Como introduzir o inglês em casa?

jun 9, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Todo mundo pode ser bilíngue. Inclusive, qualquer criança consegue falar outro idioma! Para isso, ela deverá ser exposta a uma nova língua em casa, na escola ou, então, na rua – caso vocês morem em um país que fala outro idioma, diferente daquele falado em casa. E, assim como qualquer criança pode ser bilíngue, qualquer família é capaz de introduzir o inglês em casa. Por isso, se você sonha em ver seu pequeno ou pequena falando inglês, confira as dicas a seguir! 💬

Leia mais:
👉 Bilinguismo infantil: mitos e verdades
👉 Livros bilíngues para crianças: vale a pena?

👉 Conheça o Flap, o Clube de livros infantis em inglês da Leiturinha

Como introduzir o inglês em casa?

Pais nativos, fluentes ou não, com proficiência alta ou baixa: todos eles conseguem introduzir o inglês para crianças de qualquer idade. Desde que queiram continuar a estudar essa língua e que tenham algumas estratégias para tanto!

Afinal, é importante frisar que o bilinguismo é um processo simples, natural e não é exceção no mundo. Por isso, deixe de lado todos os bichos-de-sete-cabeças que você pode ter em relação a esse assunto, ok? 😉 Vamos lá!

Como começar?

A melhor maneira para começar a introduzir o inglês em casa é observando o interesse da criança, usando sua curiosidade e disposição como um guia para o uso do idioma. Isso porque a criação bilíngue (nome dado para especificar a criação dos pequenos e pequenas em outro idioma) não precisa ser uma “escolinha de inglês”.

Simplesmente viva e faça tudo aquilo que você já faz com sua criança durante a rotina familiar, mas em outra língua. Ou seja, aja naturalmente e respeitando a sua criança. Afinal, o foco é sempre ela!

Outra dica é aproveitar os momentos de conexão com nossos pequenos e pequenas, como uma leitura, uma brincadeira, o momento do banho ou até do jantar, por exemplo. 🥰 Assim, é possível fazer do inglês uma ferramenta natural no dia a dia!

Quando começar?

Podemos começar a introduzir o inglês em casa a qualquer momento. Ou seja, não importa a idade que nossas crianças tenham. No entanto, lembre-se que a maneira como inserimos outro idioma muda de acordo com a idade dos pequenos e pequenas, tudo bem?

Pense da seguinte maneira: não brincamos ou estimulamos uma criança de 5 anos da mesma maneira que fazemos com um bebê de 8 meses, não é mesmo? Assim como a maneira de conversar muda quando estamos com uma criança de 2 anos ou com outra de 7 anos de idade.

Portanto, não espere que a forma de introduzir o inglês em casa seja a mesma. As crianças mudam e suas necessidades também! ⚡

Preciso ser fluente em inglês?

Não! Você pode começar com o que já tem hoje. Por exemplo, sabendo falar as cores, os nomes dos animais, algumas frases ou expressões em inglês. Porém, caso a criação bilíngue seja um objetivo da sua família, você precisa saber que é de extrema importância continuar estudando esse idioma!

Dessa maneira, você até pode começar com qualquer nível de inglês, mas usando o que você já sabe de uma forma bastante intencional. Aos poucos, a sua criança vai entendendo essa nova língua, enquanto você também vai aplicando e estudando ainda mais o inglês.

Ensinar inglês ou falar em inglês com as crianças?

Essa é uma escolha totalmente pessoal. Alguns adultos preferem ter momentos de aprendizado com seus filhos e filhas. Outros, preferem inserir a língua naturalmente em casa (como foi o meu caso). Por isso, não existe certo ou errado! Mas, sim, a maneira como a família se sente mais confortável.

Independente da sua decisão, saiba que, de uma hora para outra, o uso do inglês em casa vai se tornando cada vez mais natural. Mesmo fora dos momentos programados! 🤩

Métodos e estratégias para iniciar no mundo bilíngue

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a televisão e os desenhos animados sozinhos não tornam ninguém bilíngue. 😕 De fato, por meio da televisão, as crianças até podem aprender algumas palavras, por exemplo. O que pode auxiliar no início do aprendizado! No entanto, não costuma ir muito além disso.

Nesse sentido, a televisão pode ser uma ótima ferramenta para aprender novas palavras e reforçar a língua. Mas, para ter resultados efetivos e a longo prazo, é essencial a troca comunicativa, interação social e uso da língua no cotidiano.

Sabendo disso, vamos para o próximo passo:

4 métodos de aquisição de idiomas

  1. OPOL (One Person, One Language): neste método, um familiar (como o pai) fala em português com as crianças e outro (como a mãe) fala em inglês com elas, por exemplo. Desta forma, os pequenos e pequenas têm cada familiar como referência para cada língua.
  2. Time and Place: é um método no qual a família decide encaixar o idioma em certos momentos do dia ou mesmo locais da casa. É o caso da hora do banho, do momento de alguma brincadeira, das atividades feitas na cozinha ou no quarto das crianças. Assim, a família tem liberdade para inserir o idioma em sua rotina.
  3. Minority Language at Home: aqui, toda a família (mas, principalmente, os adultos) falam o idioma-alvo em casa. Como inglês, por exemplo. Dessa forma, essa se torna a língua principal da casa;
  4. Mixed Language Policy: por fim, neste método, a pessoa que fala decide qual língua vai aplicar na conversa. Assim, mistura-se ambos os idiomas ao longo do dia, respeitando sobretudo o interesse de quem fala.

Inglês em casa: sugestões para sua família

Mais importante do que saber sobre os métodos de aquisição de idiomas, é entender uma receitinha simples: consistência + constância + flexibilidade. Isto é, seja consistente, abrace sua decisão e crie o hábito de falar em inglês com as crianças todos os dias. Mesmo que você comece com pouquinho tempo!

Para finalizar, é importante salientar que introduzir outra língua em casa não significa abrir mão da cultura brasileira ou da língua portuguesa, certo? O mundo é multicultural e multilinguístico. E isso significa que não é sobre subtrair ou perder! Mas, sim, sobre adicionar, multiplicar e respeitar as mais diversas línguas e culturas. Assim, criamos cidadãos do mundo!

Conheça o Flap, o clube de livros infantis em inglês da Leiturinha

O Flap nasceu para incentivar o futuro bilíngue das crianças! Assine agora e receba todo mês na sua casa 1 livro infantil #OriginalLeiturinha em inglês, acesso ao audiobook da história e o Play Poster, com atividades divertidas. A união desses elementos garante que a criança leia, ouça, escreva e fale em inglês ao lado de suas histórias e personagens favoritos! Demais, né?

Os livros são selecionados por uma equipe de curadoria composta por especialistas em desenvolvimento infantil. É Leiturinha, mas em inglês 💛

👉 Conheça o Flap e incentive o aprendizado do inglês com diversão

Louise Machado

Escritora, pesquisadora e mãe de um pequeno bilíngue de 7 anos. Formada em Letras/UFF e mestranda em Neurociência/UFABC, pesquisa o bilinguismo infantil há mais de 7 anos. *Louise é especialista em bilinguismo e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais