Ler com as crianças: uma forma de conectar pai e filho

fev 24, 2023 | Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Com que frequência você lê para o seu filho ou para a sua filha? E com que frequência você lê com o seu filho ou com a sua filha? Pai, não há nenhuma armadilha e nem julgamento nestas perguntas, mas aqui há um incentivo! Vamos falar sobre a importância de ler com as crianças. 

É muito provável que ao te perguntar quem lia ou contava histórias para você na sua infância, a imagem da sua mãe seja a primeira coisa a te aparecer na memória. Já que muitas vezes, quem ocupou este lugar foram as mulheres. Isso faz parte dos estereótipos machistas de cuidado. Temos dialogado sobre isso na nossa coluna há alguns meses. E eu desejo, de verdade, que este nosso espaço esteja te ajudando a romper com esse lugar. 

Confira meus outros textos aqui no Blog Leiturinha:

Cuidado não tem gênero! Logo, cuidar é coisa de todos e todas! 

No meu livro Quinzinho, já enviado no Clube Leiturinha, o pai do menino Joaquim conta histórias para ele e isso fortalece os vínculos da relação que eles têm. Sempre que eu encontro crianças pequenas para conversar sobre o livro, elas falam sobre isso. Enquanto o pai de Quinzinho conta histórias para ele, o menino retoma o brilho nos olhos, ao mesmo tempo que eles se tornam mais companheiros. Aqui mora a primeira dica importante deste texto, pai: Ler para a sua criança fortalece a relação entre vocês. Esse já é um grande motivo para que você acompanhe este texto até o final! 

10 dicas para ler com as crianças 

Que tal começarmos com algumas dicas que ajudem no momento de leitura para o seu pequeno ou a sua pequena:

  1. Reserve um tempo de qualidade para ler um livro para a criança 
  2. Separe um livro com carinho e cuidado, a partir da idade da criança 
  3. Se a criança for muito nova, pai, não esqueça de fazer os sons que o livro propõe. Isso ajuda a entreter a criança e a faz entrar na história 
  4. Desligue-se do telefone e outros aparelhos eletrônicos no momento da leitura. O seu pequeno ou a sua pequena merece e precisa da sua atenção integral neste momento! 
  5. Sente de frente para a criança para ler 
  6. Leia pausadamente e dando a entonação que a história convida 
  7. Crie um ambiente para ler a história. Vá para um cômodo da casa onde a criança vai prestar a atenção
  8. Mostre as imagens do livro para a criança! Deixe ela acompanhar a história paulatinamente! Conte a história na cadência que a história pede! 
  9. Se a criança pedir para repetir a história, repita! É sinal de que ela gostou da história e da forma que você contou para ela! 
  10. Ler histórias que favoreçam a diversidade, a empatia e o cuidado é importante para o desenvolvimento de crianças que, futuramente, serão empáticas e cuidadosas com as outras pessoas

Já no início da vida da criança é possível criar esse ambiente lendo a criança em diferentes momentos. Lembro-me que quando minha filha era menor, eu aproveitava a hora do banho para contar histórias e ela adorava! Caso você deseje ler para a sua criança durante o banho, aposte nos livros de banho. O importante, pai, é você deixar a criança tocar no livro, folhear o livro e se divertir. Sim, o livro é uma diversão! Ter contato com o livro e entender que estar com ele é um momento lúdico é um bonito e importante processo de formação de novos leitores e novas leitoras! Fazer isso em família é ainda mais forte e potente! 

Por meio das histórias, as crianças poderão aprender muito sobre cuidado, sobre proteção, sobre a relação com o outro, sobre antirracismo e empoderamento racial, sobre afeto e autoestima. Dessa forma, toda vez que você lê com a sua criança, você está contribuindo para os aspectos de cidadania que são importantes no seu desenvolvimento. Ler com as crianças contribui para o desenvolvimento criativo e cognitivo delas. Utilize os momentos seguintes à leitura para relembrar com a criança as personagens do livro e sobre a história. Esses momentos, sem dúvida, ficarão guardados na memória da sua criança. 

Leia também: 

Luciano Ramos

Historiador de formação, com especialização em desenvolvimento infantil pelo núcleo latino-americano da Universidade de Harvard, especialista em paternidades e masculinidades, Consultor em Projetos que incentivam o empoderamento de crianças, adolescentes e jovens negros, além de práticas antirracistas. *Luciano foi convidado pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais