Amigo. Ao ver essa palavra, com certeza, alguém muito especial vem à sua mente. Alguém que está sempre perto, ainda que de longe e ainda que o tempo passe. A amizade é um vínculo que torna nossos dias e nossa vida mais leve. São laços que, muitas vezes, vêm da infância e se mantêm ao longo de anos e anos. Para celebrar e conversar com seu pequeno sobre esse sentimento tão gostoso que é ter um amigo, nós preparamos uma coleção de livros sobre amizade para crianças! 

Quem tem um amigo, tem tudo

Durante a nossa vida:
Conhecemos pessoas que vêm e que ficam,
Outras que vêm e passam.
Existem aquelas que,
Vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar – Charles Chaplin

Em algum momento de nossa vida aparece uma pessoa especial. Seja na infância, adolescência ou vida adulta, uma pessoa pode aparecer e transformar a sua relação com o mundo. A esta pessoa dedicamos momentos íntimos e nossos segredos, alguém que não sentimos receio de revelar nossas fragilidades. Esta pessoa traz uma sensação gostosa de segurança, como se fosse um velho conhecido e depois de muitas conversas e risadas, criamos um elo, e com amor e carinho damos a esta pessoa o nome de amigo

Este laço que criamos funciona como uma ponte entre nós e esse outro e, em pouco tempo a partilha de sentimentos se torna algo essencial em nossas vidas dando sentido a ela, e o amigo se torna praticamente um irmão. Com o tempo a intimidade cresce e passamos a conversar de um jeito diferente. Às vezes, as palavras não são sequer necessárias, apenas com um olhar pode-se dizer muitas coisas. Uma conexão que torna nossa vida mais leve e nos traz a sensação de que não estamos sozinhos. É como uma segunda família, construída não pelos laços sanguíneos, mas pelo afeto. É a família que escolhemos para nossa caminhada.

Coleção de livros sobre amizade para crianças

Existem muitos lugares onde podemos fazer amigos: na escola, no trabalho, na academia, no parque… Onde existir espaço para diálogo e uma troca sincera de palavras é o lugar propício para se começar uma amizade. Mas também podemos conhecer pessoas em um lugar em que não necessariamente a vemos pessoalmente, a internet!

Com os avanços tecnológicos ficou mais fácil encontrar pessoas, temos até mesmo redes sociais apenas para este tipo de necessidade! Pode ser divertido conhecer alguém de outro canto do país ou mesmo do mundo, afinal, conhecer outros costumes e culturas aumenta nosso repertório intelectual e nos mostra como o nosso planeta é rico em  diversidade. Porém, neste contato à distância precisamos de alguns cuidados, pois sabemos que nem todos perfis nas redes sociais são verdadeiros, por isto é imprescindível a mediação de um adulto no momento em que os pequenos precisarem acessar as redes.

Pensando nesta importante relação que construímos com o outro, a Equipe de Curadoria Leiturinha preparou uma coleção de dois livros sobre amizade e suas diferentes maneiras de se manifestar. Confira os dois títulos que compõem a Coleção Sobre os Amigos e a Amizade

A fabulosa máquina de amigos

Autor: Nick Bland
Editora: Brinque Book 

A galinha Pipoca é uma galinha muito simpática e vive na Fazenda Fricotico. Ela adora contar histórias, é atenta e carinhosa com todos e até ganhou prêmio da galinha mais amável da Fazenda. Certo dia ela encontrou no meio do feno uma coisa brilhante, e no centro dela havia um pequeno envelope desenhado. “Olá!”, a tela diz. Maravilhada com aquela tecnologia, Pipoca se encanta e passa horas conversando com pessoas que pensa conhecer. “É uma fabulosa fábrica de amigos!”, ela pensa. Até que decide dar uma festa para estes amigos… Mas será que estes amigos são realmente confiáveis?

Bruno e João

Autor: Jean-Claude R. Alphen
Editora: Jujuba

Bruno e João são muito amigos. Bruno é grandão e João, pequeno. João não gosta que provoquem ou zombem de Bruno, ele fica muito bravo quando isso acontece. Até que aparecem dois valentões, desses que gostam de provocar, e riem de Bruno. Estes dois amigos não são nem um pouco parecidos, mas pensando bem, ninguém é igual a ninguém, e nossas diferenças podem nos complementar.

 

Para saber mais ou adquirir sua Coleção Sobre os Amigos e a Amizadeacesse as Coleções Leiturinha!
Profile photo of Rafaela Martins

Estudante de Psicologia, acredita que a literatura e a curiosidade são caminhos para se conhecer o mundo. Através delas, nos tornarmos mais sensíveis e dispostos à uma educação coletiva e libertadora.