Preparem a poltrona, o sofazinho, cama, rede ou cantinho da leitura: chegou a hora de conferir os melhores livros infantis de 2018 selecionados pela Leiturinha! O clube do livro que já faz a curadoria das histórias para mais de 130 mil famílias e seus pequenos leitores quer compartilhar o que rolou de especial no universo da literatura infantil no Brasil e no mundo. Boa leiturinha!

É… 2018 está chegando ao fim e, ao olharmos para trás e fazermos nossa retrospectiva… Ufa! Foram muitos e muitos livros infantis lidos, analisados (cerca de 800) e enviados (foram 120!) até agora. Por trás de cada Kit Leiturinha, sempre muito trabalho e amor envolvidos: desde a chegada dos livros recebidos das editoras parceiras, até a análise e a seleção dos títulos que são enviados aos nossos pequenos leitores, além de todas as equipes envolvidas no processo de preparação de cada item do nosso pacotinho.

Dá um orgulho danado ver que todo nosso trabalho e dedicação renderam boas histórias e deliciosos momentos em família, e como ficou bonita a biblioteca de cada um dos nossos assinantes! Livros de pano, de banho, clássicos, quadrinhos, ilustrados, interativos… Tem livros infantis para todo gosto e motivos para se encantar pelo mundo da leitura não faltam. Entre tantos títulos selecionados, chegamos, enfim, à difícil e deliciosa tarefa de apresentar aqui nossos 30 mais deste ano. Então prepare seu coração, porque agora você vai conhecer, em primeira mão, os 30 melhores livros infantis de 2018, distribuídos em cada uma das seis categorias da Curadoria da Leiturinha:

Meu-Amigo-Dinossauro1. Meu Amigo Dinossauro

Editora: Ciranda Cultural
Ilustração: Stuart Lynch
Categoria: Leitores de Berço

Que tal um mundo onde os dinossauros são gentis e muito engraçados? Na literatura e no mundo da imaginação, tudo isso é possível! Com este livro, os pequenos irão ter contato com diferentes texturas e cores e, por meio do texto poético, ouvirão sobre valores essenciais à vida, como a amizade.

 

Vamos-Brincar-de-Esconde-Esconde2. Vamos Brincar de Esconde-Esconde!

Editora: Happy Books
Categoria: Leitores de Berço

Este é um Lançamento Exclusivo Leiturinha! Atrás das folhas, do feno e das flores estão escondidos muitos animais! Os pequenos irão se divertir ao encontrá-los, brincando com as abas. Os livros de pano têm uma função importante na biblioteca inicial dos pequenos, a de agregar elementos lúdicos e sensoriais, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de aspectos cognitivos e motores dos bebês.

 

Coleção-Livro-Chocalho

3. Coleção: Livro Chocalho

Editora: Yoyo
Categoria: Leitores de Berço

Um livro para ser mordido, fazer barulho e soltar a imaginação! Sua interatividade e seu tamanho são perfeitos para as pequenas mãozinhas dos bebês. As ilustrações em contraste atraem a atenção dos bebês que nesta fase ainda estão em processo de desenvolvimento da visão. Além disso, o chocalho atrelado ao mordedor são elementos fundamentais no primeiro ano de vida!

 

A-Fazendinha-Maluca

4. A Fazendinha Maluca

Editora: Melhoramentos
Autor: Ziraldo
Categoria: Leitores de Berço

Nossa equipe trouxe o primeiro livro de banho do clássico Bebê Maluquinho, do renomado autor brasileiro Ziraldo. Este foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha e, através dele os pequenos tiveram contato com a literatura brasileira com um livro brinquedo, acessível aos bebês. A fazendinha é um lugar cheio de amigos animais para brincar, mas o Bebê Maluquinho aprontou uma confusão danada! Um livro para ser molhado, dobrado, mordido e amassado por pequenas mãozinhas, sendo um verdadeiro companheiro de artes. (Saiba mais sobre este título em Ziraldo para bebês: Um livro de banho muito maluquinho!).

 

Gato-Preto-Gata-Branca5. Gato Preto, Gata Branca

Editora: Carochinha
Autora: Silvia Borando
Categoria: Leitores de Berço

Este é outro Lançamento Exclusivo Leiturinha! O conteúdo deste livro favorece o desenvolvimento dos pequenos devido aos contrastes. Este não é um livro-brinquedo (pano, banho, com texturas) e, portanto, a leitura compartilhada é essencial, o que fortalece os vínculos afetivos e desenvolve no pequeno a familiaridade com as pequenas narrativas com começo, meio e fim. (Saiba mais sobre este título em Gato Preto, Gata Branca: Livros para crianças mais novas devem ser mais simples?).

 

Nhac6. Nhac!

Editora: Telos 
Autor: Canizales
Categoria: Leitores Brincantes

Quem comeu a folha? Nhac! Uma lagarta! E quem comeu a lagarta? Nhac! Uma aranha! Os pequenos deixarão a imaginação fluir com esta brincadeira acumulativa. Este foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha e sua ilustração e projeto gráfico foram destaque este ano na famosa feira de livros infantis da Itália: Bologna Children´s Book Fair.

 

Meu-Livro-do-Corpo7. Meu Livro do Corpo

Editora: Catapulta
Autor: Nathalie Choux
Categoria: Leitores de Berço

Um livro informativo e bem diferente! Por meio de recursos sensoriais, os pequenos irão aprender sobre o corpo, os sentimentos e as brincadeiras. É muito importante que a criança descubra o seu corpo desde cedo e esta é a fase ideal para isto. Com a ajuda de um mediador, o momento da leitura será repleto de muita diversão e novos aprendizados!

 

O-Segredo-das-Abelhas8. O Segredo das Abelhas

Editora: Saber e Ler
Texto: Caroline Lara
Ilustrações: Andrei Marani
Categoria: Leitores de Berço

Este foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha, de autoria de Caroline Lara com ilustrações de Andrei Marani, dois mineiros apaixonados pela natureza! Seu formato diferenciado (e inédito aqui no Brasil) se abre como um tapete à medida em que a narrativa se passa, ampliando as ilustrações e formando um lindo cenário para brincadeiras! (Saiba mais sobre este título em O Segredo das Abelhas: Um livro para ler e brincar no chão).

 

Eu-Acho-que-Vi-um-Leão9. Eu Acho que Vi um… Leão!

Editora: Saber e Ler
Autora: Lydia Nichols
Categoria: Leitores de Berço

Como encontrar um leão em uma loja de fantasias? E na livraria? É fácil! Basta puxar as abas para o leão aparecer. Este foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha! Ao passar os dedinhos do pequeno leitor sobre os relevos, ele explora e desenvolve sua sensibilidade tátil.

 

Um-Dia-na-Fazenda10. Um Dia na Fazenda!

Editora: Brinque-Book
Autora: Yu-Hsuan Huang
Categoria: Leitores de Berço

É um dia comum na fazenda para Noé, de muito trabalho e diversão. Os pequenos podem participar da história por meio da interatividade presente nela, puxando as abas para ajudá-lo nas tarefas no campo.

Como-Você-se-Sente

11. Como Você se Sente?

Editora: Happy Books
Categoria: Pré-Leitores

Henrique está aprendendo a lidar com seus sentimentos. A cada momento algo novo acontece e novos sentimentos surgem: Quais são eles? Como lidar com tantas emoções diferentes? Este é um livro interativo que ensina os pequenos a nomearem o que sentem em diferentes contextos, estimulando sua inteligência emocional.

 

todos-juntos

12. Todos Juntos

Editora: Telos
Autora: Daniela Kulot
Categoria: Pré-Leitores

Um livro ilustrado sobre amizade, solidariedade, união e tolerância, mostrando que o bom da vida é estarmos juntos. Selecionado como um dos 30 melhores livros na Feira de Livro de Leipzig (Alemanha), este título recebeu o prêmio Leipzig Reading Compass no ano de 2016, e agora chegou como Lançamento Exclusivo Leiturinha para nossos assinantes. (Saiba mais sobre este título em 3 livros infantis para falar sobre tolerância com os pequenos).

 

Sonho-Meu-Sonho-Seu

13. Sonho Meu, Sonho Seu

Editora: Mil Caramiolas
Texto: Lulu Lima
Ilustrações: Tamilis Oliveira
Categoria: Pré-Leitores

Dois irmãos vão dormir, mas algo surpreendente acontece… Seus sonhos se misturam e as brincadeiras também! Esta nova aventura de Lulu Lima foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha! Segundo a autora, esta história foi inspirada em uma frase real de uma criança que lhe disse: “quando a gente dorme junto, a gente sonha junto!”.

 

Amanhecer-na-roça14. Amanhecer na roça

Editora: Baobá
Texto: Ronaldo Simões Coelho
Ilustrações: Nydia Negromonte
Categoria: Pré-Leitores

Este livro conta, de maneira poética, detalhes do cotidiano da vida na roça. Como seria amanhecer com o tico-tico cantando bem alto, enquanto o boi lhe dá um bom dia? As ilustrações em recortes e aquarela complementam o sentido das palavras, apresentando aos pequenos o gênero lírico de forma lúdica, acessível e interativa.

 

Mas-papai

15. Mas papai…

Editora: Jujuba
Texto: Mathieu Laviue
Ilustrações: Marianne Dubuc
Categoria: Pré-Leitores

“Mas papai…” é um conto sobre dois pequenos que enrolam como podem para adiar a hora de dormir! A história é um conto acumulativo, em que o cenário ganha forma junto com o seu desenrolar. Que tal brincar com estes personagens sapecas que, no fundo, querem mais minutinhos de aconchego com os pais. (Saiba mais sobre este título em Seu pequeno inventa mil desculpas para adiar a hora de dormir?).

 

onibus

16. Ônibus

Editora: Jujuba
Autora: Marianne Dubuc
Categoria: Leitores em Processo

Um trajeto cheio de aventuras! Em sua primeira viagem de ônibus sozinha, uma garotinha vai fazer novos amigos e chegar na casa da vovó cheia de coisas para contar. Só é preciso cuidado para não perder o ponto e nem se esquecer de nada! Com ilustrações belíssimas e ricas em detalhes, este livro ilustrado é um deleite para os olhos de adultos e crianças, as ilustrações são tão belas que dá vontade de embarcar nesta história! (Saiba mais sobre este título em O primeiro passeio de ônibus: o amadurecimento dos pequenos retratado em um livro encantador).

 

morcego-bobo

17. Morcego bobo

Editora: WMF
Autores: Jeanne Willis e Tony Ross
Categoria: Leitores em Processo

Será que o morcego é mesmo bobo ou é uma questão de ponto de vista? Este livro apresenta para os pequenos, de diferentes perspectivas, formas de ver e enxergar o mundo, cada qual com sua razão. Será que basta ler um texto para compreender a mensagem de um livro? Ou será que suas imagens falam mais do que está escrito? A resposta é só uma: uma coisa não existe sem a outra. (Saiba mais sobre este livro em Um livro infantil sobre empatia). 

 

Mil-e-uma-estrelas

18. Mil e uma estrelas

Editora: SM
Autora: Marilda Castanha
Categoria: Leitores em Processo

Quem já sonhou sob um céu iluminado sabe a magia de uma noite estrelada! Uma garotinha que amava as estrelas se depara com seu sumiço e decide resolver este mistério. Ela as encontra novamente na casa de um grande e forte ogro. Mas, por que foram parar lá? (Saiba mais sobre este título em Mil e uma estrelas: um livro sobre a arte de contar histórias).

 

Janelas-Divertidas-No-Espaço19. Janelas Divertidas: No Espaço

Editora: Usborne
Texto: Anna Milbourn
Ilustrações: Nicola Butler
Categoria: Leitores em Processo

Nada melhor do que o espaço para estimular a imaginação e a curiosidade dos pequenos. Um livro que nos mostra, de forma sutil, que a realidade pode ser tão interessante quanto um faz de conta e que a imaginação é extremamente importante para tornar possíveis as coisas mais incríveis!

ledazeda

20. Ledazeda

Editora: Peirópolis
Texto: Mahyra Costivelli
Ilustrações: Taisa Borges
Categoria: Leitores em Processo

Leda era uma menina azeda. “Ninguém entendia porque Leda só feria.”. Esta é uma história sobre como o carinho e a atenção podem fazer brotar o que há de melhor em nós e nos outros! De autoria de Mahyra Costivelli e Taisa Borges, este livro conta a história de vida de uma menina e seu medo de não ser amada, possibilitando que os pequenos entrem em contato com seus sentimentos.

 

A-Grande-Fábrica-de-Palavras

21. A Grande Fábrica de Palavras

Editora: Aletria
Texto: Agnès de Lestrade
Ilustrações: Valeria Docampo
Categoria: Leitores Iniciantes

Imaginem um país onde cada palavra dita nos custasse muito caro! Imaginem se ter que escolher as palavras certas para dizer não fosse só uma questão de educação, mas de ter ou não ter estas palavras para serem ditas… Era assim no país de Philèas. Neste livro, as palavras se mostram verdadeiros tesouros! Mas, para além delas, a verdade de cada um é o que mais importa.

 

O-Porco-Mágico

22. O Porco Mágico

Editora: Wmf Martins Fontes
Autora: Dorothée de Monfreid
Categoria: Leitores Iniciantes

Um porco aparece na janela do quarto de uma menina, ela logo diz: “você é um porco mágico!” Este livro mostra que a verdadeira mágica mora no olhar de cada um de nós. E tal é o encanto da história, que, ao final, os pedidos se realizam… Mas seria mesmo o porco, mágico?! A resposta fica a critério do quão longe pode ir a imaginação do leitor! (Saiba mais sobre este título em Quando os pequenos começam a racionalizar o mundo? Um livro que instiga a capacidade de imaginar).

 

E.T.-O-Extraterrestre

23. E.T. O Extraterrestre

Editora: Intrínseca
Roteiro: Melissa Mathison
Ilustrações: Kim Smith
Categoria: Leitores Iniciantes

O sucesso de bilheteria dos anos 80 virou livro e agora compõe a biblioteca dos assinantes Leiturinha. O clássico, lançado em 1982, de direção de Steven Spielberg e roteiro de Melissa Mathison, ganhou mais de 10 prêmios internacionais e influenciou muitas obras que surgiram depois dela. A história, que agora ganha o formato de livro, foi ilustrada por Kim Smith e lançada este ano pela Editora Intrínseca, compondo uma coleção com outras duas adaptações do cinema. (Saiba mais sobre este título em E.T. – O Extraterrestre: Das telas para a biblioteca dos pequenos).

 

zoom

24. Zoom

Editora: Brinque-Book
Autores: Istvan Banyai e Melissa Mathison
Categoria: Leitores Iniciantes

Este é um livro imagem, em que o leitor é convidado a fazer sua própria versão da obra.  Aqui, a perspectiva do leitor é colocada em questão a cada virar de páginas! Publicado em 18 países, Zoom é um best-seller mundial! A obra é frequentemente usada em salas de aula, por incitar assuntos relacionados à arte e à filosofia, e também por profissionais da área audiovisual, por trazer elementos importantes utilizados no cinema e nas animações. (Saiba mais sobre este título em Livro imagem: mil e uma histórias em um livro só).

 

Vó-Para-de-Fotografar25. Vó, Para de Fotografar!

Editora: Melhoramentos
Texto: Ilan Brenman
Ilustrações: Guilherme Karsten
Categoria: Leitores Iniciantes

Uma máquina fotográfica bem antiguinha e uma avó muito coruja… Esta é a combinação que tanto irrita uma certa garotinha! Afinal, por onde ela anda, lá está a vovó com seus “flashes”! “Vó, para de fotografar!”.

 

Tio-Flores26. Tio Flores

Editora: V&R
Autora: Eymard Toledo
Categoria: Leitores Iniciantes

Um antigo costureiro, um menino, um rio e uma cidade em transformação – Um livro sobre a trama das mudanças provocadas pela expansão industrial. Para escrevê-lo, a autora Eymard Toledo buscou inspiração em histórias reais que ouviu em uma viagem às margens do Rio São Francisco. Em junho de 2016, a obra foi premiada pela Academia Alemã de Literatura Infantojuvenil. (Saiba mais sobre este título em Alinhavando passado e presente: Um livro infantil sobre a memória dos povos ribeirinhos).

 

Manual-do-Defensor-do-Planeta

27. Manual do Defensor do Planeta

Editora: Casa da Palavra
Texto: João Alegria e Rodrigo Medeiros
Ilustrações: Eduardo Arruda, Estêvão Vieira e Tiago Lacerda
Categoria: Leitores Fluentes

Neste Manual do Defensor do Planeta, Theo registra um pouco sobre tudo que passa em sua nova vida na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Enquanto isso, ele percebe uma série de questões ambientais, como a falta de água, os diferentes tipos de energia, a produção de lixo, o desemprego e o uso de agrotóxicos, dando uma visão completa aos pequenos sobre várias questões ligadas ao meio ambiente. (Saiba mais sobre este título em Um livro que ensina protagonismo e cidadania aos pequenos).

 

Os-Moomins-e-o-Dilúvio

28. Os Moomins e o Dilúvio

Editora: Autêntica
Autora: Tove Jansson
Categoria: Leitores Fluentes

Este livro, publicado pela primeira vez em 1945, é o primeiro de uma série de outros livros sobre os Moomins, que Tove Jansson criou. Ela é uma escritora finlandesa que já ganhou vários prêmios de literatura infantil, incluindo o mais importante deles, o Prêmio Hans Christian Andersen, em 1966. (Saiba mais sobre este título em Os livros de aventura e seu papel no gosto pela leitura). 

 

Escrito-e-Desenhado-por-Enriqueta29. Escrito e Desenhado por Enriqueta

Editora: V&R
Autor: Liniers
Categoria: Leitores Fluentes

Enriqueta e seu gatinho Felini são os personagens mais famosos do premiado cartunista Ricardo Liniers Siri. Neste livro, Enriqueta ganha uma caixa de lápis de cor e resolve, então, criar sua própria história, neste cômico e criativo livro! Liniers é argentino, sua obra já percorre o mundo todo, com mais de 20 livros publicados, entre outros trabalhos. (Saiba mais sobre este título em Escrito e desenhado por Enriqueta: um livro para os amantes dos quadrinhos).

 

Caderno-Sem-Rimas-de-Maria

30. Caderno Sem Rimas de Maria

Editora: Pallas
Texto: Lázaro Ramos
Ilustrações: Mauricio Negro
Categoria: Leitores Fluentes

Este foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha, com toda poética e estética de Lázaro Ramos, ator, diretor, apresentador e autor. Este livro, inspirado em sua filha Maria, é uma brincadeira com as palavras, apresentando aos pequenos a possibilidade de criar novos sentidos para coisas já conhecidas. (Saiba mais sobre este título em Caderno sem rimas da Maria: Um livro encantador, inspirado na filha de Lázaro Ramos).

O maior clube do livro do Brasil

Você também pode fazer parte do Clube Leiturinha e receber o melhores livros infantis todo mês para seu pequeno, de acordo com a fase de desenvolvimento dele! Para começar agora e aproveitar um mês grátis no Plano Semestral, acesse Leiturinha.

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.