Como fazer tinta caseira para as crianças

nov 5, 2021 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

🎨 Brincar com tinta estimula a imaginação, a criatividade e a coordenação motora dos pequenos e pequenas, tornando-se uma forma super fácil e saudável de entreter as crianças! Vamos aprender como fazer tinta caseira com seu filho ou filha para criar para se divertirem juntos? Além de economizar, ao optar por fazer tinta caseira, você poderá deixar seu pequeno se divertir e se lambuzar à vontade!  Por serem feitas com ingredientes comestíveis, não tem problema se ele levar a mão à boca durante a bagunça!

👉 Leia também: Aprenda a fazer massinha de modelar para brincar com as crianças

Escolha um lugar apropriado e, se quiser ficar mais à vontade ainda, coloque uma toalha plástica sob uma superfície lisa, arregace as mangas e mãos à obra! Pode brincar em dois ou com mais irmãos e coleguinhas. A diversão é garantida e o desenvolvimento infantil, idem.

Depois de prontas, as tintas podem ser usadas com pincel ou com os próprios dedos e mãos. 🖐🏼 Distribua folhas em branco de rascunho e deixe a imaginação rolar solta.

Mas, afinal, como fazer tinta caseira?

Separamos uma receita simples e rápida para você aprender como fazer tinta caseira. Confira os ingredientes que, muito provavelmente, você já tem em casa!

Ingredientes:

  • 2 🥄🥄colheres de açúcar

  • Meia colher (pequena) de 🧂 sal

  • Meia xícara de amido de milho

  • 2 xícaras de água

  • Diversos corantes alimentícios ou sucos em pó

Modo de preparo:

1. Em uma panela, coloque o amido de milho e vá acrescentando a água aos poucos, sempre mexendo.

2. Acrescente o sal e o açúcar, leve ao 🎛️ fogo baixo e mexa até engrossar.

3. Quando a mistura estiver homogênea e com uma consistência mais cremosa, igual à da tinta guache, desligue e deixe esfriar.

4. Divida a mistura em diferentes potinhos e acrescente cada cor de corante ou suco em pó em um recipiente.

🎨Agora seu pequeno já pode usar e abusar da criatividade e deixar tudo mais colorido!

Uma coisa é certa: esta brincadeira tem tudo para deixar as crianças bem animadas e entretidas. Reforce a sua disposição para estar com elas e evite que os momentos agradáveis se esgotem por aí.

Quer continuar com a brincadeira? Veja as dicas da Loja Leiturinha!

Agora, você já sabe como fazer tinta caseira! Para complementar o clima de diversão compartilhada, separamos diretamente da Loja Leiturinha 3 recomendações especiais de jogos e brincadeiras para entreter a família inteira. 👇Acompanhe:

Dobble Animais – Galápagos

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

São 55 cartas, 1 folheto de regras e 1 latinha bacana para guardar as cartas. Simples também são as regras do jogo Dobble Animais – Galápagos. O legal é que todos os jogadores aprendem como jogar de modo muito rápido.

Basta menos que um minuto e as 5 formas de jogar já são entendidas. Este party game é perfeito para todas as situações. E vai agradar em cheio a criançada que acabou de brincar com as tintas caseiras feitas por elas próprias.

A embalagem do jogo é feita em metal e trabalhada em relevo, o que facilita o transporte. A família leva a brincadeira para qualquer lugar com muita praticidade. O formato compacto permite que o jogo tenha espaço em todas as situações. Pode ser praticado dentro de casa em dias chuvosos ou na grama do jardim.

Pode servir também para longas maratonas de brincadeira que estão na moda. O jogo Dobble Animais – Galápagos diverte e ensina durante um entretenimento pra lá de divertido!

Vale lembrar que cada partida tem menos de 15 minutos de duração. Porém, é muito difícil parar depois de uma ou poucas partidas. Os jogadores se animam e querem testar, várias vezes, todos os modos de jogar.

Trata-se de um produto de sucesso de vendas em todo o mundo. Junte a sua turminha e boa sorte!

👉🏽 Clique aqui para comprar este jogo na Loja Leiturinha!

Super Kit Slime – Estrela

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

O Super Kit Slime, da Estrela, permite que a criança crie seu próprio brinquedo misturando cola, água e o ativador. Com os mesmos cuidados necessários ao aprender como fazer tinta caseira, para preparar o slime é recomendada a presença de um adulto na supervisão. ⚠️

Além de preparar a receita, depois de pronto, o slime pode ser customizado com a cor preferida e ainda ganhar olhinhos.

Se você ainda não está por dentro desta brincadeira, saiba que o slime se parece muito com a massinha de modelar. Porém, é mais que isso. A expressão em inglês pode ser traduzida para fluido viscoso devido a ele ser mais pegajoso. As crianças podem apertar, mover, e moldar o slime, que já foi chamado de geleca no passado.

Geralmente em cor bem brilhante, alguns têm até glitter. A distração e a criatividade são alguns dos benefícios do slime. E por tudo isso, os pequenos adoram.

Confira, agora, o conteúdo da embalagem: 2 frascos de cola transparente 90g cada, 1 frasco de ativador 50g, 4 potes de tinta guache 15ml cada (cores rosa, laranja, azul e amarelo), 1 pote de glitter 3,5g, 1 saco com 20 olhinhos, 2 tigelas, 2 potes de plástico com 2 tampas, 2 palitos de madeira, 1 copo dosador e 1 pipeta.

👉🏽 Clique aqui para adquirir o Super Kit Slime na Loja Leiturinha!

Jogo Memorix Ratinhos – Babebi

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

O Jogo Memorix Ratinhos tem 24 peças, todas com personagens de ratinhos bem fofos. As diferenças entre cada par estão nos detalhes. Um está com uma 🍉 fruta. E o outro com uma boa fatia de 🧀 queijo, por exemplo.

É preciso estar bem atento para memorizar e achar o par igualzinho. O material que compõe as pecinhas é seguro, durável e 🌳 ecológico. E o melhor: o frete é grátis pra todo o Brasil!

👉🏽 Clique aqui para adquirir o jogo Memorix na Loja Leiturinha!

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais