Literatura e pré-adolescência combinam?

ago 16, 2019 | 10+ anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Do nada os livros mais engraçados, os que transmitiam valores e ensinavam bons comportamentos não fazem mais sentido para sua criança, ou seu quase adolescente. Por isso, na etapa da pré-adolescência é normal que os pequenos passem a deixar o hábito da leitura de lado para se interessar pelos games, tecnologias entre outros atrativos que disputam sua atenção. Isso não é um mal indicativo, todas as crianças vão passar por essa fase. Mas, afinal, será que existe solução para a leitura na pré-adolescência não acabar? 

Os desafios da leitura na pré-adolescência

Na medida em que os pequenos vão crescendo, normalmente, eles passam a ter uma personalidade mais desafiadora. Por isso, muitas vezes o hábito de ler passa a ser confrontado por eles. Nós, pais, normalmente encorajamos e incentivamos a leitura. Mas, pela habilidade da pré-adolescência em desafiar os padrões impostos, principalmente pelos pais, consequentemente, ler passa a ser algo mais desejado pelos pais do que pelos pequenos. Neste contexto, na tentativa de encontrar  estratégias para que eles gostem dos livros, o humor, a linguagem descontraída e os comportamentos típicos da pré-adolescência passam a ser atrativos e podem ser uma boa pedida para que o hábito de ler não seja deixado de lado.  

Quais livros são adequados para essa idade?

Nesta fase, é esperado que a criança já domine a leitura. Por isso, pode ser que a prefira fazer esta de forma autônoma. Os livros com capítulos, as séries e obras com maior volume de texto passam a ser mais interessantes. Como expõe o pensamento do estudioso Jean Piaget, nesta etapa o pensamento está mais desenvolvido no que diz respeito à realização de operações mentais. Assim, o interesse por conteúdos mais complexos com diferente abordagens mas com a presença de desafios, questões e mistérios passam a ser mais atrativos. 

Apesar da mudança dos formatos de texto, assuntos abordados na narrativa, entre outras alterações, o interesse em conteúdos tanto imaginativos, quanto realistas se mantém. A presença do humor, da ironia e das sátiras também agrada os pré-adolescentes.

A Sociedade Secreta de Heróis

Editora: Sesi
Autores: Derek Fridolfs e Dustin Nguyen

Todo herói já foi adolescente! Como será que o Batman, o Superman e a Mulher Maravilha eram quando jovens? A rotina de uma escola todo mundo conhece… Mas, esta não é uma escola convencional. Os estudantes têm disciplinas diferentes e planos heróicos para a vida. Mas os conflitos e os problemas, assim como as soluções, são um pouco parecidos com os de pessoas comuns. Esta é a Academia Ducard onde um grupo de super-heróis se unem para a criação de um squadrão de detetives.

O livro A Sociedade Secreta dos Heróis, selecionado pela Equipe de Curadoria do Clube Leiturinha, possui dois grandes atrativos para os pré-adolescentes: ele é sobre heróis e em formato de quadrinhos. Escolher leituras que fazem parte das preferências e da realidade do seu pequeno (já não tão pequeno assim), é um passo importante para incentivar o hábito da leitura na pré-adolescência e resgatar o interesse pelo livro sem ter que pôr abaixo as vontades do momento em que seu pequeno está vivenciando. 

E aí na sua casa? Qual o livro favorito do seu pequeno pré-adolescente? Conte aqui para a gente!

Leia também: 

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais