3 receitas de sopas deliciosas para aproveitar o inverno que chegou!

jun 21, 2019 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Entramos na época mais fria do ano. Os pássaros migram para um lugar mais quente, enquanto os ursos dormem por meses em um fenômeno chamado hibernação. A Terra está mais distante do sol, sua inclinação torna os dias menores e as noites mais longas. Esta posição do nosso planeta também é conhecida como solstício de inverno, que se inicia dia 21 de Junho e encerra no dia 23 de Setembro, dando entrada ao equinócio de primavera.

Quando este período gelado chega, nos agasalhamos, queremos muitas cobertas e comidas gostosas. Todas elas bem quentinhas, é claro! Dentre as comidas mais famosas, as sopas e caldos ocupam um lugar de destaque pela sua praticidade, nutrientes e por de esquentarem nosso corpo, nos ajudando a enfrentar os dias frios.

Pensando nisso, vamos apresentar aqui algumas receitas de sopas muito gostosas e nutritivas para fazer e comer com os pequenos. Todas elas usando vários legumes diferentes e brincando com as cores.

Que tal uma sopa toda amarelinha?

Para isto vocês precisarão dos seguintes ingredientes:

1 cebola grande picada

1 abóbora média

1 dente de alho

1 colher de chá de raspinhas de gengibre

1 pitada de Curry

Sal e pimenta do reino à gosto

Como fazer? Retire toda a casca da abóbora e pique-a em pedaços. Coloque-os para cozinhar em uma panela tampada com água. Quando a abóbora estiver bem molinha, retire-a da panela e bata no liquidificador com um pouco da água e as raspinhas de gengibre. Refogue a cebola grande picada em azeite até dourar. Acrescente o alho e, quando ele estiver torradinho, jogue o caldo de abóbora na panela e deixe ferver. Acrescente o curry, o sal e a pimenta do reino, e experimente até que o gosto esteja de acordo com o que desejam. Está pronto! É um caldo que pode ser feito em apenas 15 minutos. A abóbora é rica em beta-caroteno, fibras, vitamina C e potássio.

Dica: As sementes da abóbora também são nutritivas! Ricas em proteínas, ferro, vitamina E, vitaminas do complexo B e fibras, podem ser batidas junto no liquidificador!

Sopa verde também vale!

2 dentes de alho picados

1/2 xícara (de chá) de cebola picada

3 batatas inglesas, de tamanho médio, bem picadas

3 xícaras (de chá) de água

2 folhas grandes de couve manteiga picadas em tiras

Sal a gosto

Como fazer? Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Em seguida, acrescente as batatas picadinhas, tempere com sal a gosto e refogue por alguns minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar até as batatas ficarem bem macias. Assim que estiverem no ponto, acrescente a couve e cozinhe até ela amolecer. Desligue e espere 10 minutos para bater. Coloque tudo em um liquidificador e bata até ficar uma mistura uniforme. Caso queira ela ainda mais quentinha, vocês podem aquecê-la novamente.

Dica: Vocês podem substituir as couves por outro ingrediente, como o brócolis! Suas folhas também são nutritivas e podem entrar na receita.

Sopa vermelha de legumes é uma delícia!

1 beterraba em cubos

1 cenoura em cubos

1 batata em cubos

1 abobrinha em cubos

2 tomates sem pele e sem sementes picados

2 dentes de alho socados

2 colheres (sopa) de azeite

1 litro de caldo de legumes ou mais

Sal e salsinha a gosto

Como fazer? Refogue o alho no azeite, adicione a beterraba, a cenoura, a batata e a abobrinha e misture bem. Acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar por uns 30 minutinhos, ou até que os legumes estejam bem macios. Vá temperando com o sal até ficar do jeitinho que vocês gostam. Coloque a salsinha e pronto!

Dica: Para deixar a sopa mais encorpada você pode dar uma leve triturada com o auxílio de um mixer, mas sem desmanchar todos os legumes!

Outra dica legal, é que todas as sopas e caldos podem ser servidos com torradinhas e queijo. Deixando as receitas ainda mais gostosas!

Um livro para aproveitar o frio com receitas deliciosas

A maioria das pessoas adora comer uma sopinha bem gostosa, e cada um a prepara à sua maneira. Mas sempre tem alguém que faz uma sopa especial, e nunca revela seu mistério. Este é o caso da Vó Leninha, uma vovó que faz uma sopa deliciosa mas não conta qual o ingrediente tão especial que ela usa. Qual será?

 

Este livro está disponível na Loja Leiturinha. Boa Leiturinha e bom apetite!

Leia mais

Rafaela Martins

Acredita que a literatura e a curiosidade são caminhos para se conhecer o mundo. Através delas, nos tornarmos mais sensíveis e dispostos à uma educação coletiva e libertadora.

    Acompanhe nossas redes sociais