Livros para se divertir e aprender em família

abr 29, 2020 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O tempo é valioso e, quando ele está dando sopa, sobrando em casa, é melhor aproveitar pra aprender algo novo que seja, ao mesmo tempo, prazeroso! Os livros de não ficção são perfeitos para esse fim. Sem cair no didatismo, eles ensinam com informações adequadas à linguagem infantil sem deixar de lado a diversão e a imaginação. São livros para se divertir e aprender, ao mesmo tempo!

Eles possuem muitos benefícios…

Um bom livro de não ficção é um grande aliado ao desenvolvimento infantil e ao aprendizado escolar. Pode estar presente nos momentos mais leves de leitura em família e tratam de temas despretensiosos. Os assuntos, sempre ligados aos interesses dos pequenos, também oferecem informações confiáveis e ligadas à realidade. Enfim, são um elo entre o aprendizado e a diversão!

Dica da Loja Leiturinha: livros para se divertir e aprender em família!

Sabendo de tudo isso, a Loja Leiturinha selecionou ótimas opções de livros para se divertir em família. Publicados pela Editora Biruta, eles vão agregar conhecimento e diversão para este período, em que as crianças estão em casa. São livros para o processo de alfabetização e outros que irão instigar a curiosidade nos pequenos.

1. Vamos Brincar? Os Amigos e as Amigas do Maui de A a Z

Pensando no momento de letramento e alfabetização dos pequenos, indicamos este livro para uma alfabetização divertida e lúdica. Para auxiliar pais, mães e educadores nessa tarefa, este livro também é uma forma de incentivar o gosto pela leitura desde cedo.

2. Você Sabe Tudo Sobre Dinossauros?

Se você tem um pequeno apaixonado por dinossauros este é o livro certo. Lila Prap apresenta com humor as curiosidades e informações mais importantes sobre os seres mais fantásticos que já viveram na terra! Tudo isso aqui, neste livro premiado!

3. Você Sabe Tudo Sobre Cachorros?

Você quer saber um pouco mais sobre o melhor amigo do homem? Por que eles obedecem às pessoas? Por que latem e rosnam? Por que levantam as patas por todos os cantos? Por que querem cheirar o traseiro de todos os cachorros que encontram? Por que colocam a língua para fora ou por que perseguem gatos? Você descobrirá as respostas neste livro. E mesmo assim, se ainda não ficar satisfeito, o jeito vai ser perguntar ao seu cachorro.

Dica extra para os leitores fluentes!

Este não é um livro de não ficção. Mas ele apresenta tantas informações reais e úteis que não poderia deixar de estar entre as dicas.

Um Lençol de Infinitos Fios

Este livro nos mostra como é possível abordar de forma leve e acessível temas tão sérios e atuais. Por exemplo, a questão dos imigrantes e refugiados, a constituição do Brasil e o grande caldo cultural do qual somos feitos. Por meio de elementos que ensinam, sem cair no didatismo, este livro é uma grande oportunidade de expandir os horizontes e se colocar no lugar do outro. Através desta história, é possível olhar para questões e problemáticas globais, sem perder de vista o indivíduo e sua história. Isso nos rende boas e grandes emoções!

Viva! 20 anos da editora Biruta! 

Ah, e este mês não poderíamos deixar de falar sobre o aniversário de 20 anos da Editora Biruta, nossa parceira tão inspiradora! 

Na pegada de aprender curiosidades divertidas, sabe o que significa a palavra “biruta”?

A editora nos conta! 

“Biruta é um instrumento antigo que indica a direção do vento. Instrumento simples, mas extremamente eficaz e preciso. Tão eficaz que não foi abandonado sequer nos espaços em que se emprega a tecnologia mais avançada! Mesmo considerando todo o avanço tecnológico, este instrumento nunca deixou de ser utilizado. Qualquer aeroporto e heliporto, em todo o mundo, conta com uma biruta. Acreditamos que o livro é o meio mais eficaz para garantir e difundir o conhecimento. Todos os modernos meios eletrônicos somam, agregam e acrescentam, mas não substituem o livro.”

E agora, um pouquinho da história dessa casa de livros tão querida!

Editora: A Editora Biruta nasceu em uma vila bem florida, lugar muito sossegado, no miolo barulhento de São Paulo. Isso foi um estímulo para que nossos sonhos florescessem e tomassem a forma que têm hoje. Foi criada no ano de 2000 pelas sócias Eny Maia e Mônica Maluf (mãe e filha) e tem seu foco na Literatura Infantil e Juvenil. Mas nem sempre foi assim…

Nos nossos primeiros anos de vida, a Biruta publicou títulos na área de Educação, Cultura e Política. Eny, que sempre esteve à frente da área editorial, é formada em pedagogia e foi professora, secretária de educação, consultora… Toda sua jornada esteve ligada à educação.

Ao longo desses anos nossa proposta original foi mantida e vem sendo, a cada dia, aprimorada. Sempre entendemos o livro como um conjunto harmonioso de texto, projeto gráfico e ilustração. Assim, desde a sua criação, a equipe da editora selecionou e apresentou textos literários que desafiam os leitores, com ilustrações e projetos gráficos ousados e instigantes – resultando em publicações com qualidade e com uma identidade própria (bem birutinha!), e que, principalmente, respeitam a inteligência do leitor – sempre de maneira lúdica e inventiva.”

Gostaram?

Então, para garantir seus livros birutinhas e cheios de informação e aprendizado, corre lá na Loja Leiturinha!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais