Com seus mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é a maior cidade da América do Sul. Mas isso não significa que a capital paulista não combine com passeios em família. Pelo contrário! Fundada em 1554, a metrópole coleciona parques, museus, bibliotecas e livrarias que combinam – e muito – com os pequenos. Então, se você é paulistano ou sua família está de passagem pela cidade, confira 10 lugares para visitar com crianças em São Paulo. Seja em dias de sol ou de chuva!

Para os dias de sol!

A capital do estado de São Paulo tem diversas opções agradáveis e seguras para levar as crianças para passeios ao ar livre. Selecionamos algumas delas aqui para você curtir dias de sol na metrópole paulista com seu pequeno:

Parque Ibirapuera

Com entradas para a avenidas Pedro Álvares Cabral, IV Centenário e República do Líbano, o Parque Ibirapuera é parada obrigatória para quem passa por São Paulo. Um dos locais mais fotografados do mundo, em 2017 chegou a ser o parque mais visitado da América Latina. Com opções de passeios guiados e caminhadas monitoradas, o parque oferece uma diversidade de opções ao ar livre. Como piqueniques, bicicleta e passeios com o pet. 

Praça Vinícius de Moraes

Pista de caminhada, aparelhos para ginástica, mesas para piqueniques, rampas para skates e bikes e bebedouros para pessoas e animais. Esse é o lugar ideal para uma tarde agradável com os pequenos. Localizada no bairro do Morumbi, a praça conta com árvores e pequenos lagos. Que tal um piquenique literário por lá?

Parque Burle Marx

Localizado às margens do Rio Pinheiros, na Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, o Parque Burle Marx oferece uma infinidade de atividades. Biblioteca, aluguel de bicicletas, feira de orgânicos, horta comunitária, playground e aulas gratuitas de yoga, meditação dança e tai chi chuan são algumas das opções. 

Horto Florestal

Conhecido como Horto Florestal, o Parque Estadual Albert Löefgren é um importante espaço de lazer e cultura, localizado na Zona Norte de São Paulo. Palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de corrida, equipamentos de ginástica, bicas de água potável e lagos. E o parque ainda conta com o Museu Florestal, o Museu da Madeira e o marco do Trópico de Capricórnio. Além de diferentes espécies de árvores e animais por todo lado! 

Parque do Povo

Fundado em 2008, o Parque do Povo se localiza em Pinheiros, onde treinos abertos, corredores, ciclistas e praticantes de yoga marcam presença todos os finais de semana. Ao todo são 32 espécies de plantas agrupadas por árvores frutíferas nativas, exóticas, madeiras nobres e trepadeiras. Além de um Jardim Sensitivo, com ervas aromáticas, e um tabuleiro gigante de xadrez!

Para os dias de chuva!

Tempo fechado não precisa ser motivo para ficar trancado dentro de casa! São inúmeras as possibilidades de diversão em dias chuvosos na cidade de São Paulo. Para te ajudar, selecionamos algumas opções para você e seu pequeno não deixarem de curtir o dia juntos:

Mercado Municipal

Localizado no centro histórico de São Paulo, o Mercado Municipal abriga uma diversidade de estandes com frutas raras, verduras, laticínios e hortaliças, além de área com lanchonetes. O passeio é uma oportunidade para experimentar frutas que vocês nunca viram e, claro, provarem do famoso sanduíche de mortadela do mercadão! 

Pinacoteca

Localizada na Praça da Luz, a Pinacoteca conta com diversas opções educativas para os pequenos. Um exemplo é o Projeto Ecucateca, em que é possível visitar exposições a partir de jogos e brincadeiras. Outra iniciativa é o JogaJunto, em que educadores promovem atividades guiadas que estimulam a interação familiar e um novo olhar às exposições. Ah, e aos sábados a entrada é gratuita para todos!

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Localizada dentro do Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, a biblioteca ocupa uma área de cerca de 4 mil metros quadrados. Com acervo voltado para o público infantil, espaço de estudos e programação mensal para adultos e crianças, o lugar é um verdadeiro convite à leitura. São contações de histórias, cursos, oficinas, peças teatrais, musicais, saraus, exposições e muito mais!

Livraria PanaPaná

Com um ambiente descontraído desenvolvido para os pequenos e um acervo infantil cuidadosamente curado, a Livraria PanaPaná tem muito mais do que livros! Localizada na Vila Clementino, a livraria proporciona um verdadeiro passeio pela literatura infantil. Além de contar com programações e atividades voltados para os pequenos e toda a família. 

Livraria NoveSete

Localizada na Vila Mariana, a Livraria NoveSete, assim como a PanaPaná, proporciona um delicioso passeio em família. Tem Café Literário Club, com um deque para as crianças brincarem e lerem, um gigante acervo infantil curado e eventos gratuitos como peças teatrais, contação de histórias e oficinas. Você vai perceber que não precisa ir à uma livraria apenas para comprar livros.

E vale lembrar que em todas as unidades do Sesc São Paulo encontramos espaços especialmente pensados para os pequenos e programações e atrações diversas para toda a família!

E você? Já levou seu pequeno para algum desses lugares? Qual o programa favorito de vocês na metrópole paulistana?

Leia também: 

Profile photo of Cynthia Spaggiari

Mãe de 3, arquiteta, especialista em Filosofia e oficiante pelo Núcleo de Psicanálise e Educação. Fã dos livros e de arte, atua diretamente com as editoras e autores.