Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Desde 2008, no dia 02 de Abril, o mundo inteiro comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e criada para chamar a atenção da sociedade em relação ao tema. De uns anos pra cá, as pessoas, os monumentos e as fotos de perfis nas redes sociais estão indo além e se ‘vestindo’ de azul. Muito legal! Mas, além de apoiar a causa tão nobre, reforço para que todos nós estejamos sempre alerta para as etapas do desenvolvimento infantil e que, no primeiro sinal de alteração, o bebê seja levado para uma avaliação.
O que é e quais são os sinais do TEA?
Atualmente denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA), o quadro do distúrbio engloba uma série de aspectos do desenvolvimento infantil que se manifestam em maior ou menor grau de acometimento – e, por isso, utiliza-se a noção de espectro. O diagnóstico de TEA passou a englobar três quadros clínicos principais: Autismo clássico (aquele tipo mais conhecido, em que há um comprometimento nas áreas de interação, comportamento e linguagem, além de relevante déficit cognitivo), o Autismo de Alto funcionamento (ou Síndrome de Asperger: os portadores conseguem se expressar através da fala e são muito inteligentes, acima da média da população) e Distúrbio Global do Desenvolvimento (tem características do TEA, como alteração de interação e comportamento, mas não há um diagnóstico fechado).
As principais alterações nas crianças com TEA são:
- Interação social: Ausência ou baixa frequência de contato visual, sem interação espontânea com adultos e crianças;
- Comportamento: Repetitivo, estereotipado (dar pulos, chacoalhar as mãos ou sem balançar). Ter interesse restrito em temas e brinquedos específicos.
- Linguagem: Ausência ou atraso significativo do desenvolvimento de linguagem oral (compreensão e expressão) e alteração em diversas habilidades linguísticas.
Mais recentemente, com o refinamento dos métodos e instrumentos de diagnóstico, outras características vêm sendo observadas como recorrentes nos quadros clínicos de TEA: distúrbio alimentar (seletividade e/ou aversividade a cores, sabores ou texturas de alimentos) e transtorno sensorial (hipersensibilidade ou hipossensibilidade a um ou vários estímulos sensoriais auditivos, tais como visual, tátil, paladar equilíbrio e do próprio corpo). Existem ainda pessoas que estão dentro do Espectro e que tem outros distúrbios associados, como, por ex, déficit cognitivo, Apraxia (distúrbio de planejamento motor da fala) ou Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Acredita-se que, no mundo, de cada 88 crianças nascidas, uma tenha características do Transtorno de Espectro Autista. Apesar do aumento de incidência, ainda não há uma causa determinada para tal distúrbio neurobiológico. O que as pesquisas mostram é que os primeiros sinais de TEA já estão presentes desde o inicio da vida do bebê e principalmente, quanto antes iniciar a intervenção, mais rapidamente a criança terá ganhos. Por isso, não espere… Aja logo!
Leia também:
Olá! Meus netos ( gêmeos ) tem todas estas principais alterações. Estamos em tratamento, mais demorou muito pois minha nora não aceita as condições das crianças.
Um ou mais de uma característica em uma criança é autismo ??
Infelizmente a maioria dos pais negam a realidade fazendo com isso o agravamento do problema
EU OBSERVEI ALGUNS SINAIS NO MEU FILHO DE 1 E 3 MESES E JA COMUNIQUEI A PEDIATRA QUE JA ME ENCAMINHOU PARA TERAPIA OCUPACIONAL, NEURO. INFELIZMENTE QUANDO NÃO SAO OS PAIS QUE DEMORARAM A ACEITAR, É O RESTO DA FAMILIA QUE INSISTE EM FALAR QUE O BEBE É NORMAL E ESTA NO TEMPINHO DELE, MAS EU COMO MÃE SENTI QUE ELE ESTAVA COM UM ATRASO NO QUESITO CONTATO VISUAL, ELE OLHA E INTERAGE OLHO A OLHO MUITO POUCO, ENFIM VAMOS TRABALHAR ISTO NELE PARA VER A EVOLUÇÃO DELE, MESMO ESPERANDO QUE NÃO SEJA NADA DEMAIS, SE FOR ESTOU PRONTA PARA AJUDAR ELE
Meu neto recém diagnosticado , já havíamos percebido mudanças comportamental em relação a outras crianças. Estamos preparados para prestar a ele todo cuidado com muito amor.