O ilustrador é uma personagem fundamental na literatura infantil. Afinal, ele é quem dá imagem, cor e formas à ideia do texto, ou até mesmo conta uma história por meio das ilustrações.

As ilustrações têm o poder de despertar a curiosidade e os sentidos e, por este motivo, é de importância imensurável que elas estejam presentes na inserção da leitura na vida das crianças. Para conhecer um pouco mais deste trabalho, a Leiturinha reuniu algumas curiosidades sobre 3 profissionais ilustradores que já deixaram os seus traços na biblioteca dos nossos pequenos e que fazem um enorme sucesso por aqui! Confira.

Fernando Vilela

Fernando Vilela é artista plástico, ilustrador, autor e também professor de artes. Ele faz arte utilizando diversas técnicas como gravura, desenho, colagem, escultura, instalações e fotografia. Ilustrou inúmeros livros infantis e também escreveu grande parte deles. Fernando já publicou em mais de dez países. Seu livro Comilança da Editora DCL é um dos nossos preferidos!

comilança

Livro: Comilança
Autor e ilustrador: Fernando Vilela
Editora: DCL

Bicho que não toma cuidado, é bicho que é devorado. Neste livro delicioso, a cadeia alimentar dos animais da Amazônia é apresentada de forma divertida e colorida. A cobra comeu o jacaré, que comeu a onça, que comeu o porco do mato…. Será que algum bicho se salvou?

Ana Terra

Ana Terra é autora e ilustradora. Um dos xodós de sua carreira de mais de 50 títulos são as cores que ela deu ao texto de Millôr Fernandes em Abc do Millôr. O nosso preferido é Mula sem cabeça e outras histórias, da Editora Rovelle.

mula sem cabeça

Livro: Mula sem cabeça e outras histórias
Autora: Sylvia Orthof
Ilustradora: Ana Terra
Editora: Rovelle

Adivinhas da mula sem cabeça, rimas com o nome do Nicolau e até uma receita maluca de pipoca. Este livro apresenta três histórias diferentes contadas em versos livres, humorados e cheios de imaginação. O leitor ainda é convidado a interagir completando o texto com invenções e criações.

Alexandre Rampazo

Alexandre Rampazo é formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Desde 2007 decidiu se dedicar ao universo infantil, escrevendo e ilustrando obras maravilhosas que conquistaram o apetite literário do nossos pequenos leitores.

Criar narrativas, de texto ou imagens, é um processo que me faz resgatar um tanto da criança que fui. Me conecta e me faz dialogar com o olhar sensível e apurado que a criança tem para o mundo. Tenho que pedir licença pra entrar neste universo e ser um pouco atrevido para mostrar o que elas já sabem.

Pensar narrativas infantis ensinam mais a mim sobre o mundo do que qualquer pretensão que eu tenha em achar que ensino algo às crianças.” (Alexandre Rampazo)

Sua obra mais adorada aqui na Leitura é Este é o lobo da Editora DCL.

este e o lobo leiturinha

Livro: Este é o lobo
Autor e ilustrador: Alexandre Rampazo
Editora: DCL

Este é um livro diferente. Com uma linguagem visual e um texto acessível, “Este é o lobo” utiliza personagens clássicos para propor uma reflexão sobre valores e hábitos, ele conta a história de um lobo famoso, mas que tem uma fama não muito boa. Afinal, ele comeu a vovozinha, assustou os três porquinhos e aprontou muito! Agora, ele é um lobo solitário e todo mundo tem medo dele… Mas a pureza e a bondade de uma criança, pode interpretar esta história de forma diferente! As ilustrações marcantes e o peso da mensagem levaram este título a ser um dos mais vendidos e adorados em 2016. (Falamos sobre este livro no post O lobo não é mau! Livros que desconstroem estereótipos).

Leia também:

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.