A importância da imaginação para nossos pequenos

set 29, 2017 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A coruja que me contou

Você sabe por que os animais são protagonistas das histórias infantis? A natureza desperta a percepção e a compreensão dos pequenos para o mundo externo. Quando novinhos, os pequeninos, ainda não conseguem fazer algumas associações e, por isso, às vezes recorremos à nossa imaginação para explicar alguns temas a eles.

Leia também: Os animais nas histórias infantis: Descubra a importância da fantasia para seu filho

No mês de agosto, a Leiturinha enviou um livro especial para os pequenos leitores: A coruja me contou. O  tema deu o que falar! A autora, Lulu Lima, falou um pouco sobre o processo de criação da obra para nós:

A Coruja que me contou” é uma obra muito sonhada. Ela tem a intenção de acordar nas crianças toda a criatividade que existe nelas! Fazer com que elas olhem para o mundo ao seu redor e se perguntem: como tudo ficou assim?

Pensando nisso que eu criei a personagem da Dona Coruja, uma verdadeira contadora de histórias da natureza. Ela tem resposta para absolutamente tudo: Como os pássaros ficaram coloridos? Como a girafa ficou pescoçuda? Quem inventou o primeiro pôr-do-sol? De onde veio o porco-espinho?  E pode apostar que as respostas são as mais fantásticas possíveis!

As explicações científicas e didáticas são muito importantes, mas isto as crianças já recebem na escola. A intenção aqui é fazer com que estas mesmas perguntas sejam respondidas a partir da imaginação e, com isto, abrir um mundo de possibilidades!

Eu acredito que a criatividade é uma ferramenta essencial para qualquer futuro que seja construído, faz a diferença em qualquer profissão. A minha vida é sempre desenhada e colorida pela criatividade!

Veja também o recadinho que a autora deixou para a gente:

Os pequenos respondem!

IMG_7716

A autora Lulu Lima

Segundo a autora, este é o primeiro livro da editora em que as crianças podem, de fato, interagir em tempo real com a obra. Isso porque, nas últimas páginas do livro, estão escritas oito perguntas para que as crianças inventem suas próprias histórias sobre a natureza das coisas, se tornando pequenas escritoras!

Depois de responder essas perguntas, as histórias são enviadas para a Dona Coruja, através do site ou do e-mail. Recebemos algumas das histórias incríveis que nossos pequenos leitores criaram. Confira:

O que o Hipopótamo tanto faz embaixo d’água?

“Nós não sabemos, mas lá embaixo existe shopping e cinema para os hipopótamos. Por isso, eles podem fazer muitas coisas legais embaixo da água. Eles assistem filme, comem pipoca, brincam com os amigos. Na terra, eles vem só pra dar uma olhadinha no movimento. Eles olham a gente no zoológico e nos acham engraçados. Assim como nós vamos ao zoológico para vê-los, eles vem para cima da terra para ver a gente”. (Resposta do pequeno leitor Daniel Veiga)

Como os pássaros ficaram coloridos?

“Os anjos ficaram parados nas nuvens e, com os seus pincéis, começaram a pintar o arco-íris. Os passarinhos acharam tão lindo, que começaram a passar debaixo do arco-íris. Todos adoraram a brincadeira, mas eles ainda não eram coloridos. Foi quando começou a chover e as gotas de chuva que passavam pelo arco-íris, se tornaram gotas coloridas!  Assim, quando caíam nos pássaros que voavam embaixo, eles ficavam coloridos. Quanto mais gotas coloridas caem, mais os pássaros ficam coloridos!” (Resposta da pequena leitora Marina Stael Faria)

Como acenderam o sol?

“Um milhão de anos antes do big bang, uma nuvem espacial foi dividida em duas partes! A primeira esquentou e virou o sol! A segunda virou o  big bang!” (Resposta do pequeno leitor José Henrique)

E seu pequeno, também adora explorar a imaginação? Compartilhe aqui com a gente as histórias fantásticas que ele criou para responder essas e outras perguntas!

Leia mais:

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais