A literatura infantil brasileira é riquíssima, cheia de autores, autoras e histórias que marcaram gerações de crianças, tornando-se verdadeiros clássicos! Afinal, quem aqui não conhece pelo menos um livro infantil de Ziraldo, Monteiro Lobato, Ruth Rocha ou Lygia Bojunga Nunes, por exemplo?
Aliás, algumas dessas histórias fizeram taaanto sucesso que acaram até se tornando filmes, ganhando as telonas do cinema em adaptações lindas e emocionantes. Em uma homenagem a toda a diversidade e riqueza da nossa literatura brasileira, nós reunimos aqui 5 livros infantis que marcaram a literatura infantil brasileira. Confira:
1. A bolsa amarela – Lygia Bojunga
Raquel é a filha caçula em uma família que não leva muito a sério seu universo infantil. Ela tem três principais desejos: ser gente grande, ter nascido menino e virar escritora. Uma bolsa amarela, vinda dos desapegos da tia, parece ser o lugar ideal para abrigar esses desejos e outras histórias, em uma narrativa que mescla o real e o imaginário. Esta obra premiada é uma das mais importantes da autora Lygia Bojunga Nunes.
2. Marcelo, marmelo, martelo – de Ruth Rocha
Os personagens dos três contos deste livro são crianças que resolvem seus impasses com muita vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela superam as diferenças e Caloca compreende a importância da amizade. Ruth Rocha torna encantada qualquer situação por mais comum que pareça…
3. O meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos
Uma emocionante história de Zezé, um garotinho de 5 anos de uma família grande e carente. Zezé toma conta do seu irmão mais novo, enquanto seus pais enfrentam dificuldades para sustentar os filhos. Este livro também virou telenovela e foi sucesso nas telas de cinema.
4. A história dos pingos – Mary França
Apesar de semelhantes, cada pingo tem sua cor… Este livro, escrito por Mary França, revela a criação dos 7 personagens: Pingo-de-Flor, Pingo-de-Fogo, Pingo-de-Ouro, Pingo-de-Sol, Pingo-de-Mar, Pingo-de-Céu e Pingo-de-Lua. Ao longo da história, os pequenos leitores desvendam as relações entre as cores dos pingos e a personalidade de cada um. A leitura também é um momento de descoberta para as crianças que se identificaram com as características de cada pingo.
5. O Menino Maluquinho – Ziraldo
O menino maluquinho é uma série de quadrinhos eternizados na infância de muitas crianças. O Menino Maluquinho saiu das páginas dos livros para a TV, virou série, novela, peças teatrais, filmes, óperas e tema de diversos produtos infantis.
E você? Qual clássico da literatura infantil brasileira marcou a sua infância?
Leia mais: