A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite a interação entre o ambiente real e o ambiente virtual, dando uma nova perspectiva de relação entre estes dois mundos. É como se fosse uma extensão do mundo real simulada. Coisa do futuro? Não é não. A revolução digital e, junto com ela, a RA estão transformando e sendo transformadas na forma como as crianças aprendem. Ela está cada vez mais presente nas escolas e nas maneiras de estimular o desenvolvimento infantil, desde as salas de aula, até em casa e nos shoppings.
Interdisciplinariedade: Conexões que fazem acontecer
Brincar ao ar livre. Ler livros. Aprender com jogos educativos. Descobrir um mundo de possibilidades no tablet ou numa folha de papel. Unir o ambiente do quarto com a família e os amigos ao – tão encantador diante dos olhos da criança – mundo digital utilizando a realidade aumentada. São estas conexões que proporcionam aos pequenos das novas gerações um aprendizado leve e muito mais efetivo.
Quem aplica com êxito a interdisciplinariedade no seu modelo de educação, é a Finlândia. Referência no mundo todo, o modelo educacional da Finlândia é baseado na formação interdisciplinar, por meio da tecnologia, da cidadania e da inovação.
Partindo da mesma premissa de trabalhar a interdisciplinariedade com um formato inovador, a PlayKids desenvolveu um clube de atividades educativas para crianças: o PlayKids Explorer. O clube propõe a leitura, a interação de realidade aumentada usando o celular (veja o vídeo abaixo) e as atividades manuais como estímulos que se complementam durante a experiência das crianças. “O progresso não é deixar o antigo para trás. Trata-se de pegar o que é valioso e aproveitar as novas ferramentas para obter resultados mais profundos e duradouros. É o que esperamos fazer no PlayKids, e a Realidade Aumentada nos ajudará a chegar lá.”, afirma Breno Masi, General Manager na PlayKids.
“A brincadeira é o trabalho da criança”
Essas palavras são de Maria Montessori, precursora do Método Montessori, que propõe uma educação baseada na evolução da criança. Elas sintetizam a ideia de que a infância exige respeito para se descobrir as coisas no seu tempo. E já que a curiosidade é uma característica natural da infância, despertá-la com bons estímulos colabora para que elas assimilem mais facilmente o aprendizado. Descobrir, principalmente para as crianças, deve ser um processo divertido!
Uma dica de como utilizar a realidade aumentada no desenvolvimento do seu pequeno
Reunindo o encantamento que as crianças têm pelas telas, com o melhor que essas ferramentas têm para oferecer, uma opção que as famílias têm de utilizar a realidade aumentada nos momentos de diversão e aprendizado em família é o clube Explorer. O adulto pode fazer a assinatura para o pequeno e, a cada mês a família recebe, em casa, uma maletinha com um Livro Personalizado, atividades, colecionáveis e os Cards de Realidade Aumentada.