FÉRIAS: Pode ser um lugar, mas combina mais com o estado de alegria de cada um

jun 30, 2023 | Atividades, Criança, Família, sem categoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A palavra férias provoca uma comoção geral. Pelo menos, para a maioria das pessoas. Férias me parecem uma deliciosa e estranha mistura de querer descansar muito e, ao mesmo tempo, divertir-se muito! O mais incrível é que dá para fazer isso. Ou dava, estou meio reflexivo. Talvez eu esteja envelhecendo. É uma possibilidade. 

Antes de seguir o raciocínio, porém, o que estou comemorando, e muito, é que são as primeiras férias, de verdade, pra valer, total maravilha após a trágica pandemia que enfrentamos nos últimos anos. Considerando que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou no dia 5 de maio de 2023, o fim da Emergência de Saúde Pública Internacional, por conta da Covid-19, sim, são as primeiras férias, mais seguras e sem o medo nas entrelinhas para muitas crianças e famílias. Viva!!! Isso é um tanto.

E agora tem o outro tanto. 

O que fazer nas férias com as crianças? 

Acho engraçado que essa pergunta é tão antiga quanto as pirâmides do Egito. Está bem… exagerei um bocado aqui, mas, sendo um pouco mais preciso temporalmente, meu palpite é que quando eu era criança, a pergunta já aterrorizava muitas famílias. Escolhi a palavra “aterrorizava” de propósito, claro, pois era um pouco a realidade cultural de como a infância era tratada de forma geral. Os cuidados e carinhos e defesas aos temas relacionados às infâncias são muito recentes. 

Mas, voltando, o que as crianças querem? O que você fazia na sua infância? Eu brincava. Sorte, baita sorte, que eu tinha uma turma na rua e dava para gente brincar de bola, pega-pega, esconde-esconde e andar de bicicleta, enquanto meus pais e os da turma cuidavam do dia a dia profissional e das casas. Ou seja, ninguém viajava. E se desse, era por alguns dias, uma parcela pequena dentro de todo o mês. 

Resolvi perguntar informalmente para algumas crianças, e não fiquei surpreso com as respostas que envolvem passear e brincar. 

Algumas vão ficar com os avós, outras participarão de cursos de férias, além das que vão viajar e as que não vão viajar. Dentro dessa diversidade de possibilidades, cada família vai ter que entender qual a sua realidade e fazer o melhor possível.

Pode ser um lugar, mas combina mais com o estado de alegria de cada um 

Então enquanto eu pensava em indicar filmes, peças de teatro e imaginar se todas as vovós, vovôs, titias e titios estariam disponíveis para receber os netos e sobrinhos com pão de queijo e chá de hortelã, pensei que talvez não. E por muitos motivos e meio que todo mundo sabe isso, que nem sempre vai dar.

Foi quando veio a frase, o título, e gostei dela o suficiente para fazer todo o texto a partir disso. E, no fim das contas, depois de pensar um pouco mais, ainda concordo com ela. 

O nosso estado de espírito é maior e mais importante do que um lugar. 

Pensando assim. Podemos ir para Fernando de Noronha, uau, deve ser fantástico. Mas se estiver de mau humor, estressado, preocupado com outras coisas, a viagem não vai ser tudo o que ela poderia ser. 

Do mesmo modo, quando estamos felizes, leves, de bom humor, na companhia que queremos, um passeio até a sorveteria da esquina pode se tornar um evento divertidíssimo e inesquecível. 

As relações são o que mais importam. O carinho é o abraço, a risada junto, a atenção, seja onde for. 

Finalizo, temporariamente, essa reflexão, eu mesmo mais tranquilo, porque como muitas famílias vou trabalhar e cuidar de um monte de coisas neste período de férias. Mas, no tempo dedicado à minha filhota, vou fazer valer a pena e vivenciar momentos maravilhosos que vamos criar, porque o que queremos é poder brincar e estar juntos. 

E aqui deixo algumas dicas de passeios e atividades que podem ajudar a deixar as férias das crianças mais gostosas.

Passeios, filmes e dias fora do comum

🐝 No blog da Leiturinha a gente costuma dar várias sugestões de filmes e séries que valem a pena conhecer. Passeie pelo blog para listar as opções.

🤩 Nos cinemas, o que já está em cartaz e talvez fique por mais um tempinho é “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”. Uma obra-prima. E tem também “Elementos”, onde acompanhamos a amizade de Gota e Faísca, provocando um caos na Cidade Elemento. Ainda não vi, mas está na programação.

👀 Fique de olho na programação cultural da sua região, pois sempre rolam eventos dedicados às crianças, com contações de histórias, teatro, apresentações de dança, circo e música. Tem uma unidade do Sesc por aí? Vai que é só alegria.

🤭 Vá ao parque novo! Ou vá ao parque, de pijama! Isso mesmo. Esse tipo de brincadeira surpreende as crianças e deixa tudo mais divertido. É a animação das férias e tem que entrar no clima.

⛺️Uma que demorei um pouco para fazer, mas adorei, foi acampar na sala! Quem tem um quintal, e se não estiver muito frio, pode tentar lá também (e tudo certo se no meio da noite preferirem voltar para o conforto da cama 🤗)

🍳Uma boa é ir pra cozinha para resgatar alguma receita de sucesso antiga ou inventar uma nova. Vou confessar uma que tentei, e recebeu 5 estrelas no quesito NOJENTA. Na minha cabeça, ficaria bom, delicioso, misturar açaí com nachos. Deu muito errado, mas o que valeu foi a experiência 😉

🗺️ Conhece todos os cantos da sua cidade? Hora de explorar algum museu, centro cultural, biblioteca, cachoeira, praia, passagem secreta que sempre ficou na vontade. Um bate e volta na cidade vizinha também é uma boa ideia.

Leia também:

Marcelo Jucá

Autor, jornalista e doutorando em literatura. Participa de projetos especiais da Leiturinha e publicou os Originais Leiturinha "Alguém viu o meu chapéu?" e "Eu sou Assim, Assim é Você". Nesta coluna, escreve sobre cultura, infâncias e sociedade, sempre no intuito de provocar curiosidade, reflexões (quem sabe algumas risadas) e novas histórias.

    Acompanhe nossas redes sociais