Entendendo o autismo
Cada criança tem suas necessidades e características próprias. Mas isso não quer dizer que todas as especificidades podem ser banalizadas ou justificadas pela individualidade. É preciso estar atento aos sinais, pois, um grupo de comportamentos pode caracterizar, por exemplo, o distúrbio do “espectro autista”. O Autismo, (Transtorno do espectro autista – TEA), está incluso no Manual de Transtornos Mentais (DSM), desde 1980. Na última publicação, o DSM-5, o autismo é descrito com uma série de sintomas que se manifestam, principalmente, no campo das interações sociais, isto é, nas relações que os pequenos estabelecem com outras pessoas ou até mesmo com o ambiente que os cercam. Outro sintoma recorrente também se dá no âmbito da comunicação, apresentando dificuldades na fala e no contato, esses sintomas se esbarram em fatores no campo dos comportamentos, que podem ser repetitivos.
Existe livros infantis específicos para crianças autistas?
Uma dúvida comum entre pais, mães e educadores é se existem livros infantis específicos para crianças autistas. A resposta é não. Afinal, criança é criança e livros são livros! Portanto, mais do que se preocupar com o espectro, é importante que o adulto conheça o pequeno, verdadeiramente, entendendo que ele tem gostos, preferências e personalidade que vão muito além do diagnóstico. Assim, para algumas crianças os livros com cores, abas e interatividade podem ser muito efetivos, enquanto para outras, as rimas e ilustrações são a principal atração em uma obra. E lembre-se: mais do que o formato ou o conteúdo do livro escolhido, a mediação da leitura é o que vai fazer toda a diferença! Quando um adulto está ali, inteiramente dedicado a contar histórias para a criança, com cuidado, atenção e afeto, aí então a literatura se torna um momento rico em estímulos e carinho!
O Menino Só: um livro infantil sobre autismo
No entanto, embora os livros infantis sejam para todos e todas, sem importar idade ou condição, a literatura vem abordando o autismo de forma suave, tornando o tema compreensível para aqueles que se enquadram no espectro, àqueles que convivem, e até mesmo para aqueles que nunca ouviram falar sobre o TEA. Este é o caso de O Menino Só, de Andrea Taubman, um livro infantil sobre autismo, que levou 5 anos para ser publicado. Isso porque a autora se debruçou em uma profunda pesquisa sobre o tema, a fim de trazê-lo aos pequenos de forma leve e muito sensível. Confira mais sobre esta obra:
O menino só
Autora: Andrea Viviana Taubman
Ilustrações: Anielizabeth
Editora: Escrita Fina3
A infância é a época de se expressar livremente. Nesta fase, tudo é novo e reagimos de forma surpreendente e espontânea diante daquilo que surge. Dentre tantos jeitos e formas de ser, existem alguns traços especiais que caracterizam “O Menino Só” – único, como tantos outros iguais a ele. A sensibilidade das palavras de Andrea Taubman tecem a história de um menino em seu próprio mundo de introspecção e transformação. A obra aborda de forma delicada, simples e cuidadosa o mundo de um menino diferente, muitas vezes despercebido em meio a tantos outros mundos singulares.
A coordenadora da Equipe de Curadoria da Leiturinha, Cynthia Spaggiari, conversou com a autora sobre a obra. Você pode conferir esse bate-papo no áudio a seguir:
Mundo Azul: uma coleção de livros infantis sobre autismo
O Menino Só está na Loja Leiturinha! Junto com A Escova de Dentes Azul, de Marcos Mion, pai de Romeo, diagnosticado dentro do espectro autista, o livro compõe a coleção de livros Mundo Azul. Trazendo a temática de forma lúdica e acessível ao imaginário infantil, os títulos possibilitam que crianças com autismo se vejam representadas e que os pequenos que não se enquadram no espectro possam ter um olhar mais empático e compreensível sobre o assunto. Aliá, não só as crianças, né?
Para saber mais ou adquirir a coleção, basta acessar a Loja Leiturinha!