O aprendizado de inglês sempre foi algo que as pessoas julgaram como necessário para um bom crescimento profissional. Se antigamente, quando éramos crianças e adolescentes já se falava que era necessário saber inglês, imagina hoje em dia?
Hoje, se comparado ao passado, muito mais pessoas têm a possibilidade de pegar um avião e ir para qualquer lugar do mundo, assistir a filmes em inglês quando quiser ou, ainda, ter o mundo na palma da mão por meio da internet, celular, enfim…. Sabendo disso, a gente já pode afirmar que é super importante saber falar inglês, certo?
Tá, mas por que estimular o aprendizado de inglês ainda na infância?
Por que não esperar a criança ser alfabetizada, falar bem ou aprender depois de adolescente ou na vida adulta? Por que logo na infância?
A infância é um momento extremamente importante para o desenvolvimento desse futuro adolescente/adulto. É na infância que formamos nosso caráter, que criamos as melhores memórias para quando crescermos, que os aprendizados se solidificam e que temos nossas primeiras podas neuronais (calma que já explico sobre isso!).
Nosso cérebro, na infância, está no pico da neuroplasticidade
– que é a flexibilidade de absorver tudo o que nos é exposto e a facilidade de adquirir e aprender tudo. Consequentemente, é biologicamente muito mais fácil aprender inglês ainda na infância do mais velho. Mas tem mais: o controle inibitório (que é a capacidade de inibir respostas ou atitudes erradas) começa a ser fortificado entre os 4 e 6 anos, e sabe o que ajuda a deixá-lo mais robusto? É óbvio que é o bilinguismo! E a criança vai crescer e se desenvolver tendo essa – e muuitas – outras vantagens durante seu crescimento.
Estimular o inglês na infância é o maior presente que você pode dar para o futuro e o presente de uma criança.
É o poder de mudar a vida dela para sempre, durante a infância, a vida adulta e a velhice (porque, sim, o bilinguismo traz vantagens para todos esses momentos da vida!)
E, cá entre nós, eu não entendo o motivo de tanta gente criticar o bilinguismo na infância e querer que adolescentes passem a amar o inglês do nada. Essa relação é e será construída durante anos, não vai ser uma “chavinha” que vai mudar isso.
Por isso, aproveite essa janela de oportunidades que a vida e o cérebro da sua criança te dão para estimular o quanto antes.
E você já sabe que ler é um grande passo para isso, né? O Flap, novo clube de assinatura de livros em inglês da Leiturinha, tem livros escolhidos a dedo e com temas lindos e leves para você e sua criança.
Leia outros artigos sobre bilinguismo infantil: