Seu filho pergunta sobre tudo? Querer conhecer o desconhecido é fantástico! E esta dica de leitura foi feita pensando justamente nisso. Nossa próxima parada é em Saturno! Quem já sonhou algum dia em ser astronauta entende que os pequenos são fascinados por histórias espaciais, aliens e curiosidades extraterrestres. 

Por Caroline Lara | Leiturinha.

Dica de leitura: Qual é a cor de Saturno?

Autora: Cristiane Souza
Ilustrações:
Aline Assumpção
Editora: Inverso
Melhor Idade: a partir de 1 ano

Você sabia que Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar? Para você ter uma ideia, seria necessário percorrer nove vezes o diâmetro da Terra para dar uma volta completa em torno de Saturno. O primeiro a observar o planeta foi o astrônomo, físico e matemático italiano Galileu Galilei, em 1610, que apontou sua luneta rudimentar para o céu e observou o planeta.

Saturno é classificado como um “gigante gasoso”, porque é composto basicamente por gases (hidrogênio e hélio). Por essa característica, ele não possui uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um “chão” para se pisar: se fossemos para lá, iríamos afundar!!! Ao contrário do que muitos pensam, os anéis de Saturno também não são lineares, são milhares de pedras cobertas por gelo e poeira.

Quase todo mundo deve reconhecer Saturno pelos seus famosos anéis que o distingue da maioria dos demais. Mas será que você saberia dizer qual é a cor desse planeta?

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, já forneceu imagens de Saturno em várias cores, do preto e branco, ao laranja, azul, verde e vermelho… Mas, se Marte é vermelho, o Sol amarelo, o céu azul; qual será a real cor de Saturno? Qual é a cor de Saturno responde. Convidamos você e seu pequeno a desvendar esse mistério e entender as cores de Saturno nesta leitura maravilhosa!

Depois de ler, convide seu pequeno a desenhar os planetas do nosso Sistema Solar! É só soltar sua imaginação e pintar cada um da forma mais bonita que inventar.

Boa viagem e boa leiturinha!