Como falar sobre saudade com as crianças

abr 3, 2024 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

“A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.” (Rubem Alves)

A Saudade

Não há hora, nem idade para senti-la. A saudade é um sentimento que em alguns momentos faz bem, em outros nos incomoda, mas todos nós – em algum momento da vida – sentimos. Para ajudar as crianças a entender e lidar com este sentimento tão profundo e bonito, elaboramos uma dica de leitura. Mas antes disso, vamos entender o significado da palavra saudade.

Significado

Saudade é substantivo abstrato, tanto que, apesar de ser um sentimento universal, sua definição só existe na língua portuguesa. A origem dessa palavra é no latim solitas/solitatis, que significa isolamento/solidão, e segundo o que dizem os dicionários, saudade significa “recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas – uma espécie de nostalgia”.

O poeta chileno Pablo Neruda em sua poesia, dizia:

Saudade – O que será… não sei… procurei sabê-lo
em dicionários antigos e poeirentos
e noutros livros onde não achei o sentido
desta doce palavra de perfis ambíguos.
(…) *

Também, o que se sabe, é que tem muita gente que sente saudades da dita “melhor época da vida”: a infância. O poeta Casimiro de Abreu mesmo, em um de seus poemas “Meus oito anos”, fala sobre isso:

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos são trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
As sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Pode se dizer então que ela é um dos sentimentos mais intensos e poéticos. 

Dica de leitura:

Confira abaixo algumas sugestões da Loja Leiturinha sobre esse tema tão importante.

➡️ O Mar Viu

Quando Sofia perde seu amado urso na praia, ninguém vê, só o mar… Uma história linda, emocionalmente e comovente de como nada está realmente perdido se você mantiver isso em seu coração…

👉 Clique aqui para comprar “O Mar Viu” na Loja Leiturinha!

➡️ E se eu sentir… Saudade

Os sentimentos fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Conviver com diferentes sentimentos e aprender a lidar com essas emoções pode ser um desafio. A saudade costuma surgir quando alguém muito querido já não está perto de nós ou quando relembramos acontecimentos que foram importantes em nossa vida. Este livro fala sobre esses momentos em que a saudade pode apertar nosso coração.

👉 Clique aqui para comprar “E se eu sentir… Saudade” na Loja Leiturinha!

➡️ A velha história do peixinho que morreu afogado

Falar sobre morte com crianças pode ser um desafio. Muitos responsáveis têm dificuldade de abordar este tema, porém é possível abordá-lo de forma leve através de metáforas ou recursos lúdicos, com a literatura infantil, por exemplo. Este livro foi inspirado no conto popular “O peixinho que morreu afogado”, contado por autores como Mário Quintana e Monteiro Lobato. Esta é uma adaptação para crianças da história, e traz à tona o questionamento entre felicidade e sucesso, através da história de um homem qualquer, que vive na correria do dia a dia da cidade grande, entre prédios e o tráfego, até que surge… um peixinho!

👉 Clique aqui para comprar “A velha história do peixinho que morreu afogado” na Loja Leiturinha!

 

Você também quer receber, mensalmente, os melhores livros infantis em sua casa? Faça parte e  incentive a leitura desde cedo!

 

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais