Câmara Brasileira do Livro promove encontro entre Leiturinha e Editoras

mar 1, 2019 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Uma sala, mais de 80 pessoas e um único propósito: incentivar a leitura e tornar nosso país um lugar com cada vez mais leitores. Este foi o retrato da última quarta-feira (27/02), na Câmara Brasileira do Livro (CBL), onde a Equipe de Curadoria e Conteúdo da PlayKids esteve representando a Leiturinha em um encontro com pequenas, médias e grandes editoras.

À convite da CBL, apresentamos um pouco da história do Clube Leiturinha, do trabalho da Equipe de Curadoria, das atividades que desempenhamos atualmente, as categorias de leitura da Leiturinha. Além disso, foi uma oportunidade para as editoras conhecerem e esclarecerem todas suas dúvidas sobre o novo projeto Café com Leiturinha, a partir do qual lançamos um Edital com as premissas e critérios de avaliação da seleção de obras, com o objetivo de organizar a imensa demanda, gerar oportunidade a diferentes editoras e dar a possibilidade de conhecerem mais de perto o trabalho da curadoria de forma transparente. Ufa! Foi um encontro intenso! Na verdade, mais do que um simples encontro, foi um dia de trocas, escuta e muita inspiração para continuar cada vez mais convictos de nossa missão: incentivar a leitura por meio de momentos em família, em cada cantinho do nosso país!

A Câmara Brasileira do Livro

Fundada em 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) conta hoje com 500 associados em todo o Brasil, entre editores, distribuidores, livreiros e o setor porta-a-porta, sendo uma entidade de referência no que diz respeito ao mercado editorial brasileiro. Já são 73 anos de história, colaborando para a construção de um país com uma educação de qualidade por meio da leitura, por meio da ampliação do mercado editorial, da democratização do acesso ao livro e da promoção de ações para difundir e estimular a leitura.

Deu para entender porque a Leiturinha estava por lá, não é?

Um dia de escuta, trocas e, acima de tudo, inspiração!  

Em um dia que começou às nove da manhã e terminou somente às oito e meia da noite, a Equipe de Curadoria recebeu mais de 80 editoras, em 3 turnos diferentes, para contar um pouco sobre o Clube e esclarecer dúvidas do edital em que estão dispostos todos os critérios de seleção dos livros que compõem o Kit Leiturinha.

O principal objetivo foi estreitar o relacionamento com editoras parceiras e conhecer novas, aproximando-nos do mercado editorial, unindo forças para chegar cada vez mais longe, democratizando o acesso aos livros e a todos os benefícios que a leitura pode proporcionar, principalmente na infância.

Dentre os assuntos discutidos, falamos sobre a importância da mediação da leitura, sobre o relacionamento entre a Leiturinha e os assinantes, sobre o papel do Clube na formação de famílias leitoras e sobre assuntos polêmicos também, é claro! Assim, as editoras puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Clube, bem como um pouco sobre o perfil das nossas famílias leitoras, que hoje são mais de 135 mil em 5.100 cidades brasileiras.

Depois deste grande encontro, o sentimento é de orgulho por ter nas mãos este desafio, que encaramos como uma grande oportunidade, que é entregar mais de 180 mil livros mensalmente para pessoas dos mais diversos lugares e com diferentes contextos, crenças e valores, mas com uma coisa em comum: a preocupação de incentivar a leitura desde cedo entre seus pequenos.

Sobre o encontro, Vera Esaú, Gerente de Relações Institucionais na CBL, afirmou: “O encontro realizado na Câmara Brasileira do Livro  com a Equipe de Curadoria e Conteúdo foi um sucesso! Cynthia, Sarah e Ana tiveram a oportunidade de informar os editores sobre como o clube funciona e, principalmente, esclareceram dúvidas sobre o Edital de indicações de obras.  Certamente, Leiturinha é hoje um modelo de  negócio campeão e importante na transformação de famílias por meio dos livros e da leitura!” .

Saímos de lá inspiradas e com energias renovadas, mas sobretudo certas de que o caminho para um país mais leitor é a escuta, a empatia, a parceria e as trocas de experiências, vivências e conhecimentos.

E viva a literatura!

Leia também:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais