Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Dicas indispensáveis antes de viajar com crianças

por | jan 14, 2022 | 2 Comentários

Férias é tempo de descanso, diversão e momentos em família! 🏖️ Nessa época, muitas famílias aproveitam para tirar alguns dias para fazer uma viagem juntos. E na hora do planejamento, é preciso ter ainda mais atenção quando vamos viajar com crianças!

Nesse sentido, preparamos algumas dicas indispensáveis, que podem auxiliar nos preparativos e também na escolha do destino. Dessa forma, adultos e crianças poderão curtir ainda mais a viagem em família. Acompanhe!

Leia mais:
👉 Cuidados básicos com as crianças no verão
👉 Verão e picadas de inseto em crianças
👉 5 brincadeiras para as férias das crianças

Dicas indispensáveis antes de viajar com crianças

Para muitas famílias, viajar com crianças pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, as viagens podem envolver longas horas em um carro, ônibus ou até avião, por exemplo. E além do trajeto, adultos e crianças têm que lidar com mudanças na rotina. Por isso, de forma geral, quanto mais planejamento e organização, melhor será a experiência.

Pensando nisso, confira abaixo nossas dicas para tornar o momento de viajar com crianças ainda mais divertido e tranquilo!

1. Vá para onde você gosta de ir!

O melhor destino é aquele que a sua família gosta! Pode ser ⛱️ praia, hotel fazenda, parques ou até mesmo uma visita aos familiares. O ideal é escolher um lugar de sua preferência, para que você e as crianças possam se sentir bem e à vontade!

2. Se organize!

Após definir o destino, é hora de organizar a viagem. Se decidirem ir de carro, lembre-se de fazer a revisão do veículo, para não ter surpresas desagradáveis no caminho. Caso a opção seja ônibus ou avião, vale comprar as passagens alguns meses antes e chegar com antecedência na rodoviária ou aeroporto.

Além disso, é importante já definir o local de hospedagem. Se forem ficar em 🏨 hotel ou pousada, deixe as reservas garantidas, sobretudo para os dias de férias. Assim, é uma preocupação a menos quando chegarem lá!

3. Seja prático(a) na hora de fazer as malas

Por mais difícil que possa parecer, é importante fazer malas pequenas. Isso porque quando se tem crianças pequenas, já temos que levar muitos itens extras, como carrinhos, cadeirinhas, brinquedos e outros utensílios, por exemplo. Portanto, leve somente o necessário! 

Na hora de fazer as malas, pense no que irá vestir a cada dia. Assim, não haverá exagero na quantidade de roupas. Para quem vai de avião, lembre-se de se atentar às regras, como quantidade e peso das bagagens de mão ou daquelas que serão despachadas. 🛄

4. O caminho também pode ser divertido

Quem é mãe ou pai sabe o quanto as crianças podem ser impacientes, ainda mais se ficam muito tempo parados em um só lugar. Por esse motivo, uma boa dica é ter ideias para distrair os pequenos e pequenas durante o trajeto da viagem.

Vale ouvir e cantar músicas, fazer jogos e brincadeiras, ou até mesmo ler e contar histórias. O importante é viver bons momentos em família! ❤️

👉 No aplicativo da Leiturinha, as famílias podem encontrar e-Books e audiolivros, para ler e ouvir histórias incríveis. Basta baixar o app, dar o play e se divertir com as crianças!

5. Imprevistos acontecem

Por mais que você tenha se planejado e organizado toda viagem com antecedência, ninguém está livre dos imprevistos. Pode chover, o voo pode atrasar, o pneu pode furar… Nessa hora, tenha calma!

Se estressar, além de não resolver o problema, pode deixar o clima e as crianças ainda mais tensas. Então, se você viajar com mais de um adulto, procurem se dividir: enquanto um tenta resolver a situação, o outro conversa e distrai os pequenos e pequenas. Vai dar tudo certo!

6. Nada de brigas!

No dia a dia, alguns desentendimentos e certas discussões podem acontecer. No entanto, a viagem em família deve ser um momento de trégua. Afinal, o objetivo é se divertir e relaxar!

Deixe o estresse da vida cotidiana para traz, e façam um combinado para que não haja brigas durante os passeios. Tentem ser pacientes e compreensivos uns com os outros, para que o momento em família seja o mais proveitoso possível. E traga somente boas recordações! ✌️

7. Pausa para comer

A hora da alimentação é sempre importante. E tratando-se das crianças, esse momento é ainda mais essencial, não é mesmo?

Portanto, mesmo em momentos de lazer, como uma viagem em família, é necessário se atentar para realizar as refeições. Uma dica é tornar esses momentos divertidos: vocês podem fazer um picnic, levar lanchinhos saudáveis na bolsa ou aproveitar para conhecer a culinária local.

Outra dica é já começar o dia com um café da manhã bastante reforçado. Dessa forma, a fome não irá atrapalhar a diversão!

8. Diversão para todos

Pode ser que, durante a viagem, cada pessoa queira fazer um programa diferente. E como o objetivo é que todos se divirtam, o ideal é entrar em um consenso. Por isso, que tal cada membro da família escolher um passeio de sua preferência?

Vale lembrar que é muito importante destinar momentos específicos da viagem aos pequenos e pequenas, para que as crianças possam brincar e se divertir. Uma ida ao parque, por exemplo, costuma ser um passeio animado, que agrada crianças e adultos!

