Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

5 brincadeiras para as férias das crianças

por | jan 3, 2022 | 2 Comentários

As crianças já estão de férias por aí? Então, que tal usar a criatividade para aproveitar ainda mais o tempo com elas? Com as sugestões abaixo, você irá brincar com os pequenos e até ter a sensação de que o seu dia esticou um tiquinho! Mas não se apavore: caso você não esteja de férias, não é preciso deixar de trabalhar! E ao contrário de fazer bagunça, é possível que vocês arrumem a bagunça juntos – e de forma bem divertida! Pensando nisso, confira 5 brincadeiras para as férias das crianças! ☀️

Leia mais:
👉 25 coisas legais para fazer nas férias com as crianças
👉 11 brincadeiras divertidas e econômicas
👉 5 benefícios de viajar com as crianças nas férias

5 brincadeiras para as férias das crianças

Infelizmente, não é sempre que você irá conseguir tirar férias junto com as crianças, não é mesmo? Nestes casos, é uma missão e tanto não deixar que o tédio domine a cena. Por isso, é bastante interessante preparar algumas brincadeiras para as férias das crianças!

Durante os momentos de descanso, sabemos que pais, mães e responsáveis ficam preocupados em manter as crianças ativas. E quando viajar não é uma opção, temos de buscar por atividades que façam com que eles se distraiam, aproveitem os momentos de férias e tenham muitas atividades para gastar a energia!

Então, o que fazer? A resposta é: tempo de qualidade. Sim! Passar um tempo de qualidade com as crianças é muito mais importante do que viajar para um lugar paradisíaco ou mesmo para aquele super destino internacional, que costuma morar nos sonhos da criançada.

Nesse sentido, momento felizes no próprio bairro ou condomínio, com uma bicicleta, patins, ou skate, por exemplo, podem fazer com que as férias das crianças sejam mais do que especiais. Afinal, momentos como esse ficarão nas melhores lembranças dos pequenos e pequenas!

Pensando nisso, vamos conhecer 5 brincadeiras para as férias das crianças, que prometem tornar os momentos em família ainda mais divertidos e animados? Confira a lista agora mesmo!

1. Brinque de casinha

É comum que os pais não consigam participar o tempo todo das brincadeiras dos pequenos e pequenas. Mas será que não podemos trazer as crianças para o universo dos adultos, de forma lúdica? Afinal, para as crianças, reproduzir a sua própria realidade em uma brincadeira já é algo rotineiro. Então, é só aproveitar!

Brincar de casinha, por exemplo, permite que você arrume a casa com as crianças de forma divertida e bem acompanhada: é possível fazer uma gincana, arrumar os objetos bagunçados por categorias ou cômodos, e ainda bolar uma caça ao tesouro com objetos a serem guardados!

Dessa forma, dá para ir bem além do famoso “Bagunçou? Agora, arruma!”. É possível dar sentido para o momento de arrumação da casa, inserindo as crianças no contexto familiar e passando bem longe dessa ideia de punição.

Assim, a brincadeira de casinha ajuda a desenvolver um senso de responsabilidade. Ao brincar de casinha com as crianças, é possível conquistar muito mais do que uma casa limpa e arrumadinha. A brincadeira pode ser também uma grande ferramenta de transformação da realidade familiar! 🏠

2. E se for na cozinha?

Uma das brincadeiras para as férias das crianças também pode envolver a cozinha, desde que essa atividade seja cuidadosamente supervisionada e acompanhada por um adulto, certo? Afinal, as crianças costumam adora colocar a mão na massa na cozinha!

Já que o que é normal para os adultos, pode ser muito divertido para as crianças, chame seu filho ou filha para ajudar a preparar a refeição com você. E assim, você irá conseguir dar conta de mais um dos afazeres domésticos enquanto brinca com os pequenos!

Atenção, no entanto, com o essencial: os utensílios usados pelas crianças devem ser seguros. Além disso, elas somente devem ter alcance à bancada ou pia de forma segura e acompanhada, tudo bem?

