O poder da leitura na inclusão de crianças com deficiência

maio 29, 2024 | sem categoria

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O poder da leitura na inclusão de crianças com deficiência é algo que precisamos falar!

A leitura possui um poder transformador que pode moldar a infância de qualquer criança. E quando falamos das crianças atípicas, essa é uma verdade ainda mais significativa. Livros não são apenas fontes de entretenimento, mas também ferramentas poderosas para a construção de identidade, promoção de empatia e inclusão, e compreensão do mundo ao redor. Para crianças com deficiência, esses benefícios são ainda mais impactantes, oferecendo um caminho seguro e acolhedor para a autodescoberta e aceitação.

Neste artigo, você vai compreender como a leitura pode ajudar as crianças com típicas e atípicas na compreensão das diferenças!

O poder da leitura na inclusão de crianças com deficiência

Mesmo que a sua criança não seja uma leitora, o contato com os livros, com as histórias e com o universo simbólico das ideias é muito importante para que ela possa entender (e começar a se interessar) por um mundo que vai além da comunicação básica de subsistência (pedir comida, comunicar uma dor, expressar desconforto, etc).

As histórias no ajudam a entender a complexidade do mundo à nossa volta e a querer fazer parte deste mundo. Mesmo as crianças com deficiência visual podem ser estimuladas através de livros táteis e de audiolivros, que nos ajudam a trazer para elas as ideias centrais da linguagem – algo que fez com que nos diferenciássemos de outros animais na cadeia evolutiva. 

Construção de identidade e sentimento de pertencimento
A identidade de uma criança é construída a partir de suas experiências e das histórias que conhece/vivencia/cria. Para crianças com deficiência, encontrar personagens que refletem suas próprias vivências também pode ser crucial na formação de uma autoimagem positiva. Livros que retratam personagens com deficiência mostram que o mundo é composto de pessoas diversas, e que está tudo bem ser diferente. As pessoas com deficiência precisam, claro, ser representadas como heróis e heroínas, precisam se sentir representadas na sociedade para se sentirem encorajadas a conquistar e realizar coisas. Mas antes disso, precisam simplesmente se enxergar como pertencentes a uma sociedade. Precisam ser vistas nas histórias, nos brinquedos e na sociedade.

Ler para se inspirar e desenvolver a resiliência
Numa outra instância, perceber personagens em livros enfrentando e superando desafios fornece exemplos concretos de resiliência e força, permitindo que essas crianças vejam suas próprias potencialidades refletidas nas páginas. Ao se identificarem com personagens que compartilham suas características e lutas, as crianças se sentem validadas e compreendidas. Isso fortalece seu senso de pertencimento, mostrando-lhes que não estão sozinhas em suas experiências. Elas aprendem que, apesar das adversidades, podem alcançar seus sonhos e objetivos, desenvolvendo uma autoconfiança essencial para seu crescimento pessoal. Mas é importante lembrar que a vida da pessoa com deficiência não é enfrentar desafios o tempo todo, e em sua maior parte, o que nossas crianças precisam é de suporte para viverem suas vidas de forma digna e minimamente equiparada a outras crianças.

Promoção da empatia e inclusão
A leitura de histórias diversas permite que as crianças (todas elas), incluindo aquelas com deficiência, desenvolvam empatia e compaixão. Ao explorar diferentes perspectivas e realidades através dos livros, nossas crianças aprendem a entender e respeitar as experiências dos outros. Para as crianças sem deficiência, ler sobre personagens com deficiência promove a inclusão e o respeito. (O que no futuro vai ser refletir numa sociedade mais adaptada e inclusiva, com arquitetos, engenheiros e empresários que pensam em projetos que são acessíveis para todos). Para crianças com deficiência, isso é especialmente importante, pois as ajuda a ver além de suas próprias limitações, pois cada pessoa é única, assim como a sua deficiência e experiência de vida.  

Cada história é uma história
Quando falamos de crianças/pessoas com deficiência, compreender que as potencialidades e limitações delas não estão diretamente associadas ao seu diagnóstico numa escala que pode ser medida e classificada é fundamental. Por isso, diversas abordagens sobre as deficiências de diversos autores nos ajudam a enriquecer o nosso vocabulário inclusivo e ampliar nossa capacidade de enxergar o mundo a nosso redor. Com a leitura, as crianças aprendem a valorizar a diversidade e a ver a deficiência não como uma barreira, mas como uma característica que contribui para a riqueza da experiência humana. Isso cria uma sociedade mais inclusiva, onde todas as crianças se sentem valorizadas e aceitas.

Compreensão do mundo e desenvolvimento pessoal
Livros oferecem às crianças uma janela para o mundo, permitindo-lhes explorar realidades e culturas diferentes. Para crianças com deficiência, essa exploração é vital para ampliar seus horizontes e desafiar preconceitos internos e externos. A leitura de histórias inclusivas ensina que suas limitações não definem quem elas são ou o que podem alcançar.

Além disso, a leitura ajuda as crianças a refletirem sobre suas próprias emoções e experiências. Ao lidar com temas como medo, alegria, perda e triunfo nas histórias, elas aprendem a processar seus próprios sentimentos de maneira saudável. Isso é fundamental para o desenvolvimento de uma inteligência emocional robusta, que as preparará para enfrentar os desafios da vida com coragem e determinação.

Tudo no seu devido tempo
É importante que os pais estejam atentos para os ajustes necessários para adaptação dos livros aos interesses da criança. Muitas vezes, as crianças neurodivergentes têm um tempo diferente das crianças com desenvolvimento típico e precisamos adaptar a leitura a um ritmo que seja compatível com a realidade daquela criança – para que ela continue se sentindo estimulada e desafiada a seguir sua rotina com os livros. O apoio de pais e educadores é muito importante para maximizar os benefícios da leitura. Eles devem escolher livros que estimulem a diversidade e a inclusão, e que sejam acessíveis e relevantes para as crianças com deficiência. Ler em voz alta, discutir as histórias e relacioná-las com as experiências da criança são práticas que podem enriquecer ainda mais a experiência de leitura.

Ferramenta de empoderamento
A leitura é uma ferramenta poderosa para promover empatia e inclusão, especialmente para crianças com deficiência. Ela desempenha um papel fundamental na construção de identidade, no fortalecimento do sentimento de pertencimento e na compreensão do mundo. Com o apoio adequado de pais e educadores, a leitura pode transformar a vida dos pequenos, permitindo que eles se vejam refletidos nas histórias, desenvolvam uma visão positiva de si e do mundo — e cresçam com autoconfiança e resiliência. Afinal, ler é mais do que decifrar palavras em uma página — é um caminho para descobrir o mundo e a si próprio.

Leituras inclusivas! 📚

Criar um ambiente de leitura acolhedor e inclusivo é essencial. Isso inclui ter materiais adaptados, como livros em braille, audiolivros e textos com linguagem simplificada. Celebrar as pequenas conquistas no processo de leitura fortalece a autoconfiança da criança e a incentiva a continuar explorando o mundo dos livros. Pensando nisso, a PlayKids Store separou alguns títulos para você começar a pensar na inclusão literária das crianças ao seu redor:

Mônica é Daltônica? – Maurício de Sousa
O menino só – Andrea Viviana Taubman
Os Azuis – Maurício de Sousa
Dorina Viu – Claudia Cotes

Luciana Garcia

Mãe atípica da Maya, madrasta da Bárbara e da Valentina, atriz e jornalista especializada em humanidades, e certificada em neurociências e Disciplina Positiva. Ministra aulas de teatro para jovens T21 na ONG Teia21 e apresenta o podcast Conversas Atípicas em seu canal do YouTube.

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