Com tantas frutas e legumes disponíveis o ano inteiro, é fácil esquecer que cada uma tem uma época ideal do ano para ser colhida. Algumas frutas e legumes se dão melhor com o clima frio do outono e inverno; já outras preferem os dias quentes da primavera e do verão. Estimular que as crianças conheçam e provem as frutas e legumes da estação é essencial para desenvolver o paladar delas e, claro, para diversificar os nutrientes ingeridos.

Consumir frutas e legumes da época traz uma série de benefícios, a começar pelo preço, que cai significativamente. A utilização de defensivos agrícolas também diminui, uma vez que é mais fácil ter uma boa colheita. Além disso, esses alimentos ficam muito mais saborosos e nutritivos, pois têm as condições ideais para desenvolverem ao máximo suas características.

O que seu filho pode aprender com esse assunto?

Conversar sobre as frutas e legumes da estação é uma ótima maneira de ensinar aos pequenos de onde vêm os alimentos, como as estações do ano podem influenciar a natureza e também sobre comidas diferentes. Claro, isso também pode render algumas boas brincadeiras: “Melhor aproveitar pra comer esse abacate que você só vai comer outro tão gostoso assim no ano que vem!”.

Conheça algumas frutas e legumes de cada estação

Verão

Frutas: acerola, ameixa, melão, melancia, entre outros.
Legumes: abobrinha, batata doce, inhame, tomate, entre outros.

Outono

Frutas: Abacate, kiwi, pêssego, romã, entre outros.
Legumes: Abóbora, chuchu, gengibre, mandioquinha, entre outros.

Inverno

Frutas: Caju, caqui, morango, uva, entre outros.
Legumes: Beterraba, berinjela, cenoura, vagem, entre outros.

Primavera

Frutas: Amora, jabuticaba, manga, pitanga, entre outros.
Legumes: Aspargos, pepino, pimentão, quiabo, entre outros.

Dica PlayKids:

Achou o assunto legal? Trouxemos uma dica super legal, disponível no PlayKids App, para você assistir com seu pequeno e apresentar alguns alimentos e os benefícios que uma alimentação saudável proporciona. Confira:

Leia também:

Profile photo of Leo Amaral

Midiálogo, que é um curso que mistura audiovisual com multimeios, que escreve sobre tecnologia e educação, de vez em quando precisa trabalhar com marketing e publicidade e adora desenhos animados.