemos. Este lindo livro ilustrado conta a história de um menino com medo do escuro e está repleto de textos amigáveis, e centenas de recortes para espiar, além de um lindo céu estrelado.

👉 Clique aqui para comprar “Não Tenho (Muito) Medo do Escuro” na Loja Leiturinha!

➡️ Quando Sinto Medo

Quando sente medo, você pode ter vontade de correr e se esconder em um lugar seguro… O que fazer quando as crianças sentem medo? No final deste livro, em nota para os pais, escrita por uma psicóloga infantil, você encontrará algumas orientações importantes.

👉 Clique aqui para comprar “Quando Sinto Medo” na Loja Leiturinha!

➡️ E se eu sentir… Medo

Ao longo do dia, das semanas, dos meses e dos anos, sentimos um turbilhão de emoções e sentimentos: MEDO, FELICIDADE,RAIVA, TRISTEZA… Alguns nos enchem de alegria. Outros, por outro lado, causam aflições e frustrações. O MEDO é um sentimento natural, que funciona como uma proteção. Porém, como alguns medos são reais e outros não, é preciso entendê-los e enfrentar cada um deles com coragem e determinação.

👉 Clique aqui para comprar “E se eu sentir… Medo” na Loja Leiturinha!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais