Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Precisamos falar sobre respeito com nossas crianças

por | abr 6, 2022 | 1 Comentário

O respeito é um dos valores fundamentais para a vida em sociedade. Afinal, praticar o respeito às diferenças, ao espaço do outro, aos animais e também ao meio ambiente e ao planeta é indispensável para o bem-estar, a convivência e a paz entre todos. Além disso, o respeito é importante para que as pessoas se sintam acolhidas e valorizadas em suas individualidades. Pensando nisso, vamos falar sobre respeito com nossas crianças? ❤️ Confira o texto abaixo e saiba como abordar esse tema com os pequenos e pequenas desde a infância!

Leia mais:
👉 Como trabalhar a empatia com crianças?
👉 7 expressões racistas para não ensinar para sua criança
👉 Qual a importância da educação ambiental para crianças?

Conversando com as crianças sobre a importância do respeito

Quando um bebê nasce, junto com toda alegria e amor que nos inunda neste momento, surgem também diversas preocupações e medos, não é mesmo? Por vezes, só de pensar em todo o processo que temos pela frente para educar aquele pequenino ser, ficamos assustados e sem saber muito bem o que fazer!

No entanto, embora não exista uma receita mágica para criar nossos filhos e filhas, é essencial que alguns assuntos estejam sempre presentes durante a educação das crianças. E o respeito é um deles! 👍 Isso porque o respeito é um valor imprescindível para a harmonia e convívio entre as pessoas, sejam elas adultos ou crianças.

Por isso, para ajudar você a falar sobre respeito com nossas crianças, reunimos alguns pontos importantes que poderão ser abordados nessa conversa. Ao final, confira também dicas de leitura para os pequenos e pequenas, repletas de sensibilidade e afeto. Acompanhe!

Respeito às diferenças

Para começar, o respeito às diferenças é uma das lições mais valiosas a serem ensinadas para os nossos pequenos e pequenas. Afinal, as pessoas não são iguais! E todos nós temos características únicas e especiais, não é mesmo?

Nesse sentido, enquanto pais, mães e pessoas responsáveis, precisamos incentivar as crianças a conviverem de forma pacífica e respeitosa desde cedo. Com amigos, colegas e familiares, por exemplo. 😉 Além disso, é preciso ensiná-las sobre diferentes culturas, diversos estilos de vida e formas inovadoras de ver o mundo, que podem ir além dos nossos costumes familiares.

Por isso, que tal apresentar as diferenças para as crianças por meio de livros, filmes, séries e até músicas? São experiências que enriquecem o repertório social, apresentam novas visões de mundo e ajudam a abrir a mente dos pequenos e pequenas para o novo!

Respeito ao espaço

Há alguns poucos anos, as discussões acerca da implantação de ciclovias nas cidades dividiram opiniões. Você se lembra? Pois este é um ótimo exemplo para você conversar sobre o espaço coletivo com seu pequeno ou pequena!

Isso porque, independente do meio de transporte que vocês utilizam para se locomover, o debate sobre a existência ou não de uma ciclovia deve ser civilizado, educado, estudioso e, acima de tudo, respeitoso entre as partes. Afinal, o espaço público pertence a todos nós!

Aliás, a principal premissa para o sucesso de uma comunidade é saber que não podemos invadir o espaço do outro, pensando apenas no que nós queremos. Ao contrário, é preciso olhar para o outro e para o mundo (natureza, animais, pessoas), pensando no bem-estar coletivo. Assim, a minha felicidade também depende da felicidade dos outros à minha volta! ✨

Respeito aos animais

Você já deve ter ouvido por aí que ter um animal em casa ensinará muito sobre responsabilidade ao seu pequeno ou pequena. 🐶🐱 No entanto, para que isso seja uma verdade, é preciso que a família também cuide e, sobretudo, ensine as crianças a cuidar desses bichinhos!

Isto é, não de forma a suprir apenas as suas necessidades básicas, como segurança, alimentação e higiene. É preciso ir muito além! E oferecer boas doses de amor, carinho e cuidado para gatos, cachorros, passarinhos, tartarugas e muito mais.

Além disso, é bastante importante ensinar para as crianças que cada animal tem seu papel e sua importância no planeta. Assim como nós! Estejam eles nas casas, nas fazendas, nas florestas, nos oceanos ou na selva, por exemplo.

Um planeta melhor

A responsabilidade de fazer com que o mundo seja um lugar melhor também é nossa. Por isso, ser uma referência para seu pequeno ou pequena é indispensável para que ele se torne um adulto ético e cuidadoso com o meio ambiente e o mundo ao seu redor!

