Participar do universo fantasioso dos pequenos é mesmo uma delícia! A Páscoa é tempo de estimular o pensamento inventivo – as idealizações que permeiam essas datas são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. É importante que aproveitemos essas datas para propiciar um jogo simbólico junto aos pequenos. Esse jogo consiste na expressão do irreal, a representação da fantasia – o “faz de conta”.
A importância da fantasia
Quando a fantasia é expressa através da imaginação, os limites da criança são ultrapassados por um infinito de possibilidades de ser. A representação do seu imaginário no universo real expande sua capacidade de internalizar elementos tais como a autonomia, a confiança em si mesmo, a tomada de decisões – a possibilidade de representar sem medo da imposição do mundo adulto. É importante que seja permitida a criação nesse tempo; vestir fantasias, cantar, imitar, inventar formas de se comportar. É a partir do mundo imaginário que a criança poderá compreender o mundo real.
Incentivar a crença nesses elementos simbólicos ajudará seu pequeno a elaborar uma série de reservas afetivas prazerosas, que servirá como um espaço para que ele possa se refugiar quando necessário.
Quando as crianças deixam de acreditar no Coelhinho da Páscoa?
A partir de certa idade, geralmente 7 ou 8 anos, é natural que os pequenos passem a se dar conta do real e do fictício. Os questionamentos em torno dos simbolismos culturais, tais como o Coelhinho da Páscoa, do Papai Noel, etc, começarão a surgir. Cabe aos pais viabilizarem sutilmente essa nova percepção. Negar a realidade e estimular a fantasia nessa altura não é uma opção.
A celebração dessa data deverá ser feita de uma forma reflexiva e lúdica, utilize de recursos visuais e expressivos para vivenciar esse tempo junto ao seu pequeno. Estimule sua criatividade para trabalhar os temas contundentes. Converse sobre assuntos como o consumo, alimentação, religiosidade, faça brincadeiras como caça aos ovos e o mais importante: leia livros, assista vídeos que abordem o tema e reflita com ele sobre essa época tão especial pra nossa cultura!
Boa Páscoa!
Leia também:
A minha pequenina Maya não tem esse apego por presentes que muitas crianças têm, mas ficou muito feliz porque quando acordou, no ninho que tinha feito ,tinha um ovo de chocolate.OBS: nós conversamos e dissemos que o Coelhinho só vinha quando a criança era boazinha.
Como somos cristãos, não damos ênfase aos presentes de chocolate e ao personagem coelho nesta data, e sim ao presente valioso q Deus nos deu q foi o sacrifício de seu filho Jesus Cristo. Só agora na escola q ele foi mais incentivado, mas converso muito com ele para q nao se perca o real espirito e motivo da comemoracao.