A bruxa na literatura infantil

out 31, 2022 | Criança, Educação, Leitura, Literatura, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A bruxa é uma personagem temida, mas desperta a imaginação das crianças e vem ganhando novos papéis nas histórias. Confira!

Às vezes má, às vezes divertida e atrapalhada. Quem já leu histórias no universo da literatura infantil é quase que certo que encontrou uma bruxa!

Exemplos não faltam. Os deliciosos contos de fadas seriam sem graça se não tivessem as famosas bruxas como a Rainha Malvada da Branca de Neve e os sete anões; a Malévola, da Bela Adormecida; as personagens do Mágico de Oz e a Madame Min em A Espada era a lei, entre outras.

Na literatura brasileira fica fácil lembrar da Cuca, de Monteiro Lobato, no clássico Sítio do Picapau Amarelo. O que vem à sua mente quando falamos em bruxa? Uma mulher sentada sobre uma vassoura voadora? Uma velha feia e enrugada mexendo seu caldeirão de poção venenosa?

Não é de hoje que essa figura encanta a imaginação de crianças e adultos, não é mesmo? Tanto é assim, que atualmente nem sempre a bruxa é vista como uma pessoa malvada, mas como alguém que se pode admirar porque começou a assumir papéis mais leves, inteligentes e divertidos.

O interessante é que a bruxa é uma personagem presente nos contos infantis de todos os tempos e em diferentes culturas. O papel das bruxas na literatura tem uma finalidade muito didática e que carrega valores importantes para a formação das crianças.

👉Leia mais: E-Book Exclusivo Leiturinha – Vilões nas Histórias Infantis

O que é uma bruxa?

Bruxa é o nome dado a uma personagem feminina que poderia ter pacto ou poderes demoníacos. Ou seja, uma feiticeira que pratica a magia negra, a bruxaria. No entanto, a palavra bruxa também pode ser usada como uma figura de linguagem, referindo-se a uma mulher velha e feia.

No conto infantil, as bruxas são conceituadas como pessoas más, de acordo com o princípio do maniqueísmo implantado na Idade Média. Porém, a literatura infantil, a partir do século XX, rompeu todos os paradigmas em relação à bruxa. E observa-se que essa personagem pode construir uma ideia também de ternura no imaginário infantil.

A literatura infantil clássica é repleta de contos de fadas, bruxas, animais falantes, feitiços,  encantamentos, metamorfoses e histórias de príncipes e princesas em apuros.

No entanto, a figura da bruxa vem sendo ressignificada. Hoje, a literatura infanto-juvenil trouxe  novamente as  bruxas, não mais como figuras temidas, como eram na literatura clássica.

Essa transformação faz com as novas bruxas ajam com bondade, chegando a ser confundidas com as fadas. São exemplos disso:

Bruxa Onilda vai à festa, de Enric Larreula; Carona na vassoura, de Julia Donaldson; A Bruxinha que era boa, de Maria Clara Machado; A Bruxinha do Bem, de Nani; Entre tantos outros livros.

Então, muitas bruxinhas contemporâneas são adjetivadas como curiosas, inofensivas, espontâneas e solícitas. São conduzidas por intenções ingênuas que, de certa forma, brincam com os elementos do universo mágico. Os contos atuais passaram a se valer de recursos de humor, aproximando-se do lúdico do leitor infantil.

O significado do bem e do mal na literatura infantil

A figura da bruxa na literatura infantil contribui para a construção do imaginário infantil. E também ajuda na reflexão sobre o significado do bem e mal para o desenvolvimento da história. Os livros, por meio das palavras, levam as crianças a entenderem suas emoções e a enfrentarem seus medos.

A leitura leva a criança ao encontro com o lado mais sombrio de personagens. Como a bruxa é fundamental para o seu desenvolvimento, ela estrutura dessa forma seu repertório de sentimentos. Ao mesmo tempo em que aprende a expressar suas emoções.

A presença de um adulto é importante para transmitir segurança, acolher, mediar e tirar as dúvidas dos pequenos nos momentos de leitura de histórias que tem bruxas.

O medo faz parte da condição humana e reside na fantasia e na capacidade de imaginar de cada criança. Os contos mostram aos pequenos que a vida é dura e que é preciso enfrentar desafios na passagem para a vida adulta.

A partir da vivência em um mundo de imaginação e fantasia, as crianças vão driblando e dominando o medo, dando lugar à coragem, justiça, luta entre o bem e o mal.

Busque estimular seu filho ao hábito da leitura

Diante de tantos contos de fadas que já conhecemos e de uma série de lançamentos com conteúdo bem inspirador. Desde pequeno, leia para seu filho. Proporcione um lugar apropriado e aconchegante para o momento da leitura, reservando sempre um horário para isso.

Torne essa rotina divertida e prazerosa, desenvolvendo assim uma relação positiva da criança com os livros. Para torná-los ainda mais interessados, busque oferecer livros com formatos diferenciados que contenham ilustrações, poemas, músicas, personagens famosos, entre outras inovações. Tem muita variedade!

Incentive seus pequenos e pequenas a soltar a imaginação e torcer pelo bem dos personagens com quem eles se identifiquem. Motive as crianças a  viverem aventuras, um pouco de medo e muita coragem para enfrentar um fim digno de um conto de fadas. Vale a pena a leitura!

Eantes de fazer tudo isso, seja o exemplo para seus filhos. Eles aprendem muito imitando o comportamento dos pais. Seja um leitor assíduo!

Agora, confira as sugestões da Loja Leiturinha

Turma da Mônica: Vampiros, Fadas e Bruxas

A Coleção Um Tema Só Turma da Mônica: Vampiros, Fadas e Bruxas reúne a cada volume mais de 300 páginas da turminha sobre o mesmo tema. Nesta edição, o Bairro do Limoeiro tem que lidar com visitantes assustadores. A Turminha encara de frente e ainda conta com a ajuda de seres mágicos e fadas.

Foto principal de Coleção Um Tema Só Turma da Mônica: Vampiros, Fadas e Bruxas - Editora Panini

Livro Chapeuzinho Vermelho – Original Leiturinha

Chapeuzinho Vermelho precisa atravessar sozinha a floresta para cumprir uma tarefa muito especial: levar café, bolo e afeto para a avó que está doente. De repente, no meio do caminho, aparece um lobo e o que parecia ser um passeio tranquilo se transforma em uma situação bem complicada. Quem ajudará Chapeuzinho e sua vovó? Um caçador? Um príncipe? Um herói? Ou seria uma…Vem descobrir!

Foto principal de Livro Chapeuzinho Vermelho - Original Leiturinha

Entenda, agora, as diferenças entre fábulas, lendas e contos clássicos!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais