Motivos para visitar uma biblioteca não faltam – aliás, já demos vários aqui no Blog Leiturinha (confira em  Por que levar seu pequeno à biblioteca?). Além de ser uma forma eficaz e gratuita de incentivar a leitura, as bibliotecas são importantes centros culturais e históricos, guardando a memória, a cultura e o conhecimento de toda uma nação!

Mas se você precisa de um incentivo a mais para correr para a biblioteca, aqui vão mais cinco bons motivos: 5 bibliotecas do Brasil que você vai se encantar e ficar morrendo de vontade de conhecer. Confira:

1. Biblioteca de São Paulo (São Paulo – SP)

Foto: Reprodução

Instalada na área da antiga Casa de Detenção Carandiru, a Biblioteca de São Paulo (BSP) foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010 e possui uma área de 4.257 metros quadrados e um acervo com mais de 40 mil obras, entre livros, discos e filmes. Em reconhecimento ao importante trabalho realizado, a BSP já recebeu premiações como o Prêmio IPL 2016 como Melhor Biblioteca do Ano e o Prêmio Ações Inclusivas 2013 da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para visitar, basta ir à Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, em São Paulo (SP).

2. Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo – SP)

Foto: Reprodução

Inaugurada em 1926, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) foi a primeira biblioteca pública de São Paulo, sendo, hoje, a maior da cidade e a segunda maior do Brasil, além de ser uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Seu acervo conta com 3 milhões de itens, entre livros, revistas, mapas e multimeios – entre eles, a Seção de Obras Raras e especiais, e um dos maiores acervos de livros de arte de São Paulo. Para visitar, o endereço é Avenida São Luís, 235, em São Paulo (SP).

3. Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro – RJ)

Foto: Reprodução

Com mais de 200 anos de história, a Biblioteca Nacional (BN) é a mais antiga instituição brasileira e a maior e mais importante biblioteca do país, além de ser a maior de toda a América Latina e considerada pela UNESCO uma das principais bibliotecas nacionais do mundo! Fundada pela Família Real, em sua chegada ao Brasil, a BN conta hoje com um acervo com cerca de 10 milhões de itens, entre livros, manuscritos, jornais, fotografias e documentos. Para conhecer, o endereço é  Av. Rio Branco, 219, Rio de Janeiro (RJ).

4. Biblioteca da Floresta (Rio Branco – AC)

Foto: Reprodução

A Biblioteca da Floresta é um importante centro de pesquisa que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável, disponibilizando um acervo especializado em assuntos e autores da Amazônia e do Acre. Ela está localizada na capital do Acre, Rio Branco, na Travessa Campo do Rio Branco.

5. Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Salvador – BA)

Foto: Reprodução

Com um acervo de 600 mil obras, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia é a mais antiga da América Latina e a primeira biblioteca pública do Brasil. Localizada na capital baiana, seu endereço é Rua General Labatut, 27.

E você? Frequenta a biblioteca da sua cidade? Envie a foto dela aqui para a gente!

Leia também:

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.