Criança que lê é outra história

abr 29, 2019 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A importância da literatura na infância

Brincar, criar, correr, pular, rir, imaginar… Os pequenos são cheios de energia e adoram estar sempre em movimento, afinal, sempre há muito o que descobrir e conhecer! E cabe a nós, adultos, mediar, guiar e permitir que as crianças usufruam e se desenvolvam da maneira mais plena possível, dando espaço e tempo para que elas criem, brinquem e aprendam o máximo que puderem. Dentro disso tudo, os livros infantis têm um papel fundamental. Por meio deles os pequenos podem ter contato com a linguagem, com o lúdico, com a ficção e com a arte. A literatura nos sensibiliza, nos leva para viver outras realidades, amplia nosso olhar e abre nossa mente, nos tornando mais humanos.

Resumindo…

Criança que lê é outra história!

Bom, mas que a gente ama e acredita no poder da literatura na infância não é segredo, não é? Afinal, o Blog Leiturinha está repleto de matérias que mostram a importância da leitura desde o nascimento (e até antes dele!) e dicas de como estimular este hábito em sua família.

Por isso, decidimos convocar especialistas no assunto para contar para a gente a importância do livro infantil para os pequenos e pequenas. Em homenagem ao #MêsDoLivroInfantil, autores de livros já enviados no Kit Leiturinha deram seu depoimento em defesa da literatura durante a infância. Confira:

Fala aí, Ilan!

Pai de duas pequenas e um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, com livros infantis premiados e traduzidos em diversos lugares do mundo, Ilan Brenman deixou o seu recado para a gente!

Conta para a gente, Emília!

Autora de livros como A Menina da Cabeça Quadrada, Felicidade Bicicleta e Brincar de Livro, Emília contou um pouco sobre a sua relação com os livros infantis, desde a sua infância e adolescência até os dias de hoje, quando ela e seus pequenos se deliciam em gostosas leituras compartilhadas!

Canizales também deixou seu recado!

O escritor colombiano Canizales, autor de “Nhac!”, “De Cabeça para Baixo” e do “O Melhor Livro do Mundo”, contou para a gente como a literatura pode ser transformadora na vida dos pequenos e pequenas!

E para você? Qual a importância do livro e da literatura na infância? Conte aqui para a gente!

Leia também: 

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais