leitura em inglês

O que a leitura em inglês estimula na criança?

Todo mundo sabe que ler amplia a visão de mundo, estimula a criatividade, auxilia na escola, além de que criança leitora é a coisa mais linda do mundo! (e digo isso com propriedade porque aqui, temos um mini leitor apaixonado pelo mundo dos livros.)

Mas, você sabia que ler em inglês estimula mais ainda a alfabetização e traz mais interesse pela leitura? Sim! Uma pesquisa de Bialystok (2010) mostra que crianças que são expostas a leitura em mais de uma língua, têm mais facilidade em serem alfabetizadas e geralmente se interessam pela leitura! Dado incrível, né? Mas… como colocar isso em prática aí na sua casa?

Leia mais:

👉 Como introduzir o inglês em casa?

👉 Conheça o Flap, o Clube de livros infantis em inglês da Leiturinha

👉 Bilinguismo infantil: mitos e verdades

 

Como estimular a leitura em inglês em casa?

Primeiramente, é ter livros em inglês (e no final desse artigo vou te dar uma mega dica de onde encontrá-los!) e expor esses livros para a criança, ou seja: sem forçar a barra, mas trazendo naturalidade para o processo de leitura. Depois, é começar a ler em inglês para a criança – e já falamos em outro artigo sobre como fazer isso mesmo sem ser fluente – utilize estratégias que faça a criança querer ter essa rotina de leitura: leia antes de dormir, mostre as figuras ou misture os idiomas se e quando necessário, mas evite traduzir, ok?

Um outro estímulo muito grande da leitura em inglês é o próprio inglês! Com esse hábito, aprimoramos o nosso desenvolvimento no inglês e estimulamos na criança! Quem não quer ver o filho se interessando pelo idioma em casa, né? 

A leitura em inglês e a alfabetização

A leitura também estimula áreas importantíssimas para o processo de alfabetização, como: letramento (noção de que a escrita também comunica), consciência fonológica e fonêmica (percepção de padrões da linguagem e união entre som e letra). E, como eu falei no início do texto, crianças que têm esse estímulo em casa, possuem mais habilidades e facilidades de serem alfabetizadas e se interessarem pela leitura. Por fim, a leitura em inglês estimula o cérebro da criança, fazendo com que ela desenvolva mais áreas extremamente importantes, como:

  • Atenção;
  • Concentração;
  • Alerta;
  • Controle inibitório;
  • Raciocínio lógico;
  • Criatividade.

Se depois desse texto você não ficar encantado com o mundo do inglês na infância, eu não sei o que mais poderia te deixar assim! A leitura em inglês é abrir portas para um novo e lindo mundo de desenvolvimento infantil.

Ah! E não pense que eu esqueci, aqui vai a super um spoiler:

A Leiturinha está crescendo e, em breve, vai trazer novidades para estimular a leitura em inglês na sua casa. Fiquem ligados!

Se você gostou ou tem qualquer dúvida sobre bilinguismo infantil, pode me mandar aqui nos comentários ou me seguir no instagram @sou.bilingue!

Conheça o Flap, o clube de livros infantis em inglês da Leiturinha

O Flap nasceu para incentivar o futuro bilíngue das crianças! Assine agora e receba todo mês na sua casa 1 livro infantil #OriginalLeiturinha em inglês, acesso ao audiobook da história e o Play Poster, com atividades divertidas. A união desses elementos garante que a criança leia, ouça, escreva e fale em inglês ao lado de suas histórias e personagens favoritos! Demais, né?

Os livros são selecionados por uma equipe de curadoria composta por especialistas em desenvolvimento infantil. É Leiturinha, mas em inglês 💛

👉 Conheça o Flap e incentive o aprendizado do inglês com diversão

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados:

Acompanhe nossas redes sociais