O Transtorno do espectro autista (TEA), como já se sabe, é uma condição psíquica com diversas características, tão diversas quanto são as pessoas portadoras do autismo. Há crianças que apresentam fixação em objetos específicos, dificuldades em olhar nos olhos dos outros e de estabelecer vínculos afetivos com pessoas fora do vínculo familiar, além da dificuldade em demonstrar suas emoções e sensibilidades sinestésicas específicas e comportamentos estereotipados.
Mas tudo isso é muito relativo, já que cada pessoa apresenta um espectro do autismo. E o espectro é muito amplo, o que nos leva a nos questionarmos sobre algo mais singular e mais assertivo: quem é essa criança com autismo? Mas não só. Quem é ela para além do autismo. Quais são suas áreas de interesse? Do que ela não gosta/suporta? O que desperta sua atenção? E, por fim e mais importante, como eu posso me conectar com essa criança?
Como a literatura pode apoiar crianças com autismo?
Os livros são um dos instrumentos mais potentes para se estabelecer uma conexão significativa com as crianças. Ler para uma criança em voz alta favorece o contato olho no olho, pele com pele (leitura no colo), a aquisição da linguagem e da leitura e interpretação de texto e contexto.
Mas quais livros ler para crianças com autismo?
Eu diria: todos!
A depender dos gostos prévios da criança, você pode selecionar aqueles com maior potencial de serem aceitos de primeira, ou, desejando introduzir novos assuntos e estímulos, testar livros ainda desconhecidos pela criança.
Mais que ler livros, é preciso ler a criança.
Como ela recebe este estímulo da leitura? Como reage a ele? Quais as brechas/possibilidades de inclusão da leitura no dia a dia?
Se um livro não deu muito certo, que tal tentar entender o que incomodou a criança e oferecer um livro diferente da próxima vez? Levar a criança para escolher o livro também pode ser uma opção interessante, a depender do interesse dela em fazer isso. Além disso, saber o que não deu certo também é uma forma de conhecer melhor sua criança – nós somos o que negamos/recusamos também.
Há livros específicos sobre o autismo, com personagens que apresentam um espectro autista e que também podem ser interessantes por mostrarem às crianças cenas, personagens e situações nas quais elas podem se identificar. Estes livros podem ser ótimos também para disparar conversas com as crianças.
Temas específicos podem ser trabalhados por meio da literatura também como por exemplo: emoções e sentimentos, vida escolar, amizade, família, e muito mais. A literatura é sobretudo uma forma de entrar em contato consigo mesmo, mas também pode ser o ponto de partida para conversas delicadas e necessárias com as crianças (com e sem autismo!).
Conta pra gente, você tem uma criança com autismo? O que já leu para ela? O que ela mais gosta de ler/ouvir?
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