Além de estimular uma alimentação mais saudável e proporcionar o contato com a natureza, fazer uma horta caseira junto com os pequenos, propicia deliciosos momentos em família. Cuidar das plantinhas também pode ensinar ao seu pequeno noções como paciência, responsabilidade e ecologia!
De acordo com a Equipe de Curadoria da Leiturinha, o contato com a natureza, desde cedo, é importante para o desenvolvimento das crianças porque “permite um aprimoramento do esquema corporal, da motricidade ampla e da percepção espacial. O contato com a natureza viabiliza mais espaços, colocações e estruturas para que o corpo se movimente. Além disso, as diferentes experiências que esse ambiente oferece são estímulos aos sentidos da criança e mais conhecimento sobre o seu corpo, seu planeta, sua forma de vida, suas possibilidades e seus limites” (confira a matéria completa sobre o papel da natureza no desenvolvimento das crianças).
Sabendo disso, preparamos algumas dicas que podem ajudar você a começar sua própria hortinha com seu pequeno!
Como fazer?
Você vai precisar de:
- Terra orgânica
- Adubo
- Mudas ou sementes
- Pá de jardim
- Pedras
- Vasos: eles podem ser comprados ou adaptados em embalagens descartáveis, como garrafas pet, caixinhas de leite e até caixotes de madeira.
Então, mãos à obra… Ou melhor, na terra! Em primeiro lugar, certifique-se de que seus vasinhos tenham furinhos para que a água escoe. Em seguida, forre o fundo dos vasos com as pedrinhas e deposite a terra junto com o adubo, ocupando ⅔ do recipiente. Depois disso, acomode a mudinha ou despeje as sementes e complete com terra. Pronto! Agora é só deixar os vasinhos em ambientes arejados e ensolarados e, claro, lembre-se de regar as plantinhas frequentemente.
O que plantar?
Pimentas: São fáceis de cultivar e garantem temperos por longos períodos.
Salsinha: O pé de salsinha dura muito tempo, fornecendo temperinho fresco o ano todo!
Cebolinha: Um dos temperos mais fáceis de manter. Tem um crescimento rápido, se adapta bem em vasos, canteiros e no chão. Aguenta meia sombra ou sol total.
Manjericão: Muito fácil de plantar e de encontrar a venda, ele pode ser colhido aos poucos durante o ano todo.
Hortelã: Bem fácil de cultivar. Para quem tem pouco espaço, vasos são uma ótima pedida, já que é uma planta que se espalha com muita facilidade.
Espinafre: Além de muito nutritivo, cresce com facilidade. Principalmente, durante o inverno.
Couve-manteiga: É muito fácil de cultivar e pode ser colhida diversas vezes.
Preparamos uma coleção de livros super especial para quem está pensando em fazer uma horta em casa com os pequenos: a Coleção Primeira Hortinha! Para adquiri-la, acesse a Loja Leiturinha!