Vídeos educativos para pais se inspirarem na educação dos filhos

abr 27, 2020 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Educação é uma palavra que está sendo dita a todo tempo, ao redor do mundo inteiro. Mais que uma palavra, ela é a base para construirmos um mundo melhor. Como pais, sempre nos preocupamos, a todo momento, com a criação de nossos pequenos. Será que estamos fornecendo uma boa educação? Como faço para que meu filho cresça e seja educado? Como posso ser um bom pai? Às vezes, precisamos recorrer aos especialistas e educadores para aprender mais sobre o tema. Por isso, selecionamos alguns vídeos educativos para pais de uma conferência bem famosa: o TED Talks. 

O que é o TED Talks?

É uma conferência organizada por uma organização sem fins lucrativos, a Sapling Foundation. O nome vem de Tecnologia, Entretenimento e Design (TED) e foi fundado em 1984. Seu primeiro evento ocorreu em Monterey, na Califórnia, mas hoje já está em todos os cantos do mundo. Suas edições são conhecidas por receber personalidades de diversas áreas, como cientistas, filósofos e famosos, e dessa forma, atraíram muitas pessoas. 

A grande diferença entre o TED Talks e outros tipos de palestras é o conceito que está por trás: facilitar o acesso de pessoas a conteúdos de qualidade. Por isso, as “palestras” se dão em forma de conversas curtas e poderosas. 

Preparados? Então vamos lá!

Separamos aqui alguns vídeos educativos para pais poderosos e que vão fazer você refletir e se inspirar!

1. Uma lição de vida na doença de nosso bebê

Essa é uma história superemocionante e que vale muito a pena assistir. Roberto D’Angelo e Francesca Fedeli tiveram um bebê e achavam que ele era saudável, porém, aos 10 dias de idade, ele teve um derrame. Mario, o bebê, ficou sem conseguir mexer o lado esquerdo de seu corpo. Com isso, ambos os pais refletiram sobre diversas questões da vida. Eles mostram neste relato emocionante, tudo que aprenderam com Mario e como é possível dar a volta por cima. 

2. O que os adultos podem aprender com as crianças

O prodígio infantil Adora Svitak traz um pouco de seu otimismo e sua “pequena” experiência de vida, para falar que nós, adultos, devemos escutar mais as crianças. Sim, podemos aprender com elas. O mundo precisa de um pensamento “infantil”, com ideias ousadas, criativas e muito otimismo. Um discurso inspirador que nos faz refletir sobre os grandes sonhos e como nós devemos ter disposição de aprender com as crianças o tanto quanto queremos ensinar.

3. Como criar filhos de sucesso 

Neste depoimento baseado em experiências pessoais, Julie Lythcott-Haims fala sobre a maneira certa de fazer com que nossos filhos tenham sucesso. Ela, ex-diretora de calouros de Stanford (uma das melhores universidades do mundo), defende que os pais parem de definir o sucesso dos filhos através das notas. Em vez disso, eles devem se concentrar em fornecer apenas amor incondicional. Pois, carregar as crianças com grandes expectativas e administrar suas vidas a todo momento atrapalha no seu desenvolvimento. 

4. O gênio linguístico dos bebês

Você sabe como os bebês aprendem novos idiomas? Nesta palestra, Patricia Kuhl, compartilha descobertas surpreendentes sobre como os bebês aprendem outras línguas. Sabia que eles escutam os humanos ao seu redor e fazem “estatísticas” sobre os sons que estão ouvindo? Pois é, os bebês de seis meses de idade usam um raciocínio sofisticado para entender o mundo à sua volta. 

5. Quando as crianças começam a se importar com a opinião de outras pessoas?

A psicóloga Sara Valencia Botto traz, a partir de resultados de sua própria pesquisa, a resposta para essa pergunta. Ela investiga quando e como nossas crianças começam a mudar os comportamentos na presença de outras pessoas. Com isso, faz com que a gente reflita sobre os valores que queremos transmitir aos nossos pequenos em interações simples do dia a dia. 

Conta para a gente, você também achou essas histórias inspiradoras?

Leia mais:

Michelle Rachid

Apaixonada por comunicação, acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio da leitura e das brincadeiras. Leitora voraz, ama viajar e é fã de carteirinha de animações.

    Acompanhe nossas redes sociais