Viajar com crianças: dicas da Loja Leiturinha

Que tal tornar as viagens ainda mais interessantes com alguns livros e jogos da Loja Leiturinha? Veja abaixo nossas dicas para se divertir com as crianças durante as viagens, inclusive no trajeto. Confira!

Truques Mágicos

Baralho Truques Mágicos

O baralho Truques Mágicos, da Editora Mol, tem 52 cartas para toda a família se divertir junto. Seguindo as instruções de ilusionismos simples, uma carta pode parecer flutuar, há moedas que misteriosamente se multiplicam e uma caneta subitamente se materializa em outro lugar! Para isso, os truques são explicados em passos simples, com o auxílio de ilustrações.

E o melhor de tudo é que 20% do valor que você paga, descontado o custo de operação, se transforma em uma doação para a ONG AACD!

👉 Clique aqui para comprar o baralho Truques Mágicos, da Editora Mol, na Loja Leiturinha!

Jogo de Atividades Lúdicas da Galinha Pintadinha

Jogo de Atividades Lúdicas da Galinha Pintadinha

As cantigas populares que todos nós conhecemos e já cantamos na nossa infância, agora também habitam o imaginário de nossas crianças! Cantigas e brincadeiras que são passadas de geração em geração, têm um papel importante na transmissão da cultura e no aprendizado das crianças. E a personagem mais amada do Brasil, a Galinha Pitadinha, tem um papel importante nisso!

Por isso, Galinha Pintadinha e Leiturinha se uniram para levar propostas curadas de atividades para crianças, especialmente desenvolvidas para favorecer momentos de aprendizado e diversão em família. Usando materiais simples que você certamente terá em casa, o Jogo de Atividades Lúdicas da Galinha Pintadinha permite desenvolver 30 atividades criativas e educativas com os pequenos e pequenas!

👉 Clique aqui para comprar o Jogo de Atividades Lúdicas da Galinha Pintadinha na Loja Leiturinha!

Snoopy – Meu Livro Gigante de Brincadeiras

Snoopy Meu Livro Gigante de Brincadeiras

Snoopy Meu Livro Gigante de Brincadeiras é recheado de brincadeiras divertidas com Charlie Brown e sua turma, para brincar e se divertir em família. Agora, as crianças poderão passar o ano inteirinho brincando com esses queridos personagens!

👉 Clique aqui para comprar Snoopy – Meu Livro Gigante de Brincadeiras na Loja Leiturinha!

Livro de Colorir de Anne de Green Gables

Livro de Colorir Anne de Green Gables

Que tal proporcionar momentos de inspiração e relaxamento para as crianças com este livro de colorir, recheado de cenas e frases da querida personagem Anne de Green Gables? Com o Livro de Colorir de Anne de Green Gables os pequenos e pequenas aprendem sobre mais esse clássico da literatura infantojuvenil enquanto se divertem!

👉 Clique aqui para comprar o Livro de Colorir de Anne de Green Gables na Loja Leiturinha!

Gostou das nossas sugestões para viajar com as crianças? Quer ainda mais opções de livros infantis e jogos educativos? Então, acesse o site da Loja Leiturinha e confira opções incríveis para pequenos e pequenas de todas as idades. Não perca!

Escrito por Ana Clara Oliveira
Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.
Livros selecionados por faixa etária, todo mês na sua casa. Saiba Mais.
Relacionados
Vamos falar de filosofia para crianças?

Vamos falar de filosofia para crianças?

Você sabia que hoje é o Dia da Pessoa Filósofa? Pois é! O dia 16 de agosto é dedicado aos profissionais que refletem e questionam a sociedade, a política, a religião, os costumes e muito mais. Por isso, apresentar a filosofia para as crianças é possibilitar que elas...

Amamentação em livre demanda: o que isso realmente significa?

Amamentação em livre demanda: o que isso realmente significa?

Anos atrás, lá na época em que nascemos, as mães já costumavam sair do hospital com uma receita pronta: amamente seu bebê de 3 em 3 horas e reveze os peitos. Dez minutos em cada, diziam, senão o bebê pode não adquirir os nutrientes necessários e seu leite vai...

Vamos falar de filosofia para crianças?

Vamos falar de filosofia para crianças?

Você sabia que hoje é o Dia da Pessoa Filósofa? Pois é! O dia 16 de agosto é dedicado aos profissionais que refletem e questionam a sociedade, a política, a religião, os costumes e muito mais. Por isso, apresentar a filosofia para as crianças é possibilitar que elas...

Amamentação em livre demanda: o que isso realmente significa?

Amamentação em livre demanda: o que isso realmente significa?

Anos atrás, lá na época em que nascemos, as mães já costumavam sair do hospital com uma receita pronta: amamente seu bebê de 3 em 3 horas e reveze os peitos. Dez minutos em cada, diziam, senão o bebê pode não adquirir os nutrientes necessários e seu leite vai...

Como funciona o cérebro das crianças?

Como funciona o cérebro das crianças?

O cérebro é uma das estruturas mais intrigantes e complexas do corpo humano. Ao longo de toda a vida, esse órgão passa por inúmeras transformações. Especialmente durante a primeira infância, o cérebro recebe uma série de estímulos, que podem ser fundamentais para o...

2 Comentários

  1. gabriela

    nossa que legal e importante,interesante e nessesario claro
    achei isto muito legal e olha que sou criança de 9 anos este ano 2017 em setembro faço aniversario

    estamos em julho dia 7/7

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!