Quando eu era criança, adorava ainda mais a Páscoa do que hoje em dia. Chegava no domingo e eu já acordava com aquela sensação de euforia. Não somente porque os ovos eram de chocolate, mas porque meus pais faziam uma grande caça ao ovo de páscoa. Eu acordava com o quarto todinho decorado e cheio de dicas, fazendo minha imaginação voar a mil com o coelhinho da páscoa

Brincadeiras assim são saudáveis e estimulam a criatividade e a imaginação das crianças. Os pequenos gostam de desvendar as pistas, descobrir os mistérios e se sentir próximos ao famoso coelhinho. Por isso, preparamos algumas dicas do Blog Leiturinha de como fazer uma caça aos ovos perfeita. 

1. Indique onde a caça começa

Pode ser em forma de convite ou de cartaz, o que importa é mostrar que aquele é o ponto inicial. Onde a aventura começa. Faça bem colorido e se puder, coloque uma música animada para o momento. 

2. Faça dicas elaboradas

Para dar ainda mais ar de aventura e mistério para a brincadeira, coloque pistas elaboradas para ajudar as crianças. O ideal é serem em torno de cinco a seis dicas até encontrarem o prêmio final. As pistas devem remeter a coisas do dia a dia dela. Por exemplo, se escolher o banheiro para ser um dos lugares secretos, diga que é o local onde ela mais se diverte com a água.

3. Coloque recompensas intermediárias

Hm… Quem não gosta de encontrar um chocolate surpresa para dar uma animadinha? Ao encontrarem onde a próxima pista está escondida, coloque uma recompensa. Ela pode ser um mini ovo de chocolate ou então um brinquedinho. Algo que simbolize a descoberta. 

4. O roteiro precisa ser divertido!

Para que a caça, às pistas e as recompensas funcionem, pense em esconderijos bons pela casa. Vale esconder no sofá, atrás da porta, no banheiro. Se você tem um jardim ou quintal, utilize-o também. O ideal é que sejam locais de fácil acesso para as crianças, então pensar na altura delas é fundamental. Mas não deixe muito óbvio, faça com que usem a imaginação.

5. Faça pegadas pelo chão

É uma ótima dica para a caçada parecer ainda mais real. Imprima ou faça pegadas no chão de sua casa para direcionar as crianças onde elas devem ir. Para fazer as pegadas, uma dica é usar água e pó de café.

E aí, ansiosos para fazer uma grande caça aos ovos com os pequenos? Conta para a gente!

Leia mais:

Profile photo of Michelle Rachid

Bióloga, acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio da leitura e das brincadeiras. Leitora voraz, ama viajar, é fã de carteirinha de animações e autora no Blog Leiturinha.