Os 15 melhores livros infantis de 2016

dez 27, 2016 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O que não faltou na Leiturinha este ano, foram títulos das mais diferentes vertentes da literatura, para pequenos de todas idades e gostos. Lançamentos exclusivos e grandes nomes da literatura nacional e internacional proporcionaram momentos de aprendizado e descontração na casa de milhares de pequenos em todo o Brasil. Ainda que não dê pra elencar centenas dos livros incríveis que a gente descobriu este ano, a Leiturinha elencou para esta lista os 15 livros que mais fizeram sucesso entre os pequenos leitores no kit. Confira!

Novo! Você também pode gostar dos 30 melhores livros infantis de 2018.

livro infantil da leiturinha que le gente1. O Livro que Lê Gente

Autor: Alexandre de Castro Gomes
Editora: Cortez

Esta obra conta a história de um livrinho que, depois de ser deixado em uma estante, fora do alcance dos leitores, conhece um outro livro, muito antigo, que o ensina a enxergar a diversidade e a riqueza da vida humana. Juntos, os dois vão conhecer histórias incríveis. Além de estar entre a nossa seleção dos melhores do ano, O livro que lê gente foi indicado pela Cátedra Unesco entre os 10 melhores livros de 2016.

 

livro infantil da leiturinha ele falante2. O Ele Falante

Autor: Bill Borges
Editora: Elementar

O elefante era o bicho mais falante da floresta; até que chegou a primavera, e ele parou de falar de vez. Não saía uma palavra sequer! Para saber o motivo que fez Ele perder a fala, vale a pena a leitura em família deste livro que também foi lançamento no Kit Leiturinha!

 

3. Eu Amo Você, Corujinha

Autor: Susie Brooks
Editora: Ciranda Cultural

Eu Amo Você, Corujinha é um livro encantador feito de pano, ideal para ser o primeiro livrinho do bebê. Acompanha um mordedor que auxilia na dentição e na diversão do pequeno. Com um texto simples, suave para leitura, este livro também possibilita a introdução das crianças desde cedo no mundo literário.

 

livro infantil da leiturinha elefante caiu4. O Elefante Caiu

Autor: Ivan Zigg
Editora: Abacatte

Um clássico relançado com exclusividade na Leiturinha não poderia ficar de fora da nossa lista. O Elefante Caiu convida o pequeno leitor a participar da divertida missão que será levantar o elefante! Será que é melhor puxar pela tromba ou pelo rabo?

 

livro infantil da leiturinha logo mingau5. Era Uma Vez o Lobo Mingau

Autor: Alessandra Roscoe
Editora: Saber e Ler

Mingau. Esse é o nome de um lobo nada convencional, protagonista deste Lançamento Exclusivo da Leiturinha. Totalmente fora do padrão e um tanto quanto sensível, Mingau leva para o divã temas como padrões sociais, características individuais e aceitação das diferenças.

 

livro infantil da leiturinha quando a gente tem saudade6. Quando a Gente Tem Saudade

Autor: Vana Campos
Editora: Cachecol

Quando a gente tem saudade, as horas passam bem devagar, o tempo parece mole e derrete como um sorvete ao sol. A saudade vive em uma casa muito especial assim como a do caracol. Quando a Gente Tem Saudade foi um dos lançamentos mais sensíveis da Leiturinha.

 

livro infantil da leiturinha bichologico7. Bichológico

Autor: Paula Taitelbaum
Editora: Piu

Era uma vez círculos, quadrados, triângulos, retângulos e outras formas geométricas que se juntaram para dar vida a diferentes bichos, de diferentes lugares do mundo.  E todas essas figuras inusitadas estão unidas no Lançamento Exclusivo Bichológico, um livro que estimula ainda mais a criatividade e a imaginação dos pequenos.

 

livro infantil da leiturinha zumbi8. Zum Zum Zumbiiiiiii

Autor: Sônia Rosa
Editora: Pallas Mini

No mês da Consciência Negra, a Leiturinha lançou exclusivamente o livro Zum Zum Zumbiiiiiiii, que traz a importante reflexão sobre a escravidão e a luta do povo africano na história do Brasil. Um livro que conta um pouco mais sobre o Zumbi dos Palmares, que é uma figura forte, muitas vezes até questionada, mas muito representativa do movimento de resistência negra no Brasil.

 

9. Diversão em Casa

Autor: Macmillan Children’s
Editora: Girassol

Vamos lá, abra as janelas e deixe o sol entrar! Também existe muita Diversão em Casa. Empurrando, puxando e deslizando as abas em cada página deste livro, os pequenos desenvolvem suas habilidades motoras; Diversão em Casa promete deixar ainda mais prazeroso e interativo o momento da leitura.

 

livro infantil da leiturinha caraminholas10. Caraminholas

Autor: Bel Assunção Azevedo
Editora: Autêntica

“Quanta coisa em minha cachola, ora, eu acho que ela está é cheia de Caraminholas! Mas, afinal, o que é caraminhola? Preciso descobrir, pois essa tal palavra me deu muito o que pensar…” Um livro recomendado para crianças e adultos curiosos!

 

11. O Pinguim de Mochila

Autor: Eliana Sá
Editora:

Não poderia faltar nesta lista um livro disponibilizado na Leiturinha Digital! Pinguim de mochila está traduzido em 3 línguas na nossa plataforma (inglês, espanhol e português). Durante uma visita ao zoológico, uma menina acaba ajudando um pinguim a sair de uma fria…Quer saber o resto? Acesse a Leiturinha Digital!

 

livro infantil da leiturinha a fada do dente12. A Fada do Dente Banguela

Autor: Lulu Lima
Editora: Mil Caramiolas

A fada do dente:
– Ai, meu Deus… Mamãeeee, meu dente caiu!
A mamãe:
– Então coloque embaixo do travesseiro que a fada do dente vem pegar.
– Mas mamãe, a fada do dente sou eu!!! Agora serei a fada do dente banguela…

Ninguém está livre da experiência de ficar banguela. Os pequeninos já passaram ou ainda vão passar por isso. Então… não há tema mais democrático! Uma história cheia de humor e encantamento com a qual as crianças vão se identificar. A Fada do Dente Banguela foi Lançamento Exclusivo na Leiturinha.

 

13. O Macaco Tocador de Violão

Autor: Marco Hailer
Editora: Carochinha

Como esquecer o macaco mais famoso do nosso clube?! O macaco tocador de violão abriu com chave de ouro o ano de Lançamentos Exclusivos da Leiturinha. Com um texto sensível e interativo, essa história será de grande valia para a abordagem de temas importantes como perda, bondade e generosidade.

 

livro infantil da leiturinha minha mae raio x14. Minha Mãe Tem Visão Raio-X

Autor: Angela McAllister e Alex T. Smith
Editora: DCL

Por que será que mães são melhores que o resto do mundo na arte de saber o que seus filhos estão aprontando? O livro Minha Mãe Tem Visão de Raio-X conta a história de Nino, que acredita ter uma mãe super-heroína. Nela, Nino vai fazer de tudo para descobrir se sua mãe é ou não igual a mãe dos seus amigos.

 

15. O Artista que Pintou um Cavalo Azul

Autor: Eric Carle
Editora: Kalandraka

O que é preciso para ser um artista? Descobrir o mundo através das cores, das formas e dos seres que vivem nele. E para que isso aconteça, é preciso conhecer – a arte, as cores e as coisas. O autor Eric Carle em suas obras, capta a essência da infância – os medos, hábitos, capacidades e a capacidade natural de criar, mostrando como aprender pode ser fascinante.  O Artista que Pintou um Cavalo Azul é livro para todos os que gostam de obras belas, simples e educativas.

 

Esta é a lista dos melhores livros de 2016 na opinião da Leiturinha e dos nossos pequenos leitores! Curioso para ler? Escolha o primeiro da sua lista e boa leiturinha!

Também tem um livro que marcou seu último ano? Conte nos comentários! 🙂

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais