O que fazer em dias de chuva com as crianças?

abr 6, 2018 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Passar o tempo com os pequenos é sempre motivo de muita alegria e também é preciso muita disposição, não é? Haja energia e criatividade para acompanhar o ritmo da criançada. Em dias de chuva então… Nem se fala! O que fazer para passar o tempo e distrair os filhos quando o sol insiste em não aparecer? Para ajudar mamães e papais, nós preparamos aqui uma lista com 10 dicas de o que fazer em dias de chuva com os pequenos. Confira!

1. Jogos

Os jogos podem ser um meio de entretenimento para toda a família, já que muitos deles remetem às brincadeiras antigas, que ainda hoje divertem crianças de todas as idades, como stop, ligue os pontos, colorir e adivinhas. Além de desenvolver aspectos cognitivos, reforçar conteúdos aprendidos e estimular habilidades psico-motoras, os jogos e brincadeiras ainda contribuem no fortalecimento  dos vínculos familiares.

Descubra os benefícios dos jogos para as crianças.

2. Jogo dos 7 erros humano

Essa é a prova de que com um pouco de criatividade, não há tédio que resista! Com certeza vocês já conhecem o jogo dos 7 erros, não é? Nesta versão da brincadeira, vocês vão escolher um cômodo da casa. Escolhido o local, você vai pedir para que seu pequeno observe-o atentamente durante um tempo (entre 30 segundos e um minuto). Depois de olhar com bastante atenção cada detalhe, ele vai se retirar do cômodo e você vai alterar a posição ou retirar/incluir 7 objetos. O resto você já deve imaginar… Seu pequeno retorna para o ambiente e tenta descobrir quais são os 7 erros! Depois vocês podem inverter: ele modifica os objetos e você adivinha!

3. Perguntas e Respostas

Desafios e jogos de perguntas e respostas para crianças são os preferidos dos pequenos que já estão em idade escolar, especialmente a partir dos seis anos, quando noções de regras estão em pleno desenvolvimento. Além de divertidos, eles envolvem toda a família, trazendo muitos aprendizados e curiosidades! Vocês podem definir um tema de interesse e vocês mesmos montarem o jogo de perguntas e respostas!

Confira: Sabia que os jogos de perguntas e respostas podem contribuir com o aprendizado das crianças?

4. Mímica

Hum… Quem não adora brincar de mímica? Essa é uma brincadeira que sempre rende boas risadas! Vocês podem brincar de adivinhar um filme, uma profissão, um personagem, um esporte ou tudo o que a imaginação permitir! E o melhor é que para essa atividade, só é necessário um pouco de criatividade e disposição. O resultado? Diversão garantida!

5. Teatro de fantoches

Além de espantar o tédio, o teatro de fantoches é uma ótima maneira de estimular a linguagem e estreitar os vínculos de afeto entre pais e filhos. Vocês podem utilizar fantoches que vocês já tenham ou improvisar usando a criatividade, fazendo fantoches com meias, palitos de sorvete ou, até, com os brinquedos do seu pequeno. Vocês podem criar um espetáculo juntos ou se revezar e cada hora um é a plateia!

6. Sessão cinema

Esse já é quase um clássico em dias de chuva! Basta fechar as cortinas, preparar o ambiente, fazer a pipoca, escolher o filme e apertar o play! Para se inspirar, confira esta lista com 20 filmes infantis para assistir em família!

7. Partiu cozinhar!

Está chovendo? Que tal aproveitar para testar aquela receita nova? Afinal, cozinhar com os pequenos é sempre uma delícia, além de pura diversão. Depois de preparar um prato bem gostoso, vocês podem deliciá-lo juntos!

Confira aqui 4 receitas para fazer com as crianças.

8. Momento de leiturinha

Outra ótima ideia para os dias chuvosos é fazer uma tarde de contação de histórias. Escolham os livros favoritos do pequeno e preparem-se para uma verdadeira maratona de leitura! Vocês podem se revezar e, cada hora um conta a história, enquanto o outro é o espectador da vez. Não há dúvidas de que será um momento delicioso e cheio de afeto!

Confira 7 dicas para ser um bom contador de histórias para os pequenos!

9. Som na caixa

Que tal aproveitar o tempo em casa para cantar e dançar ao som de boa música? Vocês podem montar uma playlist temática e se divertir montando coreografias ou fazendo um karaokê! Lá no nosso Spotify, temos várias playlists que vão colocar adultos e crianças para dançar!

10. Arrumando a bagunça

Por fim, vocês também podem aproveitar o “tédio” para colocar a bagunça em ordem! Que tal uma super arrumação nos armários do escritório, do quarto ou nas gavetas da sala? Além de deixar tudo bem organizadinho, vocês podem separar objetos e roupas que já não utilizam mais para doação e até relembrar antigas fotografias de família!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais