Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

10 livros com mulheres inspiradoras para crianças

por | mar 8, 2022 | 0 Comentários

No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional das Mulheres. Essa data é bastante importante porque reforça a luta das mulheres por direitos e oportunidades em todo o mundo. Pensando nisso, que tal apresentar protagonistas femininas incríveis para os pequenos e pequenas leitoras desde cedo? Pois então, conheça abaixo 10 livros com mulheres inspiradoras para crianças e descubra por que essas personagens são fundamentais para a construção de uma sociedade melhor! 📚💭

Leia mais:
👉 Meninas felizes, mulheres seguras: 10 coisas que você pode fazer por sua filha
👉 15 mulheres cientistas para inspirar as crianças
👉 5 clássicos da literatura infantil brasileira

O perigo de uma história única

Chimamanda Ngozi Adichie é uma brilhante escritora e feminista nigeriana, que já teve inúmeros livros publicados e lidos pelo mundo todo. É dela uma fala que eu, particularmente, gosto muito de ouvir de novo e de novo: Chimamanda nos fala sobre “o perigo da história única”, especialmente para a infância.

Já falamos aqui, no Blog Leiturinha, sobre as vozes negras na literatura e a importância da representatividade nos livros infantis. E é igualmente importante que tenhamos livros escritos por mulheres, com personagens fortes e diversas, para evitar que as histórias que contamos para as nossas crianças tenham um único ponto de vista! 😉

Isso porque, ao ouvir uma história, todos nós nos projetamos nela, ao menos em alguma medida. Aquela série favorita sempre terá um personagem do qual você gosta mais, por exemplo. Ou outro com o qual você se identifica, não é mesmo? Ou, ainda, aquele com o qual você desejaria nunca ser parecida(o). Pois é! Nas histórias que lemos e assistimos, há sempre uma situação ou acontecimento que, por mais absurdo que pareça, faz com que você se sinta parte da narrativa. E com as crianças isso também acontece, com uma intensidade ainda maior!

Mais personagens femininas inspiradoras, por favor!

Por tudo isso, é fundamental que as crianças, em especial as meninas, sempre tenham ao seu alcance livros escritos por mulheres e que dialoguem com o imaginário do que é ser uma menina ou mulher, nos mais diferentes contextos e realidades sociais. Afinal, as crianças precisam se identificar e se reconhecer nas histórias, para que então possam projetar desejos e aspirações para suas próprias histórias de vida.

Por isso, ao ler um livro para uma criança, saiba que haverá uma busca por identificação de si e da sua própria história de vida, em algum nível. Haverá aí uma possível projeção da criança sobre si mesma. Isto é, quem sou eu, o que eu desejo ser e o que eu poderia ser. Assim, ao terem contato com personagens fortes, protagonistas marcantes e inspiradoras, as crianças terão mais oportunidades de criarem para si projetos de vida ainda mais amplos em possibilidades. 🪁

Livros para sonhar e dar asas a todas as crianças!

Em resumo, podemos dizer que ler histórias sobre mulheres e meninas fortes pode contribuir com o senso de pertencimento das pequenas leitoras, colaborando para a criação de projetos de vida afirmativos e positivos. E assim, esses livros podem afetar positivamente a autoestima e autoconfiança dessas crianças, por exemplo.

Já para os meninos, esses mesmos livros com mulheres inspiradoras podem ser poderosos instrumentos para o exercício da empatia, do respeito e da construção da noção de justiça social, no sentido da igualdade de direitos para todas as pessoas. Portanto, são igualmente indispensáveis para o desenvolvimento infantil.