E ser a referência não é apenas dizer como ele deve se comportar perante algumas situações, ok? Mas tentar agir de forma condizente! Afinal, o exemplo é um fator importante na construção da identidade das crianças.

Por fim, o diálogo sobre as questões da natureza também é essencial para falar sobre respeito com nossas crianças. Dessa forma, a visão das crianças sobre o mundo será construída considerando as necessidades sociais e também ambientais. 🌳 E refletir sobre essas questões irá ajudar as crianças a guiarem suas escolhas e traçarem seus futuros!

Como demonstrar respeito pelas nossas crianças?

Nós, adultos, ensinamos nossos pequenos e pequenas a agir com respeito. Mas será que, na prática, nós também os respeitamos? Afinal, a melhor forma de passar bons valores para nossas crianças, é por meio do exemplo! Pensando nisso, confira atitudes que são importantíssimas para demonstrar respeito pelos nossos filhos e filhas:

Peça licença

Pedir licença ao entrar no quarto ou ao tocar o corpo da criança, por exemplo, são sinais de muito respeito com seu pequeno ou pequena. Seja no momento da troca de fraldas, de limpar o bebê ou até na hora do banho. Por isso, desde cedo, ensine as crianças sobre a importância da permissão. E explique que todo “não” deve ser respeitado!

Além disso, é fundamental ensinar aos pequenos e pequenas que ninguém pode tocar seu corpo para além de situações de higiene ou de saúde. Afinal, isso pode evitar situações de potencial perigo, como situações de assédio ou violência. Para falar sobre esse assunto tão sensível, a literatura pode ajudar: o livro Não me toca, seu boboca!, de Andrea Taubman, é uma maneira lúdica de abordar o tema para proteger as crianças.

Respeite o momento da criança

Por trás dos gritos e dos choros, costuma existir uma criança cheia de frustrações e de sentimentos, com os quais ela simplesmente não sabe lidar. Por conta disso, acolher as crianças no momento de uma birra pode fazer toda a diferença. Assim, além de se acalmar, ela sentirá que pode confiar em você!

No entanto, se for preciso se afastar, respeite também o momento e o espaço da sua criança. Esteja sempre por perto, mas deixe que a criança lide com as suas próprias emoções. Para ajudá-la a ficar mais tranquila, você poderá contar uma história, cantar uma música ou até distraí-la com um brinquedo. Isso auxilia a criança a mudar o foco!

Respeite as preferências da criança

Se para nós, adultos, é inadmissível que alguém nos fale como devemos nos vestir, por exemplo, por que impomos essa situação para as nossas crianças? Ou, ainda pior, por que evitamos ouvir o que os pequenos e pequenas têm a dizer?

Conforme a sua criança cresce, pergunte sua opinião e permita que ela faça pequenas escolhas, como a roupa que ela irá usar aquele dia. Aos poucos, permita também que ela escolha seus desenhos animados, filmes infantis e livros preferidos. É muito importante respeitar os gostos e as preferências de quem amamos!

Livros para falar sobre respeito com pequenos e pequenas

Agora que você já sabe que precisamos falar sobre respeito com nossas crianças, saiba que os livros infantis também podem ajudar! Afinal, a leitura ajuda a introduzir temas complexos e sensíveis, de forma lúdica e divertida. Pensando nisso, confira dicas especiais da Loja Leiturinha, que ensinam sobre tolerância, diversidade e inclusão. Acompanhe:

Olívia Tem Dois Papais

Olívia Tem Dois Papais

São muitas as configurações familiares, não é mesmo? Mas há algo que todas elas têm em comum: o sentimento de amor e afeto! Por isso, o livro Olívia Tem Dois Papais traz o diálogo sobre a diversidade dos tipos de famílias, para que os pequenos e pequenas conheçam e se identifiquem com Olívia!

Filha adotiva de Raul e Luís, Olívia é uma menina curiosa e alegre, que adora usar palavras complicadas e desfiar grandes raciocínios quando conversa com seus dois pais. Quando tem de ficar sozinha enquanto os pais trabalham, ela diz que está muito “entediada”. Para chamar a atenção de seu pai Luís, Olívia fala que está “desfalecendo” – afinal de contas, desfalecer de fome é uma coisa muito séria e Luís é o melhor cozinheiro da família! A família da Olívia é um pouco diferente, e totalmente “encantadora”, outra palavra que ela adora usar. 💕

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Olívia Tem Dois Papais” na Loja Leiturinha!

Do Outro Lado Tem Segredos

Do Outro Lado Tem Segredos

Esta é a história de Bino, um menino que vive e convive com o mar, a pesca e as tradições de uma comunidade que tem no peixe seu sustento. Seu sonho? Ir para o alto mar, assim como os bons e velhos pescadores. 🌊 Mas o que será que tem do outro lado?

Com o livro Do Outro Lado Tem Segredos, a sua criança conhecerá a vida num contexto de compartilhamento, comunidade, sonhos e descobertas. Ou seja, é um livro incrível para falar sobre respeito com nossas crianças! Além disso, é um livro de autoria de Ana Maria Machado, para conhecer e amar desde cedo!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Do Outro Lado Tem Segredos” na Loja Leiturinha!

O Garoto da Camisa Vermelha

O Garoto da Camisa Vermelha

O Garoto da Camisa Vermelha é um livro cheio de metáforas: ele fala de sonhos e livros, mas também fala da realidade de tantos e tantas brasileiras – a favela. Escrita por Otávio Júnior, ainda morador do Complexo do Alemão, ele se tornou um livro necessário. Através dessa história, os pequenos e pequenas terão uma aula de realidade social e serão incentivados a sonhar um mundo melhor!

O livro narra a história do garoto da camisa vermelha – que soltava pipas, jogava bola de gude e corria nos campinhos esburacados de futebol. ⚽ Um belo dia, em meio ao lixo, ele encontra algo preciso, e sua vida ganha outras cores em um surpreendente encontro com a literatura.

👉 Clique aqui para ver o livro “O Garoto da Camisa Vermelha” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha para falar sobre respeito com nossas crianças? E que tal continuar lendo e vivendo as melhores histórias com os pequenos? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Escrito por Caroline Lara
Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Imagine a seguinte situação: de repente, seu pequeno ou pequena começa a gritar durante a noite, transpirando e se debatendo. O que você faria? 😟 É comum que, diante de um caso de pesadelo ou terror noturno infantil, os adultos fiquem bastante preocupados e até...

Como criar pequenos artistas?

Como criar pequenos artistas?

Ter liberdade, espaço e autonomia para desenvolver a imaginação, a fantasia e, sobretudo, a criatividade é bastante importante para os pequenos e pequenas. E saber como criar pequenos artistas ajuda os adultos a incentivarem essas competências desde a infância! Quer...

A importância do contato com a natureza para as crianças

A importância do contato com a natureza para as crianças

Cuidar das plantas e das flores, respirar ar puro, tomar banho de chuva e brincar na terra são hábitos muito saudáveis! 🌱 Afinal, o contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos e pequenas. Por isso, essas atividades devem ser...

Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Imagine a seguinte situação: de repente, seu pequeno ou pequena começa a gritar durante a noite, transpirando e se debatendo. O que você faria? 😟 É comum que, diante de um caso de pesadelo ou terror noturno infantil, os adultos fiquem bastante preocupados e até...

Como criar pequenos artistas?

Como criar pequenos artistas?

Ter liberdade, espaço e autonomia para desenvolver a imaginação, a fantasia e, sobretudo, a criatividade é bastante importante para os pequenos e pequenas. E saber como criar pequenos artistas ajuda os adultos a incentivarem essas competências desde a infância! Quer...

A importância do contato com a natureza para as crianças

A importância do contato com a natureza para as crianças

Cuidar das plantas e das flores, respirar ar puro, tomar banho de chuva e brincar na terra são hábitos muito saudáveis! 🌱 Afinal, o contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos e pequenas. Por isso, essas atividades devem ser...

Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?

Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?

Participar do universo fantasioso dos pequenos e pequenas é mesmo uma delícia! Nesse sentido, a Páscoa pode ser um momento bastante especial para estimular o pensamento inventivo das crianças. Afinal, as idealizações que permeiam as datas comemorativas são importantes...

1 Comentário

  1. Maria Claudia Cornglia Marques

    A questão do respeito é realmente importante, talvez hierarquizar em termos de prioridade. Nas relações aluno&professor, filhos&pais e vice versa, sinto uma falta de sincronicidade, uma vez que as partes não se comunicam de forma eficaz, me parecem que concorrem, como dois polos … devemos dar uma passo para atras e observar: a base deve ser o respeito … sem dividir o respeito ..segmentar fala-se mais de respeito ao ambiente que o respeito entre as pessoas… a tolerância. O respeito é inteiro e não segmentado …ele é único !!!

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boa leitura!