A construção da identidade nas crianças com deficiência

mar 19, 2024 | Criança, Desenvolvimento, Família, Parentalidade

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O tema construção da identidade nas crianças, por si só, já é um desafio para os adultos. Porém, a construção da identidade nas crianças com deficiência pode ser ainda mais desafiador para a realidade das famílias com crianças atípicas ou neurodivergentes.

Muitos pais e responsáveis suam frio de pensar no momento em que suas crianças começarão a ter questionamentos sobre respeito das suas diferenças, como “E se meu filho perguntar por que ele é assim?”.

E, pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para te ajudar a lidar com a relação da autoimagem e construção da identidade das crianças.

❓ Deixe a criança perguntar

Acredite ou não, esperar o tempo de a criança entender e elaborar as suas próprias conclusões é algo que pode gerar muita ansiedade nos adultos. Em geral, temos o impulso de falar sobre cada assunto na sua complexidade, antecipando coisas que estão além do que as crianças conseguem compreender.
Há uma história popular em que a criança pergunta para o pai qual o significado da palavra “virgem” e o pai se enrola todo, tentando falar sobre sexualidade de uma forma suave e inocente. Ao final, a criança havia lido numa embalagem “azeite virgem” e estava sem compreender. Essa historieta mostra que quando tentamos antecipar o pensamento do outro podemos falhar miseravelmente.

💬 Tenha paciência em suas respostas

Complementando o tópico anterior, as crianças têm o desejo de fazer perguntas e de questionar tudo ao seu redor. Isso é muito natural e faz parte de uma jornada de descobertas que é inerente à condição humana.
Ainda que sua criança não tenha nenhuma condição específica, chegará uma hora que ele vai te perguntar por que o nariz é assim e o cabelo é assado – e, como pais, precisamos estar preparados para dar respostas simples e honestas. Diferentemente dos adultos, crianças tendem a lidar melhor com assuntos polêmicos quando são apresentadas aos conteúdos com naturalidade e simplicidade. Afinal, elas não têm toda a carga informacional que os adultos possuem, portanto, responda sempre às perguntas da criança da maneira mais objetiva e gentil possível.

🥰 Todos temos limitações

É importante, em especial para crianças com deficiência, que façamos uso da linguagem simples para a educação e conscientização de suas particularidades.
Para colaborar com a construção da identidade nas crianças com deficiência, procure dar exemplos que façam parte do universo simbólico e aposte em associações com o que ela já conhece. Evite abordar as pautas identitárias sobre a perspectiva da escassez, ou seja, do capacitismo, da forma com que a sociedade enxerga e trata a pessoa com deficiência.
Ao invés disso, ajude a criança a desenvolver a autoestima entendendo que tem habilidades, capacidades e talentos assim como todas as pessoas. A compreensão de quem ela é deve ser construída antes mesmo da criança entender os mecanismos sociais de interação e exclusão. 
Conhecer os seus pontos fortes e características positivas da sua personalidade pode munir a criança de ferramentas para lidar com as adversidades.

⚠️ Ensine sobre limites

Durante o processo do desenvolvimento da identidade, a criança estará inevitavelmente se relacionando com outras crianças, que por sua vez também continuam aprendendo a regular a si mesmas.
Elas podem fazer e sofrer pressões sociais e serem afetadas pelo bullying e até passar por desafios relacionados à saúde mental.
Portanto, é importante que o adulto saiba esclarecer (dentro do entendimento que a criança pode ter em cada idade) o que o outro pode ou não falar sobre mim e as implicações de comentários maldosos ou não.
Assegure-se de que a criança entende que não há nada de errado na sua maneira de se expressar no mundo e que ela merece respeito em todos os momentos.

🪞 De olho nas referências

Mesmo sem nos darmos conta, pais e familiares são referências para os pequenos o tempo todo. Isso faz com que eles deem mais atenção às nossas atitudes do que ao que dizemos que é certo ou errado. Por isso, é preciso estar de olhos bem abertos para o que se faz no dia a dia na frente das crianças.
A tendência da criança é reproduzir o que ela vê em casa, inclusive no que diz respeito à inclusão.
Um pai que se posiciona firme e gentilmente quando presencia uma situação de capacitismo ensina muito mais a um filho sobre segurança e autoconfiança do que aquele que tenta evitar que seu filho seja exposto a este tipo de situação. 

✨ Exercite a empatia

Dê apoio emocional à criança sempre que ela mostrar entender as injustiças e se sentir limitada. Mostrar que todas as pessoas enfrentam seus próprios desafios pode encorajar a criança a seguir em frente com resiliência. Falar sobre histórias de sucesso e personagens inspiradores com uma condição semelhante também podem ajudar. A sensação de pertencimento e empatia pode fazer com que a criança compreenda que não está sozinha.  

🤷🏼‍♀️ Nem sempre a criança vai compreender

Dependendo do grau de comprometimento intelectual e da idade da criança, é possível que ela não consiga entender por que é tão diferente dos outros. Como adultos, é importante termos em mente que nem sempre teremos todas as respostas. Se esta for uma temática recorrente e desafiadora com a sua criança, considere buscar ajuda profissional para lidar com o tema.

🫂 Se preciso, busque apoio externo

Conversar com professores e terapeutas a respeito do desenvolvimento da criança é sempre uma maneira de ajudar a promover um desenvolvimento saudável. A educação emocional e apoio psicológico são fundamentais para que a criança cresça livre e segura para se expressar.

📖 Leitura é repertório

Através da leitura, todos nós temos a oportunidade de conhecer o mundo e exercitar a nossa imaginação. Quando lemos, somos capazes de aprender mais do que quando estamos assistindo a algo de forma passiva. Mesmo que a sua criança ainda não seja uma leitora ativa, é importante ler para ela e deixar que os pequenos tenham contato físico com os livros. Criar o hábito de segurar um livro, folhar páginas, olhar para a estrutura de sequenciamento das letras, ajuda a despertar a curiosidade e gerar intimidade com o ato da leitura. 

👀 Olhe a criança nos olhos

Estabelecer uma conexão verdadeira com a criança é algo muito importante na construção da identidade. Quando nos abaixamos na altura da criança, quando olhamos a criança nos olhos, estamos permitindo que ela se sinta vista e reconhecida como indivíduo. Esse processo de construção da identidade é um caminho que ela irá percorrer até a idade adulta, mas que precisa ser muito bem estruturado desde a infância. 

 

A construção da identidade nas crianças com deficiência não vai acontecer do dia para a noite.
Portanto, lembre-se: este é um caminho que não precisa ser percorrido sozinho, ele pode ser muito mais leve e, até mesmo, divertido, se for ao lado de pessoas que se preocupam e estejam dispostas a oferecer respostas. 🩵

Luciana Garcia

Mãe atípica da Maya, madrasta da Bárbara e da Valentina, atriz e jornalista especializada em humanidades, e certificada em neurociências e Disciplina Positiva. Ministra aulas de teatro para jovens T21 na ONG Teia21 e apresenta o podcast Conversas Atípicas em seu canal do YouTube.

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