Por fim, quando você adquire um livro escrito por uma mulher, você está apoiando o trabalho de muitas outras mulheres, incentivando que mais mulheres escrevam e garantam que não tenhamos uma “história única”. Ela será rica em diversidade, como somos todos nós em nossas existências! 🙌

10 livros com mulheres inspiradoras para crianças

Agora que você já sabe a importância dos livros com mulheres inspiradoras para crianças, que tal conferir algumas sugestões da Loja Leiturinha para sua família? Descubra a seguir uma lista muito especial que preparamos! Com esses livros infantis, você terá ótimas referências para começar a ler mais livros com mulheres e personagens femininas fortes e inspiradoras. 💪 Acompanhe:

1. Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis

Editora: Pólen
Faixa etária: A partir de 8 anos

Você conhece Dandara dos Palmares? E Maria Firmina dos Reis? Já ouviu falar de Tereza de Benguela ou Carolina Maria de Jesus? Em Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, Jarid Arraes apresenta, por meio da linguagem poética tipicamente brasileira da literatura de cordel, 15 histórias de mulheres negras que fizeram a História do Brasil. Com ilustrações de Gabriela Pires, este livro é um alerta para a importância da multiplicidade de vozes na história e sobre o verdadeiro papel da mulher na sociedade, ser quem ela quiser ser!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis” na Loja Leiturinha!

2. Greta e os Gigantes

Editora: Carochinha
Faixa etária: A partir de 4 anos

Se o futuro será construído pelas crianças que nos cercam, ninguém melhor que Greta Thunberg para nos mostrar que o futuro será verde! Mesmo tão jovem, Greta passa o recado a todos, é preciso que cada um de nós se conscientize de sua cidadania e se mobilize por um futuro melhor para a humanidade.

Dedicado às crianças de todo o mundo, Greta e os Gigantes se baseou na vida de Greta Thunberg, indicada ao Prêmio Nobel da Paz e eleita, em 2019, a personalidade do ano pela revista Time. Por isso, o livro faz a perfeita junção entre a realidade e o faz de conta, transmitindo uma mensagem de esperança para os pequenos e pequenas.

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Greta e os Gigantes” na Loja Leiturinha!

3. Rita e o Manual para ser Astronauta

Editora: Melhoramentos
Faixa etária: A partir de 8 anos

Em Rita e o Manual para ser Astronauta conhecemos a história de Rita, uma garota esperta, cheia de imaginação e que sonha em um dia ser uma grande astronauta. Ela até está escrevendo um manual com tudo o que aprende sobre o espaço, capacetes e aeronaves!

Pela janela do abrigo para menores em que mora, Rita viu a queima de fogos do ano-novo, e pediu para a estrela mais brilhante, que sua vida mudasse completamente. Após o pedido, uma luz “espantatosa” riscou o céu, trazendo para Rita TiDx10, um amigo de outro planeta, além de muitas aventuras e transformações! Aventurem-se com Rita e TiDx10 na busca por carinho, viagens para o espaço e pessoas que os amam de verdade!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Rita e o Manual para ser Astronauta” na Loja Leiturinha!

4. A Menina que Abraça o Vento

Editora: Vooinho
Faixa etária: A partir de 6 anos

A Menina que Abraça o Vento é uma narrativa de encher o coração de emoção. Este livro é um convite para sua criança assimilar, de maneira leve e delicada, a história de vida dos refugiados. Sobretudo, nos sensibilizarmos e levarmos em conta sua cultura para que possamos sempre acolhê-los.

A partir dos 6 anos de idade, a criança já é capaz de compreender assuntos delicados e ressignificá-los, por isso é tão importante falarmos sempre sobre eles com muita clareza e segurança. E a literatura sempre será aliada nessa missão!

👉 Clique aqui para ver o livro “A Menina que Abraça o Vento” na Loja Leiturinha!

5. Menina Pretinha, Menino Pretinho

Editora: Original Leiturinha
Faixa etária: Todas as idades

Nesta história Original Leiturinha, sua criança vai conhecer uma menina e um menino pretinhos, com seus amigos. A Curadoria da Leiturinha selecionou o livro Menina Pretinha, Menino Pretinho por ele apresentar crianças diversas, com diferentes cores, cabelos e condição física. Além disso, pelo seu texto rimado com ilustrações leves e delicadas é ideal para uma leitura (ou cantiga) antes de dormir. Acompanha, ainda, um QR Code que levará a família às canções do livro, belamente gravadas especialmente para as pequenas e os pequenos leitores!

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Menina Pretinha, Menino Pretinho” na Loja Leiturinha!

6. Coleção Filosofinhas

Editora: Tomo Editorial
Faixa etária: A partir de 3 anos

A Coleção Filosofinhas é uma das nossas mais incríveis sugestões de livros com mulheres inspiradoras! Com ela, os pequenos e pequenas leitoras poderão acompanhar histórias cujas personagens são grandes pensadoras, quando ainda eram pequenas. Nessas histórias sobre mulheres que marcaram a história, elas ainda são crianças, mas já apresentam algumas de suas ideias revolucionárias!

Temistocleia

Quase não há registros dessa pensadora na história, mas o fato é que Pitágoras teve nela uma grande influência e inspiração para desenvolver seus estudos matemáticos. Então, por que ela não é tão conhecida quanto o amigo? Este livro fala sobre o grande mistério do apagamento da história!

Melanie Klein

Uma mulher que pensava a infância através da psicanálise (ou seria a psicanálise, pelo viés da infância?!). Assim, essa filosofinha já se tornou leitura obrigatória para quem se envereda pelo saber sobre a criança. Que tal apresentar a uma criança um pedacinho de uma parte importante de sua obra? Vou dar uma dica: esse livro fala sobre o sentimento da inveja, mas também fala sobre a reparação!

👉 Clique aqui para conferir a “Coleção Filosofinhas” na Loja Leiturinha!

7. Você Conhece a Píppi Meialonga?

Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: A partir de 4 anos

Você Conhece a Píppi Meialonga? é uma versão para os pequeninos, com belas ilustrações, do clássico literário premiado, Píppi Meialonga. Nesta história, Píppi Meialonga chega na Vila Vilekula, e os irmãos Tom e Aninha ficam bastante felizes, pois queriam muito uma nova amiga. Mas eles têm uma grande surpresa ao descobrir que Píppi é uma menina diferente de qualquer outra: ela é tão forte que consegue carregar um cavalo sozinha e tão habilidosa que, ao mesmo tempo que faz tranças no cabelo, amarra os sapatos e, quando vai ao circo, ainda se equilibra em um arame na frente de todos! É claro que, com tanto talento, os três vão viver as mais divertidas aventuras.

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Você Conhece a Píppi Meialonga?” na Loja Leiturinha!

8. Píppi Meialonga

Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: A partir de 8 anos

Píppi Meialonga é um clássico literário premiado, muito utilizado em escolas, que todos deveriam conhecer. Píppi é uma menina muito forte, criativa, livre e amável e, sobretudo, vive uma infância nada convencional. É um livro indispensável para os momentos de leitura em família, para dar boas risadas com os pequenos ou até mesmo conversar com eles sobre assuntos importantes, como escolhas, responsabilidade, amizade e muito mais!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Píppi Meialonga” na Loja Leiturinha!

9. O Mundo no Black Power de Tayó

Editora: Peirópolis
Faixa etária: A partir de 4 anos

Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora de O Mundo no Black Power de Tayó apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é “ruim”. Mas como pode ser ruim um cabelo “fofo, lindo e cheiroso”? “Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”, responde a garota para os colegas. Com essa narrativa, a autora transforma o enorme cabelo crespo de Tayó numa metáfora para a riqueza cultural de um povo e para a riqueza da imaginação de uma menina sadia.

👉 Clique aqui para descobrir o livro “O Mundo no Black Power de Tayó” na Loja Leiturinha!

10. Hilda e o Gigante

Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: A partir de 4 anos

Hilda é uma garota esperta e aventureira que consegue fazer amizade com as mais diversas criaturas – de trolls ameaçadores a enigmáticos homens de madeira! Mas ela não está tendo a mesma sorte com um exército de elfos minúsculos e invisíveis que mora em volta de sua casa… Em Hilda e o Gigante, essa menina fará de tudo para defender seu lar e evitar uma mudança para a cidade grande. No entanto, lidar com os elfos não vai ser nada fácil – cada etapa precisa ser assinada, carimbada e encaminhada às instâncias superiores!

Enquanto lida com a burocracia, Hilda ainda terá de resolver o mistério do gigante que aparece toda noite em sua janela. Afinal, os gigantes de antigamente não tinham desaparecido. Isso mesmo! Antes de ser um seriado animado de sucesso na Netflix, Hilda aprontava todas em seus livros! Essa história em quadrinhos é a companhia perfeita que você estava esperando para acabar com o tédio e viver grandes aventuras!

👉 Clique aqui para ver o livro “Hilda e o Gigante” na Loja Leiturinha!

Dica bônus!

Coleção Humanas – Cartões

Editora: Editora Mol
Faixa etária: Todas as idades

Coleção Humanas – Cartões celebra a potência transformadora e o legado de figuras que marcaram e revolucionaram época! A coletânea em formato de box conta com 16 cartões ilustrados por artistas como Brunna Mancuso e Débora Islas, acompanhados por pequenas e inspiradoras biografias que retomam a trajetória de ativistas, educadoras, engenheiras, cientistas e líderes. São nomes lembrados por terem ousado levantar a cabeça e erguer a voz, mesmo que isso significasse enfrentar o medo, a opressão e as dificuldades impostas pela vida!

👉 Clique aqui para conferir “Coleção Humanas – Cartões” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas sugestões de livros com mulheres inspiradoras? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Categorias:
Leitura
Escrito por Sarah Helena
Mãe da Cecília, formada em psicologia, especialista em filosofia e mestranda em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

A preservação do meio ambiente é uma pauta importantíssima, que deve sempre ser levada em consideração em qualquer âmbito, seja ele familiar, social, individual, coletivo ou institucional. Há muitos anos, inclusive, esse assunto tem sido uma das principais...

O que é mediação de leitura?

O que é mediação de leitura?

Quais memórias você tem das histórias que ouvia na infância? Com certeza, havia ali uma outra pessoa te apresentando essa história, não é mesmo? Um pai, uma mãe, um avô ou uma avó, nossos irmãos ou até uma professora. Mesmo para crianças que já sabem ler sozinhas,...

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Você já deve ter ouvido a expressão: o melhor presente é estar presente! Apesar de muitas vezes repetida, sobretudo em datas comemorativas, essa frase carrega um lembrete para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, sua presença e participação ativa na criação dos...

4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

A preservação do meio ambiente é uma pauta importantíssima, que deve sempre ser levada em consideração em qualquer âmbito, seja ele familiar, social, individual, coletivo ou institucional. Há muitos anos, inclusive, esse assunto tem sido uma das principais...

O que é mediação de leitura?

O que é mediação de leitura?

Quais memórias você tem das histórias que ouvia na infância? Com certeza, havia ali uma outra pessoa te apresentando essa história, não é mesmo? Um pai, uma mãe, um avô ou uma avó, nossos irmãos ou até uma professora. Mesmo para crianças que já sabem ler sozinhas,...

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Você já deve ter ouvido a expressão: o melhor presente é estar presente! Apesar de muitas vezes repetida, sobretudo em datas comemorativas, essa frase carrega um lembrete para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, sua presença e participação ativa na criação dos...

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

Por vezes, as crianças sentem medo: medo do escuro, de dormir sozinha, de trovões, de pessoas estranhas ou fantasiadas e de mudanças, por exemplo. Além disso, muitas crianças sentem medo de monstros, já que são criaturas assustadoras e ameaçadoras para muitas delas....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!