Dessa forma, é possível educar as crianças através das brincadeiras para as férias: mostre como os alimentos são preparados, de onde vem cada um e, até mesmo, o valor nutricional que cada uma dessas comidinhas têm! Partindo de um princípio de educação emancipadora, teremos como resultado pessoas mais consciente do mundo que está ao seu redor e, certamente, muito mais cuidadosas com o ambiente que a cerca.

Assim, neste momento tão especial do ano, podemos fazer com que as brincadeiras para as férias das crianças tenham muito mais sentido do que simplesmente a diversão! Ou seja, ajudam a trabalhar a consciência, o respeito e também fortalecem os vínculos de responsabilidade com o mundo como um todo. E isso também parte da nossa cozinha! 👩‍🍳

3. Projetos DIY (Do It Yourself): façam vocês mesmos!

Criar o próprio brinquedo pode ser muito divertido para as crianças! Ainda, é uma forma dos pais interagirem com os seus filhos de forma criativa. Mas, sim, isso requer mais tempo! Por isso, uma dica é deixar essa atividade para o fim do dia, quando todos já estão prontos para dormir e só precisam de algo para distrair, relaxar ou passar o tempo.

E o melhor é que você não precisa de muito: um potinho com arroz dentro vira chocalho, por exemplo. Já um rolo de papel higiênico pode se transformar em um carrinhos ou em um binóculo. Que tal?

Parte importante dessas brincadeiras para as férias é mostrar aos pequenos e pequenas que não precisamos, necessariamente, gastar muito dinheiro para nos divertirmos e passarmos tempo de qualidade uns com os outros. E reforçar isso com as crianças é importante para que não criemos indivíduos que pautam a sua felicidade apenas no consumo. É hora de usar a criatividade!

4. Roupa no varal e crianças livres

Aproveite a hora de colocar a roupa suja na máquina e a hora de estender a roupa limpa no varal para levar as crianças para o quintal ou varanda. Se for possível, aproveite os dias de sol com brincadeiras ao ar livre: amarelinha, corda, bola e muito mais! E existem outras opções para espaços menores, como bolha de sabão ou pintura. Assim, cuide das roupas e aproveite para separar alguns minutos para estar junto de verdade!

E, lembrando sempre: as brincadeiras para as férias das crianças podem não envolver um único centavo ou mesmo qualquer real que a gente venha a ter no bolso. As melhores brincadeiras sempre serão aquelas em que você estará presente, dando atenção plena às demandas do seu pequeno ou pequena!

5. Dance!

Sabe aquele momento em que você está se arrumando, arrumando as crianças ou arrumando as camas? Ligue uma música que a família goste – e dance! Chame as crianças para dançar, seja no colo ou de mãos dadas, disputando quem dança mais engraçado ou mais rápido… Uma diversão simples e que garante bons momentos em família!

Vale também outras brincadeiras como a de estátua, por exemplo, e até mesmo desenvolver uma coreografia específica da família. Esses momentos certamente ficarão gravados no coração das crianças! 🎵

Dicas da Leiturinha para as férias das crianças

Quer levar ainda mais diversão para as férias dos pequenos e pequenas? Então, veja abaixo algumas indicações de brinquedos e passatempos da Loja Leiturinha para sua família!

Zoológico Eu Amo Papelão

Zoológico Eu Amo PapelãoO Zoológico, da linha DPM (Destaque, Pinte e Monte), foi criado para a criança entrar no mundo da imaginação e criar sua própria brincadeira! O produto vem em 4 cartelas, para a criança destacar, pintar cada peça e montar. A montagem e desmontagem é super simples, facilitando a brincadeira. Depois de pintar e montar, é momento de soltar a imaginação e brincar à vontade!

👉 Quer levar o brinquedo Zoológico Eu Amo Papelão para casa? Clique aqui e confira na Loja Leiturinha!

Slime Turma da Mônica

Slime Turma da Mônica

O que acham das crianças fazerem seus próprios Slimes? Nesse Kit #euqfiz de Slime Turma da Mônica terão todos os componentes para criar os Slimes do jeito que mais gostarem! Para brincar nas férias, nos finais de semana e durante todo o ano!

👉 Quer saber mais sobre o Slime Turma da Mônica? Clique aqui e veja na Loja Leiturinha!

Stranger Things, o Jogo

Stranger Things, o Jogo

As crianças já estão interessadas em filmes e séries? Então, descubra esse jogo de tabuleiro inspirado em Stranger Things! Neste jogo, Will está desaparecido, e você e seus amigos terão que desvendar esse mistério. Vamos lá?

👉 Clique aqui para ver o jogo Stranger Things na Loja Leiturinha!

Blocos Transparentes Criativos – Lego Classic

Blocos Transparentes Criativos - Lego Classic

Se as brincadeiras para as férias das crianças envolvem Lego, elas já estão no caminho certo. Nessa coleção, os Blocos Transparentes Criativos tornam a brincadeira ainda mais incrível! Que tal se divertir com os pequenos e pequenas em construções inspiradoras?

👉 Gostou? Clique aqui e saiba mais sobre Blocos Transparentes Criativos, de Lego Classic, na Loja Leiturinha!

Que tal aproveitar as férias para ler com as crianças? A leitura pode ser uma ótima atividade, para pequenos e pequenas de todas as idades! Saiba mais sobre o Clube Leiturinha, o maior clube de livros infantis do Brasil, e aproveite para ler e viver as melhores histórias com as crianças! 📚❤️

Categorias:
Atividades
Escrito por Blog Leiturinha
A equipe do Blog Leiturinha é formada por especialistas em educação, literatura infantil, parentalidade e desenvolvimento infantil.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
Por que visitar museus com as crianças?

Por que visitar museus com as crianças?

Você já pensou em visitar museus com as crianças? Para muitos adultos, essa atividade pode parecer cansativa e até pouco proveitosa para os pequenos e pequenas. Porém, conhecer um museu pode ser uma experiência incrível para toda família! Afinal, museus são espaços...

Filme Red: vamos falar sobre os desafios de crescer?

Filme Red: vamos falar sobre os desafios de crescer?

Muitas vezes, os filmes infantis costumam tratar de questões bastante interessantes para as crianças e também para os adultos, sobretudo seus pais, mães e pessoas responsáveis. Mas, e quando falamos de pré-adolescentes? O filme Red: Crescer é uma Fera é uma nova...

Conheça a história do Tangram e imprima o seu!

Conheça a história do Tangram e imprima o seu!

Jogos, enigmas, quebra-cabeças e outras atividades lúdicas são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos seres humanos. E não é de hoje que essas brincadeiras são utilizadas para enriquecer o conhecimento: o Tangram, por exemplo, é um...

Por que visitar museus com as crianças?

Por que visitar museus com as crianças?

Você já pensou em visitar museus com as crianças? Para muitos adultos, essa atividade pode parecer cansativa e até pouco proveitosa para os pequenos e pequenas. Porém, conhecer um museu pode ser uma experiência incrível para toda família! Afinal, museus são espaços...

Filme Red: vamos falar sobre os desafios de crescer?

Filme Red: vamos falar sobre os desafios de crescer?

Muitas vezes, os filmes infantis costumam tratar de questões bastante interessantes para as crianças e também para os adultos, sobretudo seus pais, mães e pessoas responsáveis. Mas, e quando falamos de pré-adolescentes? O filme Red: Crescer é uma Fera é uma nova...

Conheça a história do Tangram e imprima o seu!

Conheça a história do Tangram e imprima o seu!

Jogos, enigmas, quebra-cabeças e outras atividades lúdicas são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos seres humanos. E não é de hoje que essas brincadeiras são utilizadas para enriquecer o conhecimento: o Tangram, por exemplo, é um...

Por que assistir ao filme Os Caras Malvados com as crianças?

Por que assistir ao filme Os Caras Malvados com as crianças?

A série de livros infantojuvenis Os Caras Malvados fez um enorme sucesso em todo o mundo. E, agora, é a vez dessa saga incrível tomar conta das telonas! O filme Os Caras Malvados (2022) conta a história de um grupo de vilões, que planeja deixar a vida de golpes e...

2 Comentários

  1. Lory

    Lista excelente!

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!