6 curiosidades divertidas sobre o Fundo do Mar

fev 13, 2019 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Se o seu pequeno ou pequena gosta do mar e dos animais marinhos, com certeza irá amar essa lista com 6 curiosidades divertidas sobre o Fundo do Mar! Afinal, que criança não gosta de algum fato diferente ou inusitado sobre um tema de seu interesse? E com tanto ainda a ser descoberto debaixo d’água, a curiosidade dos pequenos aqui se torna perfeitamente alinhada com a de cientistas e exploradores do mundo inteiro! Pois bem, confira agora mesmo curiosidades incríveis sobre o fundo do mar!

6 curiosidades sobre o Fundo do Mar

1. O lugar mais profundo do mundo fica na Fossa das Marianas

O ponto mais profundo dos Oceanos e, consequentemente, do mundo inteiro, fica bem no fundo da Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, próximo ao Mar das Filipinas. Sua profundidade é de 11 km, a mesma distância entre os aviões em voo e o solo.

2. O Oceano Pacífico é o maior oceano do mundo

Não só é o maior oceano do mundo, como também cobre quase 30% de toda a superfície do Planeta Terra. A biodiversidade desse oceano, bem como suas diversas rotas comerciais, o tornam também fundamental para a economia mundial.

3. Estima-se que a ciência não conheça dois terços de toda a vida marítima

Hoje, cerca de 220 mil espécies marinhas já foram catalogadas pela ciência. Porém, estima-se que o número total seja entre 700 mil e 1 milhão de espécies. Ao ritmo de quase 2000 espécies por ano, a ciência lentamente caminha para entender mais desse ambiente tão incrível.

4. Menos de 5% dos oceanos já foi explorado

Por mais que tenhamos áreas inteiras da ciência dedicada a eles e tantas tecnologias para explorar esses oceanos, apenas uma parte ínfima foi devidamente mapeada até hoje. Há quem diga que temos melhores mapas de Marte do que do Fundo do Mar!

5. Pode ser que existam mais artefatos submersos do que em todos os museus

Não é possível saber com exatidão quantos navios já naufragaram em todos os mares do mundo. Muito menos saber quais tesouros cada um deles transportava. Além deles, existem também muitas cidades que foram submersas devido a terremotos e deslizamentos de terra. O limite para a riqueza dos tesouros que podem estar escondidos nesses lugares é somente nossa imaginação.

6. A Lua e o Sol são os responsáveis pelas ondas e marés

É comum ouvirmos que a gravidade da Lua é a responsável pelo movimento das marés, mas esse não é o único fator dessa equação. Na verdade a ação combinada da gravidade tanto da Lua quanto do Sol, agindo também sob a gravidade da própria Terra, é a grande responsável. Ou seja, é um processo bem complexo! Inclusive, os pequenos exploradores já passaram pelo Espaço e aprenderam um pouquinho sobre a gravidade, sabia?

E se você gosta de curiosidades, nossa turminha de exploradores já passou por vários lugares! Leia mais:

Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida, e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.

    Acompanhe nossas redes sociais