Ler um livro imagem é saborear a possibilidade de mil e uma histórias em um livro só! Como a narrativa não se entrega tão facilmente por meio do texto escrito, a responsabilidade e o trabalho do leitor são maiores, no sentido de poder criar suas próprias versões, dialogando o tempo todo com a obra. Assim, os livros imagem não têm um público específico, podendo interessar crianças e adultos, colocando-os em uma relação horizontal de leitura. Além disso, o fato do texto escrito não existir, tira do adulto o papel central de mediador da leitura, possibilitando que uma criança – ainda mesmo antes do processo de alfabetização – e um adulto façam suas leituras independentes, trocando ideias e suposições, e debatendo sobre a obra.
Confira 4 dicas para ler um livro imagem com seu pequeno
1. Não tenha pressa! Para ler um livro imagem, a primeira dica é não ter pressa. É preciso ter tempo para se debruçar e se deliciar com cada detalhe das imagens. Passar as páginas bem vagarosamente, lançando um olhar atento e curioso, descobrir aos poucos as nuances da narrativa, em um fascinante exercício de desvelar o texto por detrás das imagens.
2. Deixe que os pequenos manuseiem livremente seu livro imagem, sem uma leitura prévia, isso é ótimo para que eles tenham também sua autoria na leitura da obra. Depois deste primeiro contato, pergunte ao seu pequeno o que ele achou do livro. Vá com ele, página por página e lhe pergunte o que aconteceu ali. Certamente você vai ouvir muitas versões interessantes às quais você nem imaginou!
3. Crie momentos de trocas entre vocês! Depois, conte ao seu pequeno o que você entendeu da história, deixando claro que todas estas leituras diferentes cabem no livro. E essa é a mágica do livro imagem!
4. Do meio para frente, de trás para frente, tudo misturado! O livro imagem pode ser lido assim, de forma bem doida. O importante é que ele produza sentidos para o leitor. O livro imagem é um convite a um brincar de livro e experimentar formas inusitadas de ler.
Leia também: