Confira 3 livros para conversar sobre saudade com seu pequeno

jan 30, 2018 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A saudade é o que faz as coisas pararem no tempo.

Mario Quintana

Substantivo feminino, existente apenas na Língua Portuguesa. Segundo o dicionário, “sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas”. Sau-da-de. Saudade. Ah, a saudade! Saudade de uma viagem, de uma pessoa especial que mora longe ou que já se foi… Saudade de um momento, da casa da vovó, dos amigos da escola, das férias em família. Saudade da infância, do bolo da dinda, do colo de mãe. Saudade que não escolhe cara, idade, lugar, nem circunstância. Aparece assim, de repente e, devagarinho se instala. Sentimento que aperta o coração e que é gostoso de matar. Com um abraço, com uma lembrança, com uma fotografia, um encontro, uma ligação ou uma mensagem de carinho.

Dica Leiturinha: Livros sobre saudade

Para conversar com os pequenos sobre esse sentimento difícil, doído e com gostinho de tempo bom, Sarah Helena, integrante da Equipe de Curadoria da Leiturinha elencou 3 livros sobre saudade encantadores e muito sensíveis. Afinal, não tem nada melhor do que ludicidade, muita cor e poesia para falar sobre saudade com as crianças. Confira:

Os passarinhos do mundo

1. Os passarinhos do mundo

Texto: Vivina de Assis Viana
Ilustrações: Rosinha
Editora: Autêntica
Disponível em: Leiturinha Digital

Em uma viagem ao sítio do seu avô, um garotinho ganha a melhor arapuca de pegar passarinho! De lá, ele leva para a cidade o Zezito, um tico-tico a quem ele se apegou! Passado um tempo, em sua nova vida na cidade, ele percebe que o passarinho já não anda mais tão feliz como quando vivia na roça… Sentia saudade do mato, do ar fresco e da liberdade que tinha. O menino, compadecido da saudade do companheiro, resolve, então, voltar ao sítio e devolver o passarinho ao seu velho lar.

 

Cartas ao papai

2. Cartas ao papai

Texto e Ilustrações: Marcia Misawa
Editora: Cereja

Há muito tempo as cartas cumprem sua missão de levar abraços quentinhos a quem está distante. Neste livro, acompanhamos as correspondências que viajam para longe, entre pai e filha, até que um dia, uma carta especial volta ao remetente. Um livro que materializa o sentimento de estarmos de “cabeça para baixo” quando precisamos viver no exterior, longe de quem amamos.

 

Cheirinho de Talco

3. Cheirinho de Talco

Texto e Ilustrações: Aline Abreu
Editora: Autêntica
Disponível em: Leiturinha Digital

Este livro começa com a história de um nome e se desenrola através do olhar sensível de uma menina sobre sua bisavó. Como o ciclo natural da vida, as flores nascem e certo dia se vão. Descobrimos junto dessa garotinha e sua bisavó, que após muitas águas tristes, uma flor sempre pode florescer e podemos até sentir de novo o seu cheirinho de talco no ar… A saudade que fica de quem amamos torna-se memória viva de uma história feliz.

Leia também: 

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais