Dia das Crianças: 5 atividades para ser criança por um dia

out 9, 2023 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O nome pode fazer parecer que é uma data só para os pequenos, mas o Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para toda a família se divertir! Se todo o clima já é de diversão e brincadeira, por que não adultos não se permitem ser criança por um dia?

Tirar um dia para deixar de lado as preocupações e responsabilidades da vida adulta não é uma má ideia. Separe tudo aquilo que não precisa ser resolvido nesse dia e deixe para o dia seguinte. Priorize as coisas simples e, preferencialmente que podem ser realizadas com toda a família.

Preparamos uma lista com 5 atividades que vocês podem fazer para lembrar como é ser criança por um dia. Então, coloque uma roupa confortável que você não liga de sujar, coloque o telefone no mudo, sente-se no chão com os pequenos e divirta-se!

5 atividades para ser criança por um dia

1. Construir um castelo na sala

Lembra que com algumas cadeiras, um cobertor e algumas almofadas a gente conseguia transformar toda a sala de casa em um castelo incrível? É bem provável que você não se lembre da última vez que fez isso. Que tal mudar isso nesse Dia das Crianças?

Tire da sala os objetos frágeis que estejam em cima de mesas e prateleiras mais baixas para evitar qualquer preocupação. Afinal, é para ser criança por um dia mas podemos aproveitar a experiência de ser adulto para deixar as coisas mais tranquilas.

2. Guerra de bexigas de água

Sobrou alguma bexiga do último aniversário? Esse é o momento pra dar um fim em todas elas! Chame os pequenos para ajudar a encher as bexigas junto: é uma oportunidade interessante de mostrar como o trabalho em equipe deixa as coisas mais fáceis. Se os pequenos têm dificuldade para encher e amarrar as bexigas, encare como parte da diversão. A água foi pra tudo quanto é lado? Já é uma vantagem na guerra de bexigas!

Lembre-se de explicar para os pequenos até onde a guerra de bexiga pode acontecer. Se for no quintal, diga que não vale dentro de casa. Se for em uma praça, explique que não é legal molhar quem não está participando da brincadeira (inclusive, diga que cada bexiga que não é usada com quem está brincando é uma bexiga a menos para a diversão).

3. Levar brinquedos para viajar

Essa é a atividade mais difícil de deixar as preocupações de adulto de lado! Mas vamos lá: que tal brincar junto com o pequeno e seus brinquedos no “pior” lugar de todos, na terra? Sim, isso mesmo!

Ajude seu pequeno a escolher os brinquedos mais fáceis de lavar (geralmente são os de plástico) e que não possuem peças pequenas que podem se perder. Avise que vocês vão levar os brinquedos para viajar até o jardim ou gramado mais próximo em uma aventura pela natureza. Daqui em diante, deixe os pequenos guiarem a viagem. Não tenha medo de sentar na grama, sujar a roupa e até mesmo cavar com as próprias mãos!

4. Brincar na chuva

Começou a chover e parece que não dá para brincar lá fora? Desde quando chuva precisa ser uma coisa chata? Vistam-se com as roupas que possam molhar e preparem-se para a guerra dos pulos em poças de água!

Vocês também podem aproveitar para brincar de escutar os diferentes sons que as gotas de chuva fazem quando caem em diferentes lugares e superfícies. Vocês podem usar panelas, bacias, sacolas plásticas e o que mais puder ser molhado.

Além de ser muito divertido brincar na chuva, não tem coisa mais gostosa do que um banho bem quentinho depois, não?

5. Curtir desenhos juntos

Assistir qualquer coisa quando a gente cresce fica um pouco burocrático: deitar no sofá, ligar a TV, passar um tempão escolhendo alguma coisa, pensar no que comer enquanto assiste…

Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida, e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.

    Acompanhe nossas redes sociais