Livros bilíngues para crianças: vale a pena?

fev 7, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você já pensou em apresentar livros bilíngues para as crianças? Começar a inserir outros idiomas na vida dos pequenos e pequenas parece uma ideia interessante! Mas, para além da riqueza das histórias e da agradável experiência da leitura compartilhada, será que ler livros bilíngues com as crianças faz realmente sentido? Se você também quer saber se essa atividade pode trazer algum benefício para o pequeno leitor ou para a pequena leitora, continue com a gente! Hoje, traremos informações sobre por que investir em livros bilíngues para crianças! 🌎📚

Leia mais:
👉 Qual a relação entre leitura e alfabetização?
👉 Conheça o Flap, o Clube de livros infantis em inglês da Leiturinha

👉 Vozes negras na literatura: a importância da representatividade nos livros infantis

A importância da leitura para as crianças

Não é novidade para ninguém que ler é uma atividade altamente recomendada para todas as pessoas, não é mesmo? Isso, é claro, independentemente da idade! 👶🧒👱‍♀️ Afinal, a leitura contribui para o desenvolvimento infantil e o crescimento saudável dos bebês, crianças e adolescentes.

Entre os benefícios da leitura, podemos listar:

  • Estímulo do desenvolvimento cognitivo e socioemocional;
  • Melhora do desempenho escolar;
  • Amplificação da escuta ativa;
  • Aprendizado de novos termos e ampliação do vocabulário;
  • Aumento das atividades cerebrais que possibilitam a imaginação e a criatividade.

Sendo assim, é fundamental que pais, mães, responsáveis, professores(as) e todos os demais adultos que tenham contato com os pequenos e pequenas promovam e incentivem o hábito da leitura para e com as crianças. O quanto antes, ainda na primeira infância!

E, desde que a leitura seja adequada à idade da criança, não importa qual seja o gênero do livro: de ficção ou não ficção, contos, fábulas, fantasia, aventura, histórias em quadrinhos e muito mais! É imprescindível, porém, que o livro possibilite a compreensão. E além disso, que atraia a atenção e aguce a curiosidade do pequeno leitor e da pequena leitora. 🌈

Por isso, nada impede que os adultos apresentem às crianças livros infantis de outros estilos. Por exemplo, filosofia, romance, poesia e até mesmo biografias! Quanto mais contato a criança tiver com diferentes tipos de livros, mais ela expande os seus horizontes e pode descobrir seus próprios gostos literários.

Nesse sentido, os livros bilíngues para crianças (ou seja, obras que trazem o mesmo texto em duas línguas) podem ser bastante úteis para os pequenos e pequenas. Além de muito divertidos! Quer mais vantagens para apresentar os livros bilíngues para as crianças? Acompanhe abaixo!

Livros bilíngues para crianças: vale a pena?

A leitura permite à criança o acesso a novas palavras. Nesse sentido, ela incentiva o vocabulário e a formulação de novas frases. 💬 E isso é extremamente importante para a construção de diálogos com os adultos, irmãos e amiguinhos, por exemplo. Além, é claro, de professores(as) e colegas de escola.

Portanto, se os pequenos e pequenas aprendem a língua materna conversando, lendo e ouvindo histórias, como aquelas extraídas de livros infantis, faz sentido que os adultos também apresentem aventuras em outro idioma? Será que os livros em outras línguas podem trazer novos estímulos ao cérebro, ou confundir as crianças?

Pois bem: tudo depende da mediação dos pais, mães, pessoas responsáveis e também educadores! Com este apoio, os livros bilíngues para crianças podem ser excelentes ferramentas para o desenvolvimento infantil e o aprendizado de outros idiomas. 

Acompanhe o exemplo: tudo o que é apresentado a uma criança, ela recebe como uma novidade, certo? O mesmo acontece com os livros bilíngues! Eles trazem palavras e frases em outra língua, além da língua materna da criança, o que é inédito e diferente para os pequenos e pequenas. 👀 Assim, despertam a curiosidade e interesse!

Quando começar a ler livros bilíngues para crianças?

Diante de tudo isso, qual a idade certa para começar a ler livros bilíngues para crianças? 🤔 Na verdade, não existe uma idade certa! É possível estimular a leitura em outros idiomas desde os primeiros anos de vida dos pequenos e pequenas.

Assim que a criança tiver os primeiros contatos com as palavras em língua portuguesa, por exemplo, os adultos já podem apresentar também as primeiras obras em outros idiomas. Os livros, no entanto, devem ser adequados à faixa etária de cada pequeno ou pequena leitora, tudo bem?

Dependendo da idade, a criança poderá perceber com maior ou menor facilidade a diferença entre os textos na língua materna e outros idiomas. Mas com o acompanhamento de um adulto, a tradução simultânea poderá ser feita na sequência! 🗣️ Por isso, os livros bilíngues são vantajosos, já que os responsáveis contam com o apoio da leitura em dois idiomas e no mesmo trecho.

Além disso, a leitura com tradução simultânea permitirá à criança realizar as analogias necessárias para aprender os dois idiomas. Tudo isso, de forma leve, lúdica e muito gostosa! Até um livro pequeno e de leitura simples pode incentivar a compreensão e o aprendizado de outra língua. E isso vale tanto para livros bilíngues quanto trilíngues, por exemplo.

Já para as crianças mais velhas, uma ótima ideia é fazer uma leitura dividida entre o adulto e o pequeno leitor: enquanto o primeiro lê as palavras em inglês, por exemplo, a criança pode fazer a leitura em português. E o contrário também é válido! Com certeza, será um momento muito especial e divertido entre vocês.

Benefícios dos livros bilíngues para crianças

O convite ao aprendizado de outro idioma é, sem dúvidas, o principal benefício dos livros bilíngues para crianças. Portanto, eles são excelentes ferramentas para expandir as possibilidades de comunicação dos pequenos e pequenas, inserindo-os em um mundo cada vez mais globalizado e multicultural.

A prática da leitura compartilhada é outro ponto que merece destaque. De forma geral, os livros infantis são capazes de unir as famílias leitoras, não é mesmo? 💕 Porém, quando falamos da leitura de um livro bilíngue, a participação dos adultos é ainda mais necessária. Sobretudo, para a total compreensão dos pequenos e pequenas.

Além disso, os livros bilíngues podem contar histórias que ocorreram em outros países. Ou, ainda, podem ser uma oportunidade para contar sobre outras culturas, etnias e povos para as crianças. Assim, podem contribuir ainda mais para uma experiência rica e diferenciada!

Por fim, podemos citar a possibilidade de expandir os momentos de leitura e deixá-los ainda mais agradáveis e gostosos, sem abrir mão do aprendizado. E isso pode ocorrer com a inclusão de brincadeiras, jogos e outras atividades que contribuem com o ensino de uma nova língua.

Afinal, vale a pena lembrar que apenas a leitura de um livro bilíngue não vai transformar a criança em um falante de outro idioma. Mas, com certeza, a sua leitura trará importantes benefícios ao aprendizado, facilitando a experiência. Especialmente, se a criança frequentar aulas de idiomas ou mesmo escolas bilíngues, por exemplo.

Conheça o Flap, o clube de livros infantis em inglês da Leiturinha

O Flap nasceu para incentivar o futuro bilíngue das crianças! Assine agora e receba todo mês na sua casa 1 livro infantil #OriginalLeiturinha em inglês, acesso ao audiobook da história e o Play Poster, com atividades divertidas. A união desses elementos garante que a criança leia, ouça, escreva e fale em inglês ao lado de suas histórias e personagens favoritos! Demais, né?

Os livros são selecionados por uma equipe de curadoria composta por especialistas em desenvolvimento infantil. É Leiturinha, mas em inglês 💛

👉 Conheça o Flap e incentive o aprendizado do inglês com diversão

Dicas de livros bilíngues para crianças

Com os livros bilíngues para crianças, os pequenos leitores e as pequenas leitoras podem aproveitar a experiência da literatura de uma forma muito diferente, divertida e cheia de emoção! Por isso, descubra a seguir algumas dicas de livros bilíngues da Loja Leiturinha, que com certeza irão rechear ainda mais a biblioteca da sua família. Confira!

Eu Sou Uma Ilha

Eu Sou Uma Ilha

Eu Sou Uma Ilha 🏝️ é um livro Original Leiturinha, que conta a história de uma ilha… Mas também pode ser a história de qualquer pessoa que passe um período difícil! A Curadoria da Leiturinha selecionou este livro para sua criança porque ele aborda um tema de extrema relevância para a infância: a autocompreensão emocional, envolvendo sentimentos de solidão, perda ou inadequação, por exemplo.

Além disso, as ilustrações de Eu Sou Uma Ilha são cheias de emoção e convidam a criança a fazer uma leitura das imagens. Por fim, este é um livro trilíngue, em português, inglês e espanhol, o que vai proporcionar à sua criança o contato com a riqueza da diversidade linguística ao longo da leitura!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Eu Sou Uma Ilha” na Loja Leiturinha!

Olha Aqui o Haiti! / Le Voilà Le Haiti!

Olha Aqui o Haiti - Le Voilà Le Haiti

O livro infantil Olha Aqui o Haiti! / Le Voilà Le Haiti! é uma obra bilíngue (português-francês). Ela retrata a saga de uma família de imigrantes haitianos até chegar a São Paulo, passando pela Floresta Amazônica a partir do Peru, até chegar a Brasilândia, no estado do Acre, e depois fazer uma longa viagem cruzando o Brasil de oeste a leste. Na história, o pequeno Jacques não vê a hora de encontrar Léon, seu primo também haitiano, que já está no Brasil há seis anos.

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Olha Aqui o Haiti! / Le Voilà Le Haiti!” na Loja Leiturinha!

Coleção Filosofinhas

Coleção Filosofinhas

A Coleção Filosofinhas (português-francês), coordenada pela filósofa Maria de Nazareth Agra Hassen, convida o(a) leitor(a) a conhecer um pouco da filosofia, acompanhando histórias cujas personagens são grandes pensadoras, quando ainda eram pequenas. Nessas histórias, elas são crianças, mas já apresentam algumas de suas ideias revolucionárias!

Afinal, todas as crianças são naturalmente curiosas, característica fundamental para buscar o saber. E a filosofia, introduzida de forma lúdica, favorece a exploração do universo do conhecimento. Ainda, a Coleção Filosofinhas também ajuda os adultos a pensarem o mundo e a compreenderem as crianças, mas principalmente mostra como é bom ser curioso e perguntador!

👉 Clique aqui e saiba mais sobre a “Coleção Filosofinhas” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha de livros bilíngues para crianças? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis do Brasil! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo o mês o livro ideal para seu pequeno, na sua casa! 📚❤️

Lindsay Viola

Linguista de formação, curadora por missão e criança na alma. Acredita que o poder das palavras e da educação pode mudar o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais