Como fica a vida a dois depois dos filhos?

dez 20, 2019 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

E nós?

Não, eu não vou entrar no reafirmar das necessidades da equidade no casamento e na paternidade/maternidade. Não vou dizer sobre o status social que a maternidade nos designa. Não estou aqui, mais uma vez, para dizer sobre a importância e o peso disso. Mas quero falar sobre a importância de nos resgatarmos enquanto indivíduos depois dos nossos filhos. 

É muito, muito fácil dizer que a rotina pesa, que faltam braços para nos segurarem e nos acolherem, é isso mesmo. Mas, em que momento nos deixamos ser invadidas pelo status quo da maternidade e todas obrigações, deveres e comportamentos que ele nos condena? Escolhendo ou não, feliz ou ainda assimilando, nós, mulheres, não podemos nos perder das nossas essências. 

Durante a gestação, trabalhamos, nos relacionamos, isso tudo encantadas com o estado que nos encontramos. No meu caso, a maternidade veio com muitos sentimentos conflitantes, ela bateu em mim em diferentes momentos, de diferentes formas e mexeu com algo muito profundamente: meu casamento.

A vida a dois depois dos filhos 

Está tudo bem. Às vezes, está tudo tão bem que resolvemos até dar um upgrade nos nossos planos, e resolvemos ter um filho. Eis então que chega um “terceiro” no nosso relacionamento, e mesmo esse terceiro sendo tão esperado e querido, ele é um novo membro no relacionamento. 

Pois então que algumas coisas mudam, dentre elas a intimidade do casal. Afinal, olhar para nossa individualidade já fica complicado quando nos tornamos pais, imagina se atentar à individualidade a dois.

Fazendo um esforço…

Cuidar do relacionamento é tarefa dos dois. Para isso, é necessário sim um esforço. É muito difícil que o relacionamento, principalmente a sexualidade, se mantenha da mesma forma depois que os filhos nascem. Por isso, esse papo de reinventar tem que acontecer mesmo. 

Foque em resgatar a admiração e o motivo que fizeram vocês se apaixonarem. Mas antes, tente se apaixonar por você mesma. Para isso, invista no que te faz bem, esteticamente, emocionalmente, intelectualmente. E racionalize o tempo todo o objetivo que vocês tem juntos. Afinal, no final de tudo, o propósito de continuar juntos é o que mantém o bem-estar na relação. 

Leia também: 

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais