Dando adeus (de vez) às fraldas: O desfralde noturno

por | jan 3, 2018 | 19 Comentários

O tempo passa… Nossos bebês já aprenderam tantas coisas, que seus dois ou três aninhos de vida mais parecem uma década para nós! Até aqui, cada desafio foi um grande aprendizado – ainda mais quando falamos sobre dizer adeus às fraldas. O desfralde diurno já aconteceu e seu pequeno já desfruta de maior autonomia depois disso. Vocês aprenderam juntos a dar um passo além, respeitando todos os limites e características um do outro, e agora chegou a hora da última etapa: o desfralde noturno!

Já está na hora do seu pequeno deixar as fraldas durante o sono?

Algumas famílias preferem fazer o desfralde total de uma vez, mas a maioria começa pelo diurno e quando o conquistam, aí então optam por tirar a fralda noturna também, completando o processo.

É muito importante lembrar que o desfralde não é uma questão de idade, mas de maturidade, sendo que cada criança tem seu tempo. É preciso paciência e respeito ao ritmo de cada um para que este não seja um processo desgastante para ninguém. Mas, como saber se é o momento para iniciar o desfralde noturno? Assim como no diurno, é preciso ficar atento a alguns sinais de que seu pequeno está pronto para deixar as fraldas durante o sono:

– Acordar, na maioria dos dias, com a fralda seca.

– Pedir para ir ao banheiro durante o dia, tendo poucos ou nenhum escape (xixi ou cocô no chão, ou na roupa).

– Já ter aprendido a nomear cocô e xixi.

– Demonstrar incômodo em usar a fralda, mesmo que seja só para dormir.

Se sua resposta for sim para estas questões, pode ser um bom momento para tirar as fraldas de seu pequeno de vez!

Papai e mamãe, vocês também estão preparados?

Antes disso, é importante que você também esteja preparado(a) para conduzir o processo de forma tranquila. Aqui vão algumas dicas:

– Converse muito com seu pequeno. Explique a ele que agora dormirá de calcinha ou cuequinha, e que, caso ele acorde, poderá chamá-lo a qualquer hora para ir ao banheiro. Fale sobre como será legal tirar a fralda e sobre como ele(a) está crescendo e ganhando independência com isso, e também o quanto você está orgulhoso(a) por este momento ter chegado!

– Evite dar líquidos à criança antes de dormir, cerca de 2 horas antes.

– Antes de dormir, leve-a ao banheiro para fazer xixi e/ou cocô, e diga que isso é importante para que durma e acorde sequinho.

– Às vezes, é importante acordar a criança de madrugada, pelo menos uma vez, para que ela vá ao banheiro.

– Para diminuir o estresse e o trabalho, adquira um protetor absorvente de berço (ou outro material impermeável) e o coloque sob o lençol. Assim, em caso de xixi na cama, seu pequeno não ficará tão molhado e o colchão estará a salvo.

– Tenha sempre roupas pessoais e roupas de cama extras, em caso de acidentes.

– A cada manhã sequinha, muitos abraços e beijinhos! Comemore e elogie muito a conquista!

– Quando houver escapes noturnos e a cama estiver molhada, não critique ou brigue. Diga que não há problema nenhum nisso e que é normal! Na próxima noite, tentarão novamente.

– Esteja sempre alinhado com a escola. Muitas vezes, na escola, as crianças já deixaram as fraldas na hora do soninho.

Não tenha medo de tentar outra vez

Caso as escapadas sejam muitas, mais do que as noites secas, ou se o processo estiver sendo muito desgastante para você e/ou para seu pequeno, vale a pena repensar se é mesmo o momento de fazer o desfralde noturno. Nesses casos, pare, avalie e repense. Caso volte a colocar a fralda, o faça sem alarde, conversando com seu pequeno, dizendo que isso não é algo ruim e que logo tentarão novamente.

Hora de comemorar!

Tirando de vez a fraldinha, é hora de comemorar! Que tal combinar um passeio em um parque, fazer um programa bem gostoso para celebrar!? Afinal, dizer adeus de vez às fraldas, envolve muito aprendizado e desenvolvimento!

Leia também: Como saber se é a hora certa para o desfralde?

Categorias:
0 - 3 | Bebê | Desenvolvimento | Idade
Escrito por Sarah Helena
Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.
Relacionados
Os melhores poemas de Cecília Meireles para crianças

Os melhores poemas de Cecília Meireles para crianças

Ah, as poesias! Leves, doces, simples e encantadoras... Não é à toa que os versos e rimas dos poemas cativam adultos e crianças. Cecília Meireles é uma dessas pessoas que sabem como ninguém dar vida e magia às palavras, em poemas sensíveis e suaves. Apaixonada por...

Alguém Viu Meu Chapéu? Um livro Original Leiturinha

Alguém Viu Meu Chapéu? Um livro Original Leiturinha

Extra, extra! Saiu do forno mais um livro Original Leiturinha para os leitores do clube! E este é um livro tão intrigante. Mas antes de falar sobre ele, espere um instante. Ops! Acho que perdi meu chapéu! Você o viu? Ele se parece com um barco e é feito de papel!  A...

Os melhores poemas de Cecília Meireles para crianças

Os melhores poemas de Cecília Meireles para crianças

Ah, as poesias! Leves, doces, simples e encantadoras... Não é à toa que os versos e rimas dos poemas cativam adultos e crianças. Cecília Meireles é uma dessas pessoas que sabem como ninguém dar vida e magia às palavras, em poemas sensíveis e suaves. Apaixonada por...

Alguém Viu Meu Chapéu? Um livro Original Leiturinha

Alguém Viu Meu Chapéu? Um livro Original Leiturinha

Extra, extra! Saiu do forno mais um livro Original Leiturinha para os leitores do clube! E este é um livro tão intrigante. Mas antes de falar sobre ele, espere um instante. Ops! Acho que perdi meu chapéu! Você o viu? Ele se parece com um barco e é feito de papel!  A...

19 Comentários

  1. Avatar

    Minha neta esta desfraldando.Durante o dia foi muito rapido o xixi.
    Ela esta com 2 anos e 8m.
    O cocô está sendo mais demorado.
    A noite a gente usa fralda ainda, mas acorda sequinha na maioria das noites.

    Responder
  2. Avatar

    Minha bb esta nesse processo com dois anos e três meses ela começou a desfraldar mas acho que não esta preparada p a fase noturna e ela ainda tem dificuldade de fazer o coco no vaso, sempre é mt estressante mas acho que ela tem medo já ate levei no medico, mas a medica disse que ela terá o seu tempo próprio. Aguado ansiosa para acabar logo todo esse período que eu chamo ate de enredo kkkkk mas ela e muito esperta e sei que vai conseguir.

    Responder
  3. Avatar

    Boa tarde!
    É com muita alegria que compartilho essa novidade com vocês.
    obs: segui passo a passo e deu muito certo!

    Minha filha tem 2 aninhos e 3 meses, essa noite passada eu preparei a cama para ela poder dormir sem fralda, coloquei uma colcha dobrada com três sacos de lixo plástico grandes entre as dobras e forrei com um lençol. Coloquei ela pra fazer xixi antes de dormir e conversei com ela que se caso ela precisasse de fazer xixi era só me chamar, mesmo assim por voltas das 3:00h da manhã eu levantei ela e levei para o banheiro para fazer xixi ainda sonolenta.
    Ela acabou de acordar e para minha surpresa ela estava sequinha👏👏👏👏👏 Huhu….🎂🎈🎈🎉

    Responder
  4. Avatar

    Minha pequena tem 2 anos e 4 meses, ela vai para a escolinha e comecei o desfralde diurno tem uns 15 dias pq na escola eles ainda podem ir de fralda, esta sendo mto fácil pq ela só teve 4 escapes, p mim esta sendo fácil pq tenho uma de 4 e meio q desde os 2 e 4 meses usa o vaso, o desfralde noturno esta sendo mais complicado pq acorda sonolenta então acha q fez e depois acaba fazendo mas não tenho pressa, quero curtir td, até essas partes mais chatas, amo ser mãe.

    Responder
  5. Avatar

    Estou muito preocupada minha filha tem 7 anos e não consegui parar de fazer xixi na cama já fiz os exames que o médico pediu deu tudo normal agora estou esperando uma consulta com o psicólogo mas mesmo assim estou apreensiva

    Responder
  6. Avatar

    Estou com o mesmo problema da Eliana.imha filha está c 6 anos e ainda n consegue deixar a fralda noturna. Já tentei mas vezes e já até joguei cama fora por isso. Ela faz e n acorda. Dorme molhada até o outro dia…

    Responder
  7. Avatar

    Por aqui também. Meu filho com 6 anos faz xixi na cama quase todas as noites. Não usa fralda há mais de um ano. Mas não controla o xixi nem acorda para ir ao banheiro a noite. Não procurei ajuda médica. Alguém sabe me dizer qual especialista e quais exames são indicados?

    Responder
  8. Avatar

    Eu tenho uma filha de 2 anos e meio. A 3 dias uma briga com a fralda noturna. Hoje a noite vou começar o desfralde noturno.
    As mamães que os filhos com mais de 5 anos estão fazendo xixi na cama ainda. Minha irmã fez até os 6 aí parou mas depois q roubaram nossa casa voltou a fazer até os 12 anos. Meus pais tbm fizeram até início da adolescência. Acredito q seja algo psicológico que tem q ser trabalhado com mto amor e carinho

    Responder
  9. Avatar

    Oii, 🙂
    Tenho dois meninos hoje um de 3 anos e 3 meses e um de 2 anos e 6 meses. O mais velho consegui o desfralde com 2 anos e 6 meses. O mais novo com 2 anos e 4.
    Porem o mais velho ainda usa fraldas pra dormir.
    O mais novo desde q tirei a fralda de dia ele automaticamente deixou de fazer xixi durante a noite. Pela manhã sempre estava seca a fralda, então decidi tirar a fralda da noite. Tudo dando certo ate agora, ele dorme a noite toda quando acorda ele faz um monte de xixi, ja o mais velho pede uma vez durante a noite, depois esquece ou pega no sono e faz na cama, essa noite não esperei ele pedir fiz um horário pra que eu levasse (antes disso pergunto pra ele se ele quer ir ao banheiro) fiz um horário de 3 em 3 horas e assim vou aumentando esse intervalo. Acredito que agora de certo. Porém ainda tenho uma dúvida. O fato de eu levar ele no banheiro e não ele pedir pra ir ao banheiro. Isso esta correto?

    Responder
  10. Avatar

    Oiii …..Tenho um menino de inicio foi maior problema tirar a fralda dele, ele com 1 ano e 6 meses não falava direito ai fiquei nervosa, pois tinha que desfralda para colocar na creche ai conversei com minha irmã que é professora, seguir suas dicas e fui me aperfeiçoando e com 10 dias ele estava 100% desfraldado.Bjus

    Responder
  11. Avatar

    O meu também está com 1 ano e 6 meses e estou desfraldando ele

    Responder
  12. Avatar

    Minha 1° filha teve desfralde total aos 1ano e 9 meses. Sem complicações super rápido. Já minha 2° filha desfralde diurno aos 2 aninhos e ainda não conseguimos o noturno. Ela está com 2 anos e 9 meses.
    Cada criança de um jeito. Tudo ao tempo dela. Muito respeito e paciência.

    Responder
  13. Avatar

    Estou tentando tirar meu filho de 3 anos e 5 meses da frauda noturna, moramos na Itália quente aqui agora… Porém ele não aceita bem ir ao banheiro de madrugada, já percebi se deixar mais de 2 horas e meia sem levar ele, ele faz xixi… Ele sempre chora e as vezes se recusa a fazer e sai do vaso.
    Alguém tem alguma dica?

    Responder
  14. Avatar

    Tô desfraldando a minha menina de 1ano e 10 meses a uma semana e já tem duas noites q ela não faz xixi acorda sequinha fiquei preocupada pq ela fazia tanto xixi a noite q a fralda chegava a vaza e do nada acorda sequinha achei até q ela poderia tá com infecção mas lendo aqui os comentários vi q isso e um processo normal .

    Responder
  15. Avatar

    minha filha tem 3 anos e nao usa mais fralda ao dia so de noite mas de noite eela mija muito na fralda e nao estou conseguindo tirar oque eu faço pode me ajudar pois ela nao mama mais de noite sempre faço ela ir ao baneiro antes de dormir

    Responder
  16. Avatar

    Oi meu nome é maria, tenho uma linda filha de 5 anos e 9 mês. Ela ainda faz xixi na cama a noite. Não sei se estou fazendo o certo com ela eu acordo ela de madrugada para fazer xixi queria saber se estou fazendo certo ou errado?pois não quero prejudicar a saúde dela. Quero uma explicação por favor mim ajude.

    Responder
  17. Avatar

    Minha filha tem 14 mas nunca deixou de fazer xixi o médico nao indentificou problema o psicologo também não isso ao 9 anos mas por conta disso ela mesma pediu pra continuar a usar fraldas eu não pude nem negar ja que tinhamos feito varias coisas e nada. Ela leva isso tudo super na boa o que me deixa ate um pouco tranquila ja que ela a vida dela tudo normal com as amigas.

    Responder
  18. Avatar

    Meu bb tem 1 ano e 11 meses e de dia pede pra fazer cocô e xixi, mas a noite não, a fralda amanhece encharcada, e ele já vai pra creche então já vou começar o desfralde noturno

    Responder
  19. Avatar

    Minha bebê tem dois anos e dois meses, iniciei o desfralde durante o dia faltando uma semana pra completar dois aninhos. E agora com dois meses após o desfralde durante o dia iniciamos a uma semana o desfralde noturno (pelo fato dela não aceitar mais a fralda). A primeira noite levantei de madrugada e levei ao banheiro com bastante dificuldade, por ela não conseguir acordar e chorou bastante , e pra dormir novamente foi uma luta rs!! Mais no dia seguinte arisquei a noite toda e nada de xixi e assim foi. Hoje está fazendo duas semanas o colchazinho dela não amanheceu molhado nem um dia Graças a Deus 😅

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *