Sobre o Código de Ética

O modelo PlayKids de fazer a coisa certa!

Agimos com integridade e responsabilidade em todas as situações do nosso dia a dia, construindo relações íntegras com todas as pessoas, seja no âmbito interno ou externo.

Para isto, preparamos este Código de Ética e Conduta com as orientações necessárias para guiar as nossas interações internas e externas com as pessoas acionistas, prestadoras de serviços, consultoras, fornecedoras e todas que façam parte de nossas relações comerciais, para que todas as pessoas saibam a forma certa de agir enquanto ensinamos com diversão para fazer um mundo melhor.

Valores PlayKids

Vamos começar pelos nossos valores?! Eles são as diretrizes de como devemos agir, desde o primeiro contato e em qualquer situação. Nosso código de ética foi construído baseado neles:

Gente: pessoas são nosso bem mais valioso. Buscamos e valorizamos pessoas que compartilham os nossos valores e objetivos.

Foco no Cliente: trabalhamos incansavelmente para entregar as melhores experiências, sempre pautados em carinho, cuidado e compromisso.

Senso de Dono(a): agimos como donos(as)! Portanto, somos responsáveis e obstinados pelos resultados do negócio, ao mesmo tempo em que zelamos pelos nossos recursos e ambiente de trabalho.

Desempenho: somos um time de alta performance, responsáveis por garantir a qualidade dos nossos times e a excelência das entregas.

Coragem: acreditamos em iniciativa e autonomia. Não temos medo de tomar decisões difíceis, de falar o que pensamos e de assumir riscos com responsabilidade.

Criatividade: somos pessoas curiosas. Buscamos formas diferentes de fazer as coisas. Desafiar o status quo é parte do nosso dia a dia.

Simplicidade: buscamos a solução mais simples possível até para o problema mais complexo.

Ambiente de Trabalho

WE’RE OPEN SPACE! Acreditamos que para estimular a criatividade, precisamos de um espaço que facilite a livre circulação de ideias, pessoas e, por isso, construímos ambientes informais para serem explorados. Dentro desse nosso universo, incentivamos o trabalho em equipe onde as pessoas são tratadas com dignidade, respeito e integridade.

Por isso, vale a pena ficar de olho no que é esperado das nossas relações:

  • Evitamos relacionamentos ou interesses que possam influenciar ou prejudicar sua capacidade de agir;
  • Tratamos as pessoas com dignidade, integridade e respeito;
  • Tomamos decisões claras e de acordo com as estratégias do negócio;
  • Cumprimos com as leis, regulamentações e diretrizes estabelecidas neste Código de Ética e nas políticas internas.
  • Participamos dos treinamentos do Código de Ética e de outras políticas necessárias;
  • Comunicamos quando suspeitarmos de alguma violação do Código de Ética ou das políticas internas;
  • Mantemos sigilo das nossas informações;
  • Respeitamos a confidencialidade e a privacidade de informações pessoais de nosso time interno, dos nossos clientes, empresas prestadoras de serviços, fornecedoras e todas que façam parte de nossas relações comerciais.

A palavra de ordem é BOM SENSO!

Nosso ambiente foi criado pensando na maior interação entre todas as pessoas e celebrar nossos resultados faz parte da nossa cultura! Adoramos nos reunir para comemorar nossas conquistas, participar de um Happy Hour ou uma festa. Entretanto, estamos aqui para prezar pela segurança de todas as pessoas.

É importante que o consumo de álcool seja feito com bom senso e responsabilidade, nunca beba de maneira que prejudique o seu desempenho ou que leve a um comportamento inadequado, colocando em risco a segurança das pessoas. E vale lembrar: se beber, não dirija!

Drogas ilícitas em nossos escritórios ou em eventos são estritamente proibidas.

LEMBREM-SE SEMPRE: O nosso sonho grande é impactar a vida de 1 bilhão de pessoas, por isso, precisamos pensar nas diversidades que existem em todas as pessoas e em nós! Não aceitamos comportamentos como vitimização, qualquer tipo de assédio sexual, preconceito, discriminação, racismo e outros atos que atinjam o respeito das pessoas no nosso ambiente,seja ele físico ou virtual.

Integridade Financeira

Nossos ativos

Somos responsáveis pelo uso adequado e seguro dos nossos recursos. Isso inclui e-mail, acesso à rede de trabalho, computadores, celulares, sistemas, dentre outros.

Faz parte do nosso valor senso de dono(a) entender que:

  • Senhas são pessoais e intransferíveis;
  • Temos que bloquear o computador quando distanciamos dele;
  • Mantemos o bom estado físico dos nossos equipamentos;
  • Não deixamos os dispositivos desacompanhados e temos cuidado ao acessar redes públicas e abertas.

Propriedade Intelectual e Confidencialidade

Valorizamos a transparência e o compartilhamento informação no nosso ambiente.

O Grupo produz importantes propriedades intelectuais, como patentes, softwares e marcas. Além disso, temos diversas informações confidenciais, como estratégia, planejamento e dados financeiros.

É muito importante que esses conteúdos fiquem protegidos contra o uso não autorizado! Qualquer informação sensível precisa ser previamente alinhada e autorizada, evitando o seu uso inapropriado.

É fundamental que esses dados sejam mantidos em sigilo, mesmo após encerramento do contrato do trabalho ou da relação comercial.

Integridade dos Negócios

Relações com Concorrentes e Parceiros
Lidamos de forma justa com todas as pessoas: clientes, fornecedoras, parceiras e concorrentes. Não obtemos vantagens competitivas por meio de simulação, manipulação ou abuso de informações privilegiadas. Nunca!

Atentem-se, pois:

  • Selecionamos pessoas fornecedoras com qualidade de seus produtos e serviços;
  • Não estabelecemos relacionamento com pessoas fornecedoras que tenham práticas suspeitas;
  • Informações de pessoas terceiras são tratadas como confidenciais;
  • Competimos de forma legal, leal e honesta no mercado;
  • Não autorizamos ou oferecemos pagamentos indevidos ou de facilitação.

Relações com Entidades do Governo
Lidamos de forma honesta e dentro da lei em qualquer interação com o governo. Sendo assim, é contra o nosso jeito de ser, oferecer qualquer vantagem (como pagamentos, brindes ou acordos especiais) a agentes do governo para agilizar processos. Afinal, a coisa mais fácil não é sempre a coisa mais correta.

Conflitos de Interesse
Sempre evitamos situações que aparentam conflito de interesses, sejam no âmbito pessoal e/ou aos valores da PlayKids.

Um conflito de interesse acontece quando nossos objetivos pessoais interferem na tomada de decisão. É importante que seu julgamento e lealdade aos nossos interesses não sejam afetados!

Contamos mais uma vez com você e lembre-se que caso você identifique alguma situação que possa lhe parecer um conflito de interesse, Compliance poderá lhe orientar e direcionar.

Brindes, Presentes, Refeições e Entretenimento

Sabemos que é uma delícia receber brindes e presentes, entretanto, a PlayKids não permite que seja oferecido ou recebido qualquer tipo de cortesia que possa influenciar nas tomadas de decisões estratégicas de forma antiética ou inapropriada.

Apenas podemos aceitá-los quando:

  • Não inclui pagamentos em dinheiro;
  • Não há intenção de influenciar qualquer tipo de tomada de decisão;
  • Não coincida em conflitos de interesses;
  • Não envolva agentes ou entidades públicas;
  • Estão dentro de leis e regulamentos;
  • Não seja nada de valor exorbitante.

Mas afinal… o que consideramos:

Brindes são objetos institucionais, oferecidos ou recebidos apenas com o intuito de divulgação e propaganda de uma marca, de uso cotidiano, contendo logotipo e cujo valor comercial não ultrapasse U$35,00 (trinta e cinco dólares). Exemplos: agendas, canetas, mochilas, chaveiros e calendários.

Presentes são itens de uso pessoal que não se enquadram nas definições de brinde, como por exemplo: vinhos, relógios, charutos, eletrônicos, chocolates ou qualquer outro item com finalidade de agrado pessoal e não comercial.

Entretenimentos Os presentes também podem vir em forma de entretenimento como festas, shows, passeios, viagens, entre outros. Esses tipos de eventos geralmente não têm ligação com nossas atividades e podem criar uma imagem inadequada de nossos negócios, já que buscam mais satisfazer nossos interesses pessoais do que profissionais.

Sendo assim, precisam passar pela pré-aprovação de Compliance.

Refeições

Nada de deixar o estômago falar mais alto! Refeições podem ser recebidas ou oferecidas para pessoas terceiras desde que:

  • O valor total da refeição não ultrapasse U$50,00 por pessoa;
  • Não inclua cônjuge ou outra pessoa convidada que não faça parte do negócio;
  • Pessoas participantes não sejam agentes públicos ou pessoas com poder de influência em decisões governamentais;
  • Caso a refeição seja oferecida para um grupo de até 5 pessoas.

Doações ou Patrocínios

Impactamos a vida das pessoas diariamente e de inúmeras formas. Podemos realizar ações que estimulem a interação da empresa com outros eventos, como doações ou patrocínios desde que:

  • Não influenciem ilegalmente um resultado comercial;
  • Seja feita de forma legítima e dentro das leis;
  • Não envolva doações políticas.

Antes de qualquer coisa, o processo deve ser alinhado e aprovado pelos times Jurídico e Compliance.

Lavagem de Dinheiro

Diariamente somos bombardeados por noticiários sobre lavagem de dinheiro. Sabemos que esta ação ilegal consiste em ocultar ou legitimar a origem de recursos obtidos ilegalmente. Sendo a ética um princípio, nós prezamos por conduzir nossos negócios com integridade e repudiamos qualquer tipo de comportamento que não esteja dentro das leis.

A palavra-chave aqui é ATENÇÃO!

Verificamos todos os tipos de negociações que realizamos com clientes, empresas prestadoras de serviços, fornecedoras e todas que façam parte de nossas relações comerciais para avaliar se são sustentáveis e se fazem uso de recursos legítimos.

Registro de Preocupações e/ou Denúncias

Se existe alguma preocupação, ou acreditamos que uma orientação, documento interno ou até mesmo um dos princípios deste Código de Ética e Conduta foi violado, ou está prestes a ser, é importante que você nos comunique imediatamente ao ter conhecimento da situação.

Você pode relatar a situação por meio do canal apropriado, disponibilizado ao final deste documento. O relato é recebido por uma empresa independente e encaminhado para a equipe responsável pelas apurações, a qual conduzirá a análise de maneira confidencial.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com aequipe de Compliance através do e-mail: compliance@playkids.com

Esse é o nosso jeito certo de agir!

Acreditamos que somente dessa maneira vamos atingir o nosso Sonho Grande. Seguindo esses passos, não tem como errar.

#FasterTogether