Como criar uma rotina de leitura especial para cada idade

jul 8, 2020 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A leitura é fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de comunicação das crianças. Muito antes de aprender a ler, os pequenos já se acostumam com o formato físico do livro e vão entendendo que ele tem figuras, que essas figuras contam uma história e por aí vai. A rotina de leitura também é muito importante para alavancar o hábito da leitura, por isso, separamos algumas dicas para você incentivar isso no seu pequeno.

Você lê ou já leu para seu filho?

Essa é uma atividade que além de ser uma delícia de ser feita em família traz inúmeros benefícios para a criança e, também, para os pais, como:

1. Fortalece a conexão com quem lê para a criança (pais, familiares ou cuidadores);

2. Desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio;

3. Estimula a curiosidade, a imaginação, a criatividade;

4. Ajuda a criança a perceber e a lidar com sentimentos e emoções;

5. Auxilia no desenvolvimento da empatia (capacidade de colocar-se no lugar do outro);

6. Minimiza problemas comportamentais, como agressividade;

7. Desenvolve a linguagem oral.

A leitura adequada aliada às atividades corretas gera resultados incríveis

Por isso, livros devem sempre fazer parte do universo infantil, se possível, desde a gestação. É ideal que haja espontaneidade na leitura. Não há necessidade de forçar qualquer atividade, uma vez que a aprendizagem vem naturalmente. Outra dica importante é tornar a leitura parte da rotina da criança, o que a torna ainda mais natural.

Assim como é fundamental prover a leitura adequada para cada fase da criança, a forma de se estimular essa leitura também varia. Listamos algumas dicas, por idade, para tornar esse momento ainda mais legal!

Criando uma rotina de leitura

Crianças de 0 a 1 ano

1. Explorar livros de borracha, de plástico, de tecido e com texturas para o livre manuseio (porque bebês gostam de manusear os objetos para se familiarizar com eles);

2. Apontar as figuras que estão no livro e dizer em voz alta o nome daquilo para o qual o seu filho está olhando;

3. Virar as páginas de acordo com o interesse do bebê ou ajudá-lo a virar;

4. Representar com gestos ou com a voz a figura que estiver mostrando;

5. Imitar os sons que o bebê faz e observar sua reação;

6. Fazer perguntas sobre as coisas que ele está ouvindo e vendo;

7. Seguir as indicações do bebê, seja para ler mais, para repetir ou parar.

Crianças de 1 a 2 anos

1. Deixar que a criança escolha um livro que queira ler junto com você;

2. Usar diferentes vozes para representar os diversos personagens das histórias;

3. Fazer perguntas para que a criança possa responder apontando ou falando;

4. Incentivar que ela faça o som de determinado animal;

5. Sorrir e responder quando a criança falar ou apontar;

6. Deixar a criança virar as páginas do livro;

7. Acrescentar mais palavras sobre uma imagem que ela apontar;

8. Nomear e demonstrar ações e emoções nas histórias – e não só ler o que está lá.

Crianças de 2 a 4 anos

1. Fazer perguntas sobre as imagens do livro para que a criança responda;

2. Ler livros que apresentem ações que as crianças já entendem como inusitadas. Por exemplo: “Os três lobinhos e o porco mau”;

3. Dar espaço para que a criança faça comentários sobre alguma figura ou palavra, e valorizar todas as perguntas e comentários que a criança faz;

4. Incentivar a criança a contar sua história favorita, de sua própria maneira;

5. Mostrar para a criança como as coisas que acontecem nos livros são parecidas com o que acontece com a gente;

6. Falar sobre os sentimentos dos personagens e perguntar se ela já sentiu aquilo.

Crianças de 4 a 6 anos

1. Conversar de forma espontânea sobre os assuntos do livro;

2. Mostrar para a criança que você está lendo as palavras do livro;

3. Ler a história do jeito que o autor escreveu, sem alterar as palavras estranhas e diferentes que ampliam o vocabulário da criança;

4. Seguir a leitura com o dedo, para que a criança possa acompanhar visualmente as letras.

Um guia completo de incentivo à leitura

Saiba mais sobre como incentivar a leitura em cada etapa do desenvolvimento infantil, acessando nosso guia exclusivo de incentivo à leitura: Para gostar de ler de 0 a 10 anos: Um guia completo de incentivo à leitura!

Tags: leitura

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais