Uma forma incrível de apresentar a Floresta Amazônica para as crianças

mar 23, 2018 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Descobrindo as riquezas e os segredos da Floresta Amazônica

A maior floresta tropical do mundo também é o maior reservatório de água doce do planeta! Nela, existem animais de diferentes espécies e plantas com capacidades curativas e distintas qualidades. Esse cenário parece até ter saído da imaginação de uma criança… Mas existe, e grande parte dele está localizado no território brasileiro. Justamente por parecer que saiu da cabeça dos pequenos, que a turma do PlayKids Explorer foi passear nesse lugar incrível na sua Edição Floresta Amazônica.

Não é de se espantar que os pequenos desconheçam a riqueza que essa parte do nosso país agrega em nossa cultura. E para descobrir e se deslumbrar com toda a complexidade da nossa floresta, não é preciso se deslocar até lá. O Explorer leva os  pequenos para conhecer os personagens e o cenário onde tudo de mais legal acontece!

PlayKids Explorer em: As Lendas da Floresta Amazônica

Nesta edição, trouxemos algumas informações sobre questões ambientais que a Floresta Amazônica, assim como o bioma Amazônia, está enfrentando. A presença de alguns personagens, como o macaco-prego, trazem à tona o sofrimento de espécies ameaçadas de extinção. Essas questões podem parecer precoces ao entendimento das crianças, mas quando abordadas de forma correta, podem despertar a consciência ambiental e social nas crianças.

Além disso, temas transversais como a diversidade cultural, presente em nosso país, foram introduzidos pela tribo da pequena indiazinha Anahí. Em uma ritual de passagem para a vida adulta, a indiazinha e sua irmã recebem sua missão de conduzir o pequeno macaco-prego, perseguido por caçadores, de volta à sua família.

Para construir esses conceitos na cabeça dos pequenos, recorremos a lendas e personagens já conhecidos, relacionados à cultura da região amazônica. Iara, o boto cor-de-rosa e outras figuras participaram da história, apresentando também a diversidade biológica do Bioma Amazônia.

Aprendendo e desenvolvendo a consciência ambiental

O desmatamento é um dos principais riscos para a Floresta Amazônica. Ela já perdeu 15% do seu território, o equivalente a três vezes o tamanho do estado de São Paulo! Para nós, adultos, não é surpresa que a floresta vem sendo constantemente queimada e desmatada, o que diminui seu tamanho a cada ano. Mas para que os pequenos também aprendam, desde cedo, a importância de respeitar e cuidar da nossa natureza, os dados referentes ao desmatamento foram incluídos no Card de Quiz. Assim, a criançada pode se divertir, aprender e desenvolver sua consciência ambiental ao mesmo tempo.

Além disso, as Surpresas do Kit Explorer trouxeram animais como a arara-vermelha para dentro da brincadeira dos pequenos, em uma deliciosa atividade Faça Você Mesmo! Os Cards Mágicos de Realidade Aumentada, por sua vez, fizeram com que animais e outros elementos da floresta fossem projetados no ambiente real das crianças, em uma incrível experiência 3D!

Ufa, essa aventura além de divertida nos ensinou muito sobre a fauna e a flora do nosso país. Agora é só esperar a próxima! Para experimentar PlayKids Explorer, acesse: explorer.playkids.com

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais