Você já deve ter ouvido algo sobre essa história. As Viagens de Gulliver passou entre gerações e, até hoje, é usada em diferentes contextos. Tanto para conversar sobre assuntos mais densos, como sociedade e política, quanto para ensinar sobre literatura para crianças, jovens e adultos.
As Viagens de Gulliver: um livro sem faixa etária
É estranho pensar que este é um livro que pode ser lido tanto por crianças, quanto adolescentes e adultos. Isso porque a forma com que a narrativa se estrutura dá abertura para compreensões mais profundas e também para um leitura mais aventureira e simples do que se é contato no livro. Por isso, este é um conto múltiplo. As análises feitas pelo personagem Limuel em sua viagem podem ser interpretadas pela carga mágica e fantástica que elas têm ou então pode-se fazer um leitura da nossa sociedade a partir delas.
A história é divida em quatro partes. Gulliver visita quatro diferente lugares, cada um deles marcado por características únicas. O autor, o irlandês Jonathan Swift, construiu uma história que pode ser traduzida como uma super aventura infanto-juvenil ou como uma sátiras das questões humanas.
As Viagens de Gulliver
Autor: Jonathan Swift
Editora: Cia das Letrinhas
Nesta aventura, o leitor é convidado a imergir neste clássico atemporal e embarcar nas viagens de Limuel Gulliver. Para conhecer os pequenos habitantes de Lilliput, que medem apenas 15 centímetros. A obra é baseada em relatos do diário que Gulliver faz durante a viagem. A linguagem expressa a época em que o texto foi escrito. Por isso pode parecer complexo, mas o livro traz atualizações sobre o contexto e a narrativa.
Como mediar esta leitura?
Primeiro, que tal contextualizar a época em que essa história foi escrita? A edição da Cia das Letrinhas enviadas para os Leitores Fluentes da Leiturinha, conta com comentários sobre a linguagem. Bem como as menções feitas na obra que podem ser desconhecidas pelas jovens leitores. Para aprofundar ainda mais no universo de Gulliver, vocês podem juntos pesquisar sobre análises da obra e filmes disponíveis que se relacionam à história. O romance clássico foi adaptado ao nosso contexto atual nas telas do cinema em uma supercomédia encenada por Jack Black, sob a direção de Rob Letterman. No filme, Limuel Gulliver trabalha como entregador de correspondências para um jornal de Nova York. Tudo muda quando uma viagem a trabalho para o Triângulo das Bermudas o leva à cidade mágica de Liliput!
Receba os melhores livros infantis todo mês para o seu pequeno, faça parte do Clube Leiturinha!